A prefeitura de Petrolina e a Embrapa Semiárido serão representadas na Primeira Conferência Interestadual de Vinho e Uva que acontece na noite de hoje (02) na cidade de Bento Gonçalves (RS). O encontro tem a intenção de formar uma rede interestadual de pesquisa em uva e vinho.
De acordo com o Secretário de Irrigação de Petrolina, Newton Matsumoto, o encontro no Rio Grande do Sul é uma oportunidade para fortalecer a pesquisa no Vale do São Francisco e assim impulsionar o desenvolvimento agrícola regional.
No Brasil uma das principais metas da pesquisa em agricultura é viabilizar meios de inovação agrícola. O Ministério da Agricultura aponta que os investimentos em tecnologia e pesquisa permitem que o Brasil se destaque no agronegócio quando comparado a países como China e Estados Unidos.
Em 2008, por exemplo, a produtividade do agronegócio no país cresceu 3,66%, enquanto a China alcançou 3,2% e os Estados Unidos 1,95%. Segundo a Associação que reúne mais de 90% dos produtores de Petrolina e Juazeiro – UNIVALE, o Submédio do Vale do São Francisco foi responsável por 87% da podução de manga e 99% da produção de uva exportadas pelo Brasil em 2008.