Leitor lamenta recusa do Hemope Petrolina em receber doação de sangue

por Carlos Britto // 01 de setembro de 2013 às 13:18

hemope_640x480Frustrado por não ter conseguido fazer uma doação de sangue no Hemope em Petrolina, o leitor Jovaldo Júnior lamentou a justificativa dada pela unidade para a recusa. Confiram:

Utilizo esse espaço para fazer uma crítica ao Hemope. Deparei-me com uma situação inusitada. O Hemope está recusando doadores. Veja o que ocorreu comigo. Deixei a reclamação abaixo no site do Hemope: “Pelo segundo dia seguido compareci ao Hemope Petrolina e não consegui doar sangue”.

No primeiro dia (29/08), cheguei às 11h40 e fui informado que não poderia doar, posto que a médica já havia ido.

Hoje (30/08) cheguei mais cedo, às 11h20, e também não pude doar, sendo informado que o Hemope tinha recebido muitas doações no dia de hoje, aproximadamente 70 doadores, e não tinha mais condições de receber mais.

Num primeiro momento fiquei feliz pela fundação ter recebido essa quantidade. Todavia fiquei frustrado pelo Hemope ter limitações de doadores. É inconcebível, ante a carência de sangue, o Hemope recusar doadores sob esse argumento.

Não sei se o número informado pela atendente está correto. Achei que a atendente estava mais preocupada em largar do que me atender. Contudo, independente disso, impressiona o Hemope estar recusando doadores.

Jovaldo Júnior/Leitor

Leitor lamenta recusa do Hemope Petrolina em receber doação de sangue

  1. Beth disse:

    Seria interessante uma nota do Hemope, ou da Secretária Estadual de Saúde esclarecendo a população, inclusive informando os horários de atendimento ao público e demais orientações sobre o funcionamento do órgão!

    1. Pedro Henrique disse:

      é lamentável um órgão como o Hemope funcionar somente pela manhã.

  2. Mariana disse:

    Se isso foi erro da atendente, no minimo e mesmo trabalhando com essa realidade, ela não tem noção do quão importante são essas doações. Vejo o Marcelo sofrer, amigos e parentes pedindo encarecidamente por sangue, doações, e simplesmente nos deparamos com essa situação. Se é um erro do Hemope, sim um ERRO, porque deveria ter uma estrutura que atendesse a doações ilimitadas, espero que haja uma explicação. Pessoas necessitam dessas doações para sobreviver. Espero de coração, que isso mude. Que o HEMOPE se retrate, se desculpe. E que melhore tanto o atendimento como a sua estrutura. Sangue é vida!

  3. JU disse:

    Já aconteceu comigo de chegar lá 11.45 e não poder doar isso é simplesmente lamentável, tanta gente precisando e eles não estão nem aí.

  4. Marivaldo disse:

    No mesmo caso de Jovaldo, já aconteceu também com meu filho Alexandro alguns dias atrás que foi impossibilitado de doar sangue quando chegou depois de 11:oohs.

  5. Edmilson disse:

    Caro Jovaldo, parece-me que não falta sangue no HEMOPE. Já passei por situação semelhante, apesar de ter chegado em horário anterior (11:00). Eles não fazem o mínimo esforço para atrair doadores (a maioria das campanhas são realizadas pela sociedade civil) e não se preocupam em fidelizar os doadores para doações periódicas. Conheci outros bancos de sangue e percebo quanto o HEMOPE falha em sua relação com doadores.

  6. falta de humanidade disse:

    Um absurdo total! como é que pode uma pessoa ficar impossibilitada de doar sangue, sabendo todos nós o quanto de pessoas esperam por essas doações para sobreviver? Sinceramente, até onde vamos parar com tanta falta de humanidade, falta de amor e falta de profissionalismo, que no mínimo deveriam ter. Uma falta de respeito com vidas que dependem dessas doações. Mas tinha que ser em Petrolina mesmo hein… Lugar bom de morar, mas os atendimentos aqui é de péssima qualidade, seja qual for o setor, falou em atender “servir” Petrolina está longe de satisfazer um bom atendimento.

  7. Ytalo Bruno disse:

    por que vocês não experimentam chegar mais cedo ao invés de reclamar que não conseguem doar sangue, realmente tem limite de pessoas a ser doado sangue por dia, SR. JOVALDO EXPERIMENTE CHEGAR AS 7:00 OU AS 8:00 tenho certeza q será um dos primeiros a doar sangue e não se preocupe com trabalho não se esse for o motivo de chegar tarde, que eles dão declaração.

  8. Sangue é vida! disse:

    Tem que reclamar sim! Ele está certíssimo!Enquanto a gente fica de boca calada, muitos morrem precisando de concentrado de hemácias, plaquetas e plasma…
    E se o horário disponível para doações é de 7 as 12 ( o que é um absurdo ser só pela manha!) Ele tem o direito de chegar de 11:59 e ser bem atendido. E não é todo mundo que se utiliza de doar sangue para ser dispensado do trabalho. Ele tem a opção de trabalhar e doar após sem precisar faltar ao trabalho.

  9. Hugo Santos disse:

    Jovaldo, sua atitude é muito nobre.
    Pena que a instituição não tem capacidade para tal ato de humanidade.
    Com relação ao colega Ytalo Bruno, não concordo com sua posição.
    Acho que a instituição deve receber quantos doadores chegarem, pois se bem me lembro é comum o Hemope fazer campanha para doação e agora rejeita doadores?
    No mínimo isto é um paradoxo.

  10. Carlos Alberto de Sá Costa disse:

    Inicialmente gostaríamos de agradecer ao Sr. Jovaldo Júnior, candidato à doação de sangue no Hemocentro Regional Petrolina, a oportunidade que nos é concedida de prestar a ele, aos nossos doadores e à população em geral, os esclarecimentos pertinentes aos fatos que geraram o presente questionamento.

    Permitam-me relembrar o que é feito com o sangue doado
    Todo o sangue doado em cada manhã de coleta no Hemocentro é imediatamente encaminhado ao Setor de Fracionamento para a produção de hemocomponentes, ou seja, componentes do sangue: hemácias, plaquetas e plasma fresco, para atendimento às necessidades específicas dos pacientes. Por exemplo, dentre outras enfermidades, concentrado de hemácias para pacientes com anemia, concentrado de plaquetas para pacientes com hemorragia, concentrado de plasma para reposição de volemia.

    Esse processo de produção não pode esperar, em face do aproveitamento dos produtos dentro de um período de tempo que garanta a sua viabilidade, que preserve as suas propriedades terapêuticas, imprescindíveis para a cura do paciente. Sendo assim, para obtenção do plasma fresco o sangue coletado deve ser processado até, no máximo, 2 horas após a coleta, bem como o concentrado de plaquetas, que já possui uma validade bem curta de apenas 5 dias. Por essa razão enquanto uma equipe recepciona o candidato à doação, o médico avalia a sua condição de aptidão e outra equipe coleta o sangue dos doadores, uma outra equipe, quase que simultâneamente, executa o processamento do sangue coletado e os hemocomponentes são produzidos. Tão logo sejam concluídos os testes de tipagem ABO e Rh e de sorologia que garantem a qualidade dos hemocomponentes produzidos, os hemocomponentes com a qualidade atestada são disponibilizados para o estoque de onde são distribuídos para a rede hospitalar, no atendimento aos pacientes que deles precisam para a própria sobrevivência.

    Sendo assim agora podemos concluir que caso o sangue não seja processado dentro do período de tempo que garanta a sua viabilidade não produziremos hemocomponentes com as suas propriedades terapêuticas preservadas.

    Permitam-me informar o regime de trabalho no Hemocentro
    O quadro de pessoal atualmente lotado no Hemocentro Regional Petrolina só nos permite trabalhar esse processo em apenas um expediente, atendendo de 2ª-feira a 6ª-feira, no horário das 08:00 às 12:00 horas. No entanto estamos buscando junto ao governo do Estado a nomeação dos aprovados em recente Concurso Público realizado para a superação das limitações de pessoal vivenciada por toda a Fundação HEMOPE.

    Permitam-me agora esclarecer a motivação para o questionamento
    Prezado Sr. Jovaldo Júnior não encare essa impossibilidade passageira de atendimento como recusa ao seu gesto de doar sangue. Registro o quanto é angustiante chegar a essa situação, mas para o HEMOPE, e tenho certeza, para todo doador, é muito mais importante que todo sangue coletado seja rigorosamente aproveitado, gerando hemocomponentes com a qualidade que os pacientes necessitam. Nos dias 29 e 30 de agosto recebemos no Hemocentro uma quantidade de candidatos à doação que superou as expectativas e a nossa capacidade de produção dentro da carga horária trabalhada é de 70 (setenta) coletas por expediente, e essa situação é exultante para o serviço, pois atesta o interesse e o compromisso do petrolinense com a doação de sangue. Mas nessas datas fomos compelidos a suspender o atendimento a partir das 11:00 horas por atingimento da nossa capacidade operacional. Só assim poderíamos evitar principalmente a perda de sangue coletado por superação da capacidade de produção.

    Resta claro portanto a motivação maior quanto a impossibilidade da execução do processo de forma ilimitada, pois devemos evitar a perda de um produto tão nobre.

    Sr. Jovaldo Júnior desculpe a nossa impossibilidade passageira e o equívoco da nossa atendente quanto a informação da motivação por ausência do médico. Tomamos conhecimento que na manhã de ontem o Senhor compareceu ao HEMOPE e fez a sua doação. Agradecemos a manutenção da sua credibilidade.

    Atenciosamente,

    Dr. Carlos Alberto de Sá Costa
    Gerência de Interiorização
    Fundação HEMOPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários