Engenheira agrônoma denuncia que seu filho foi agredido por policiais militares em Juazeiro

por Carlos Britto // 02 de setembro de 2013 às 16:02

Jovem 2A noite do dia 16 de agosto ficará guardada para sempre na memória da família da engenheira agrônoma Ana Maria Silva Virgolino. Ela mora no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro, e denuncia que seu filho foi espancado por policiais militares da 76ª Companhia. Segundo ela, o jovem de apenas 18 anos estava lanchando próximo a uma padaria da comunidade quando foi abordado pelos policiais.

Revoltada com a agressão, a mãe relata, em uma carta enviada à imprensa, que os militares encontraram um laser no bolso de seu filho, o que teria iniciado – sem nenhum motivo – a série de agressões físicas e xingamentos. A tortura só acabou depois que um dos colegas do jovem afirmou que seu pai estaria chegando ao local e que ele seria engenheiro.

Em seu desabafo, Ana Maria Virgolino afirma que já acionou a própria Corregedoria da Polícia Militar e o Ministério Público da Bahia para que o caso seja investigado e os policiais punidos.

Vejam:

Eu, como cidadã e principalmente como mãe desse jovem que acaba de completar seus 18 anos, encantado com a maioridade e a conquista de seus direitos como cidadão que é, venho a esse meio de comunicação tão abrangente e importante para nossa comunidade, denunciar esse caso de agressão, tortura e constrangimento que aconteceu com o meu filho a menos de 100 metros da minha residência, quando uma viatura da Polícia Militar em Juazeiro, mais precisamente da 76ª Companhia, ao transitar pelo nosso bairro Malhada da Areia, por volta das 21h30 do dia 16 de agosto, avistou um pequeno grupo de jovens (dentre esses, dois eram meus filhos, sendo uma menor de idade) sentados, conversando e fazendo lanche ao lado da padaria, como faziam todas as noites.

A viatura voltou para fazer a abordagem. Até aí tudo bem, faz parte do trabalho da polícia. Pediram que todos colocassem suas mãos na cabeça e encostassem na parede, exceto minha filha que era a única menina dentre eles. E assim eles fizeram… A revista foi feita e um dos três policiais encontrou no bolso do short do meu filho um laser e então começou a espancá-lo e a colocar o laser nos seus olhos, chamando-o de drogado e vagabundo.

Ele, na sua maior inocência, falou que seus documentos estavam na carteira e que era cidadão. Aí foi que apanhou mesmo. A minha filha menor, desesperada ao ver seu irmão sendo jogado ao chão, espancado no rosto e chutado pela cabeça, chorava e gritava por socorro e um dos policiais disse que se ela não parasse de gritar iria apanhar também, chamando-a de vadia.

Os vizinhos ficaram horrorizados com tanta crueldade com um menino tão frágil, jovem e desarmado. Um menino/rapaz que de nós, seus pais, só recebe carinho e amor. Que é admirado por toda a comunidade pelo seu comportamento e educação, que tem um carinho imenso dos seus professores, dos nossos amigos e familiares.

Então, no momento da agressão, um dos colegas falou que o pai do agredido estava chegando. Pessoas da comunidade também falavam que ele era filho de engenheiro. Foi aí que os policiais entraram na viatura e foram embora, mas antes de sair ainda ameaçaram voltar e espancá-lo novamente se estivesse no mesmo local. Nesse momento, os vizinhos foram nos chamar. Foi quando encontrei o meu filho, nessa situação que todos podem ver nas fotos, quando já tínhamos limpado grande parte do sangue em seu rosto e nas roupas.

Todas as providências cabíveis já foram tomadas. Queixa na Polícia Civil, exame de corpo e delito, denúncia ao Ministério Público, denúncia no Comando Regional de Polícia Militar (na própria 76ª companhia onde os três PMs são lotados), na Corregedoria da Polícia Militar da Bahia e no Conselho de Segurança Municipal.

Não é possível que a tortura ainda hoje nos amedronte e faça parte dos modos operantes da tão respeitada e gloriosa Polícia Militar.

Eu, filha de policial, me choquei ainda mais com a falta de trato desses três policiais com as pessoas, tão jovens, tendo em vista os benefícios gerados com as parcerias entre polícia x comunidades no Rio de Janeiro, onde favelas hoje estão sendo pacificadas graças ao apoio das comunidades, e o resultado tem sido bastante visível para todo país e para o mundo.

Não temeremos em buscar justiça! Queremos punição para esses três policiais que mancham o nome da corporação por seus atos isolados e cruéis: Sd PM Eudinilson Pinto de Souza, Sd PM Smailly Siulva Pereira Lima e Sd PM José Kayon Dirley Silva Freire.

Confiamos no comando da PM para que apure com todo rigor.

Confiamos na Promotoria Pública na pessoa do Dr. Alexandre Lamas da Costa.

Estarei aqui, no rádio, nas redes sociais e em todos os meios de comunicação, cobrando e pedindo justiça!

