Leguminosa surge como alternativa para alimentação do rebanho bovino na região em períodos de seca

por Carlos Britto // 20 de agosto de 2013 às 19:28

Gliricidia_sepium_08Um dos pontos cruciais para a produção de animais no semiárido é a preparação de uma reserva estratégica de forragens, para ser fornecida ao rebanho no período em que há menor oferta de alimentos. A gliricídia surge como uma das boas alternativas e está sendo apresentada pelos técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aos produtores de gado do sertão da Bahia.

A iniciativa faz parte do projeto Lago de Sobradinho, no Norte da Bahia, realizado em parceria entre a Embrapa Semiárido e a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), juntamente com as prefeituras de Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado, Remanso e Sobradinho. O projeto visa a melhorar a qualidade de vida da população que vive no entorno da Barragem de Sobradinho, e uma das estratégias é incrementar a produção de leite na região.

A forrageira tem se mostrado uma opção promissora para a alimentação do rebanho leiteiro, com vantagens tanto para a dieta dos animais quanto para as condições da região. “Ela tem resistência à seca, produz uma boa quantidade de massa verde e um tem alto teor de proteína”, ressalta o técnico agrícola Alberto Amorim, da Embrapa Semiárido.

O cultivo da leguminosa também é fácil e rápido. De acordo com Amorim, o produtor deve fazer o plantio no início das chuvas. Se tiver como molhar as plantas, em quatro meses já dá pra fazer o primeiro corte. Em área de sequeiro é preciso esperar um pouco mais, para que ela desenvolva melhor suas raízes. E complementa: “Daí pra frente, pode cortar sempre que tiver material para ser armazenado. Quanto mais corta, mais ela dá”.

Resultados

Para demonstrar a facilidade no cultivo e os bons resultados da produção, foram instalados Campos de Aprendizagem Tecnológica (CATs) nas propriedades de 10 produtores, dois em cada município. Nessas áreas, a leguminosa é plantada e cuidada pelo próprio produtor, com acompanhamento dos técnicos. A experiência pode ser observada por outros interessados em dias de campo que são realizados pelo projeto.

Assim aconteceu na propriedade do agricultor Luiz Ferreira dos Santos Filho, no projeto de irrigação Tatauí I, em Sobradinho (BA). A gliricídia foi plantada em uma área de cerca de meio hectare e em quatro meses já estava em ponto de corte. O material foi colhido e, com a participação de moradores das redondezas, preparado para ser armazenado em um silo. As informações são da Embrapa Semiárido. (Foto/reprodução)

Leguminosa surge como alternativa para alimentação do rebanho bovino na região em períodos de seca

  1. José Wilson Chaves (Chaveco) disse:

    A gliricídia é uma excelente forrageira, temos um experimento em nossa propriedade, apresenta algumas vantagens em relação a outras forrageiras como: resistente a seca, alto teor de proteínas, boa produção de massa verde, alta digestibilidade, de fácil propagação, que pode ser por semente ou estaquia, além de funcionar como cerca viva. Constituindo assim uma boa alternativa para formação de um banco de proteína na propriedade. No entanto não devemos esquecer da palma forrageira.
    Uma outra alternativa que defendemos é o plantio do mandacaru de boi, já que o mesmo é quem tem salvo os rebanhos nos períodos de longas estiagens.
    Obs.: Mandacaru na área de sequeiro.

  2. domingos de cristalia disse:

    britto eu gostaria de saber, como faço pra arrumar as sementes desta planta

  3. Marcos disse:

    A melhor e mais simples forma de propagação é por estacas. Basta fincar na terra que ela nasce.

  4. francisco neto disse:

    gostaria de comprar algumas estacas de gliricidia para iniciar um plantio onde encontro sou de abaré-ba

  5. ADRIANA disse:

    gostaria de comprar algumas estacas de gliricidia sou do Espírito Santo.

  6. judivaldo barros disse:

    Também gostaria de receber sementes ou muda da GLIRICIDIA. ONDE POSSO ADQUIRIR?

    1. Paulo roberto oliveira santos disse:

      ola como posso arruma semente ou estaca para começa cultivo
      Gliricídia
      Paulo

  7. Aelso José de Sousa disse:

    Eu gostaria da sêmente ou estaca como faço para compra, sou de macarani bahia

  8. Haroldo Wilson da Silva disse:

    Eu tenho mudas de gliricídia estabelecida por sementes. (41) 99904-9158.
    Haroldo

  9. ROBERTO QUEIROZ disse:

    BOA TARDE PESSOAL. POSSUO SEMENTES DE GLIRICIDIA. INTERESSADOS FAVOR ENTRAR EM CONTATO (71) 99129-0032

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários