Profissionais de medicina contratados para o programa ‘Mais Médicos’ desembarcaram no início da tarde de sábado (24) no Recife. Por volta das 14h30 o avião da Cubana pousou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freire. A aeronave trazia um grupo de 200 médicos, todos participantes do programa federal. Um total de 30 ficou no Recife.
Questionados sobre o valor do salário, os médicos destacados para dar entrevista à imprensa demonstraram satisfação, porém não revelaram valores. “Receberemos o suficiente”, resumiu Natasha Sanchez. “Em nosso país temos saúde, educação, tudo garantido”, limitou-se a dizer. Para o governo brasileiro cada profissional irá custar R$ 10 mil, porém o governo cubano não revela qual o percentual que será repassado para os profissionais.
“Nós somos médicos por vocação, e não por dinheiro. Trabalhamos porque nossa ajuda foi solicitada, e não por salário, nem no Brasil nem em nenhum lugar do mundo”, afirmou o médico de família Nelson Rodriguez, 45 anos, ao desembarcar.
Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mozart Sales, a julgar pelo que foi pago aos médicos cubanos em convênio com outros países, os profissionais deverão ficar com 25% a 40% do total pago pelo Brasil. “Mas esse acordo é entre o Ministério da Saúde cubano e os profissionais de lá, sob supervisão da Organização Pan-Americana de Saúde”, salientou, afirmando que o Brasil não tem como interferir.
Experiência
Todos destacaram que o grupo tem experiência em países estrangeiros, incluindo lugares com condições adversas, como Haiti, Paquistão e Venezuela. “Estou muito feliz com a recepção dada pelos brasileiros. Somos médicos formados com base no humanismo e na solidariedade. Viemos trabalhar para a melhoria da saúde do Brasil”, disse a cubana Natasha Sanches. Nem ela, nem nenhum dos médicos entrevistados falaram sobre salário, limitando-se a dizer que a remuneração “é suficiente”. (Fonte/foto: JC Online)
Somos todos humanos. Espero q este profissionais q chegaram possam fazer algo pelo necessitados q e o PACIENTE. como seus conhecimentos.
Nada contra a chegada deles. Vão dar sua contribuição e encerrado o ciclo de trabalho voltam a seus países de origem. Preocupa (e muito) o fato de que o Governo brasileiro aceitou pagar uma menor parte aos médicos cubanos e deixar a maior parte para o Governo de la (por qual motivo?). O que preocupa – e este assunto ninguém comenta – são os brasileiros que foram (formalmente encaminhados para Cuba e outros países da América – os digamos “brasileiros especiais” e ao voltarem ao Brasil não passaram no Revalida e agora, utilizando esta brecha (planejada?) do Governo poderão ser “regularizados” no Brasil, pois, certamente, encerado o período de trabalho, ficarão no Brasil. Este grupo de “brasileiros especiais são muitos? Quem os encaminhou para o exterior para fazer o curso de Medicina? Por que motivo? Passaram por um processo aberto de seleção? Seria importante que o Ministro da Saúde eo da Educação desfizessem com informações se este fato é verdadeiro ou não. Pura transparência.
Sejam todos bem vindos, esperamos que com os considerados “melhores médicos do mundo”, no que se baseou durante muito tempo o hobby cubano de criar “super médicos”, possamos dar aos nossos brasileiros usuários do sus melhores condições de tratamento e diminuir as filas nos nossos postos de saúde. Parabéns a presidente Dilma e equipe de governo pelo feito e ao povo brasileiro e cubano.
SEJAM TODOS BEM VINDOS,TRABALHAM POR VOCAÇÃO E NÃO POR DINHEIRO COMO MUITOS FAZEM AQUI NA CIDADE QUANDO SE FORMAM E ESTÃOS EM INICIO DE CARREIRA CONSULTAM MUITO TODO DIA MAS QUANDO OS BOLSOS JÁ ESTÃOS CHEIOS TEM QUE ABRIR AGENDA ,UÉ SÃO MEDICOS OU EMPRESÁRIS,CONSULTA AQUI É COM QUASE 3 OU 4 MESES DEPENDENDO DO PLANO,SIM PQ MUITOS FAZEM A GRADUAÇAO NO PÚBLICO MAS NA HORA DE TRABALHAR VÃO PRO PRIVADO,ORA ESSA JÁ ESTAVA NA HORA DISSO ACONTECER,AGORA A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR:E PRA PETROLINA VEM QUANTOS MESMOS?SIM PQ AQUI PRECISA E MUITO.BOM TRABALHO CUBANOS ARGENTINOS E QUEM MAIS POSSAM VIR,QUE DEUS ORIENTEM VCS,PR O QUE TEM ME´DICOS TORCENDO PRA QUE VCS ERREM NÃO ESTÁNO GIBI.
SEJAM BEM VINDOS! Digo por experiência própria, pois tenho um parente formado em medicina que não deseja trabalhar em cidades pequenas do interior, como Afrânio, Dormentes, etc!
Estou muito feliz com a recepção dada pelos brasileiros. Somos médicos formados com base no humanismo e na solidariedade. Viemos trabalhar para a melhoria da saúde do Brasil”, disse a cubana Natasha Sanches. Nem ela, nem nenhum dos médicos entrevistados falaram sobre salário, limitando-se a dizer que a remuneração “é suficiente”. (Fonte/foto: JC Online)
NÃO APENAS PELO QUE LI E COPIEI ACIMA!!
MAS..SE OS MÉDICOS BRASILEIROS NAO QUEREM IR PARA A AMAZÔNIA..LUGARES ERMOS DE GRANDES CIDADES….CIDADES POBRES DO BRASIL…QUE VENHAM OS ESTRANGEIROS.
AGORA…QUE SEJA FEITA UMA AVALIAÇÃO…UMA PESQUISA SOBRE OS CURRICULOS APRESENTADOS.
VEJO COMO POSITIVO…ATÉ QUE OS PONTOS NEGATIVOS COMECEM A APARECER.
O SOL BRILHA PARA TODOS!. SE OS MÉDICOS NO BRASIL NAO QUEREM BRILHAR NOS CAFUNDÓS DE CIDADES POBRES E PEQUENAS..QUE ESTES VENHAM COM MUITA LUZ.
NOSSO PAIS NÃO PRECISA DE MÉDICOS ESTRANGEIROS E SIM DE HOSPITAIS FUNCIONANDO, POLÍTICOS DE VERGONHA.
Veja bem meu caro, Cuba é o país que forma os melhores médicos do mundo, não é a toa que milhares de pessoas se matam para ir estudar medicina em cuba, a única coisa de bom que o sistema socialista ofereceu para aquele país miserável!!!! Se o nosso país não consegue formar médicos de vergonha que não querem ir atender a população no interior dos municípios, então a solução é ir buscar médicos de qualidade lá fora mesmo, e qualidade em medicina é algo que cuba tem a oferecer!!!!! Então antes de criticar algo que não conhece, aconselho-o a ir estudar um pouco sobre aquilo que vai criticar!!!
BEM VINDO AO “CUS”!!!!!
As pessoas estão mais preocupadas em quanto esse medicos cubanos vão ganhar, do que no beneficio de tê-los. Brasil um país de tolos.
OS ESCRAVOS CUBANOS E O FINANCIAMENTO DO COMUNISMO PELO GOVERNO BRASILEIRO, 488 MILHÕES PARA FIDEL………………………….QUE HUMANISMO É ESSE QUE VC NÃO PODE DIZER O QUE PENSA???????…………………………………………….MÉDICOS COM SORO E DIPIRONA NÃO VAI MELHORAR NADA,E O POVÃO DO INTERIOR QUE PRECISA DE ATENDIMENTO DE URGÊNCIA VAI CONTINUAR MORRENDO DO MESMO JEITO…………………………….ENGANA QUE EU GOSTOOOO MUITOOOO.
APOIO A VINDA DESSES MÉDICOS SIM! MÉDICO AQUI NO BRASIL VIRA EMPRESÁRIO, SAÚDE AQUI É EMPREENDIMENTO. DE TODO LADO ELES QUEREM GANHAR. OUVI CASO DE UM PACIENTE COMERCIANTE, AMIGO DE UM MÉDICO EM QUE FOI FAZER CIRURGIA COM TODO CONFORTO COMO ATENDIMENTO PARTICULAR SÓ QUE O MÉDICO COLOCOU TUDO PELO SUS PARA DAR UMA AJUDA AO COMERCIANTE. OS POBRES É QUE SE LASCAM! ESSES MÉDICOS DAQUI NÃO QUEREM É PERDER A BOQUINHA PRA NINGUÉM, EU ACHO É BOM!
Ninguém precisa de “mais médicos” para passar remédio de verme, e encaminhar tudo de ambulancia para petrolina, aqui já tem de sobra. Precisamos de médicos para resolverem os casos graves, cirurgiões, ortopedistas, neurologistas. Portanto acho que esse programa é igual a enxugar gelo.