O Conselho Federal de Medicina (CFM) classificou como “eleitoreiro, irresponsável e desrespeitoso” o anúncio feito pelo governo de contratar médicos cubanos para atuar no País. Por meio de nota, o órgão afirmou que vai recorrer às “medidas judiciais cabíveis” para barrar a ‘importação’ dos profissionais.
“O CFM condena de forma veemente a decisão irresponsável do Ministério da Saúde que, ao promover a vinda de médicos cubanos sem a devida revalidação de seus diplomas e sem comprovar domínio do idioma português, desrespeita a legislação, fere os direitos humanos e coloca em risco a saúde dos brasileiros“, afirmou a entidade.
O anúncio, de acordo com o CFM, evidencia a real intenção do governo de “abrir as portas do País para profissionais formados em Cuba, sem qualquer avaliação de competência e capacidade”. A avaliação do conselho é de que o programa Mais Médicos, com “prazos inexequíveis e falhas de sistemas”, desde sua concepção já apontava para o desfecho anunciado.
“Alertamos à sociedade que o Brasil entra perigosamente no território da pseudoassistência calcada em evidentes interesses pessoais e políticos eleitorais. Todos os brasileiros devem ter acesso ao atendimento universal, integral, gratuito e com equidade, conforme previsto pela Constituição ao criar o Sistema Único de Saúde SUS“, afirmou o CFM.
Sem surpresa
O presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso, também criticou a medida e disse que o acordo já era esperado. “Este convênio não é surpresa. Desde que o governo lançou o Mais Médicos, a gente sabia que o foco era trazer médicos formados em Cuba, brasileiros ou não”.
De acordo com o dirigente, a classe já planeja resposta na Justiça para tentar barrar o convênio. “O próximo passo é tentar evitar judicialmente que isso ocorra. Ainda precisamos ver qual é o melhor instrumento legal para usar”, diz. (Fonte: Estadão)
POR QUE APENAS CUBANOS E NAO DE OUTROS PAISSES VIZINHOS?
POR QUE SOMENTE MÉDICOS CUBANOS? = TODOS DEVEM ESTAR SE PERGUNTANDO
Engraçado…os caras nao querem trabalhar nos cafundós e nao querem deixar outros irem…
Concordo plenamente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Realmente é de se perguntar; porque só Cubano?! não sou contra a importação de médicos, poderiam vir até da cochichina, mas os mesmos passando pêla a devida revalidação, mas sem avaliação, assim é preocupante.
Quem diz que os medicos brasileiros nao querem ir pra os cafunde atender, se coloque na situação!
E veja se vc iria! Com contrato precário! Sem direitos trabalhistas! E estando a mercê do prefeito da cidade!
Se vc aceitar isso! Pode ir….. Porque hj no Brasil! Mesmo o indivíduo nao sendo medico, pode atender a população!