Eu e meu esposo educamos muito bem os nossos três filhos para que respeitem primeiramente a Deus, aos seus pais, todas as pessoas, sem distinção, e, acima de tudo, que sejam cumpridores das leis que regem o nosso país. Sendo assim, podemos exigir que eles sejam respeitados também por qualquer que seja a autoridade, inclusive a Polícia!

Não é possível que precisamos andar com um crachá amarrado à testa para dizer de quem somos filhos, a que família pertencemos ou quem são nossos amigos. Acima de tudo, quero dizer que na periferia existem muitos cidadãos e cidadãs, trabalhadores e que merecem respeito. Muitos deles, por falta de conhecimento ou coragem, passam por violências como essa que meu filho passou e, pior ainda, não denunciam por medo, falta de acesso ou descaso nos atendimentos em alguns órgãos públicos.

Moramos na Malhada da Areia por opção. Nossa propriedade pertence a nossa família há mais de 35 anos e não é por esse ato isolado da PM que vamos nos mudar da nossa comunidade, onde firmamos laços de amizade profunda com nossos vizinhos. A Malhada da Areia é nossa casa e exigimos que nos respeitem no mais amplo grau literário da palavra respeitar. Somos cidadãos! Somos gente!

Com a palavra, o comando da PM e a justiça em todos os níveis que buscamos.

Ana Maria F. Silva Virgolino/ Engenheira Agrônoma

Engenheira agrônoma denuncia que seu filho foi agredido por policiais militares em Juazeiro

  1. GUILHERME VITOR disse:

    ISTO É DEVERAS PAVOROSO!.
    QUEM DEVE PROTEGER O CIDADÃO É CARRASCO DELES MESMO!.
    DEVEM VOLTAR AO TREINAMENTO OU A UM BOM PSIQUIATRA.

    1. Edvaldo Gomes disse:

      Cansado de ver isso acontecer em todo o país e de ouvir dizerem que é um caso isolado. Sinceramente, não aguento mais isso.

  2. silva disse:

    ESSES POLICIAIS TEM QUE SER PUNIDOS!!!!

    1. JAILSON BOSCO disse:

      SOU EX PM DA BAHIA, RECENTEMENTE MINHA ESPSA FOI VÍTIMA DE UM MARGINAL FARDADO DA CETO, CHAMADO ROGER, FIZ DENUNCIA NA CPRN , PARA MINHA SURPRESA DEPOIS DE 5 MESES COM MUITO ESFORÇO FOI ABERTO UMA SINDICÂNCIA, OLHA O ERSULTADO, O MARGINAL FARDADO SUA TRUPE, OFICIAIS ARQUIVARAM A SINDICÂNCIA, HOJE ESSA OCORRÊNCIA, ESTAR NO JUDICIÁRIO, POIS O COMANDANTE CORONEL NEVES, MANDOU ARQUIVAR, DEIXOU SEM PUNIR ESSE MARGINAL, SO UM AVISO, NÃO VAI DA EM NADA, PARTE PARA O JUDICIÁRIO, POIS ESSES MARGINAIS ARQUIVAN TUDO

      1. JAILSON BOSCO disse:

        bom, quanto ao erro de portguês, trata-se de erro de digitação

      2. luiz diaz rodrigues disse:

        VAI VER O SRº JAILSON BOSCO SAIU DA POLICIA POR TER ACHADO UM EMPREGO MELHOR OU MAIS DIGNO,AGORA VEM DOIS QUE NÃO SE REVELA QUEM É REALMENTE UM POR NOME DE BIRITEIRO E O OUTRO POR CHICO CORNO, PESSOAS DESSES NÍVEIS NÃO DEVEMOS DAR OUVIDOS. AGORA ESSA MÃE TEM QUE PROCURAR O JUDICIÁRIO POR QUE SE DEPENDER DA CORREGEDORIA DA PM NÃO DÁ EM NADA.

  3. mki disse:

    SENHOR GOVERNADOR, VOCÊ ,TÉM QUE VER ISSO, JÁ QUE O COMANDANTE ATÉ PARECE QUE NÃO VER ISTO, VAMOS VER AGORA SE TOMA ALGUMA PROVIDÊNCIA, ESSES POLÍCIAIS TÉM QUE FAZER COM QUE CONQUISTE AMIZADE DOS JOVENS, QUE SÃO O FUTURO DESTE PAÍS,E NÃO COM QUE OS JOVENS LHE ODEIM.

  4. Anselmo Vital disse:

    Lamentável tamanha ignorência, espero que sejam punidos exemplarmente, corporativistas, sem acusam e se dizem inocentes. Em que deu o caso do Sargento que deu socos em um Verador de Curaçá ? Sei que existem bons policiais na corporação, esses ai envergonham… imagine o trauma que esse jovem vai ter na sua vida, só desejo que eles próprios não passem por essa situação em sua família para sentir a dor e a revolta.

  5. José Joacy Martins Junior disse:

    Lamentável minha amiga, espero que a justiça seja feita, sei do amor e carinho que sempre teve com seus filhos. não podemos aceitar esse tipo de atitude de policiais ou de qualquer autoridade, isso nos revolta muito e se já não acreditávamos nessa policia agora é que não acreditamos mesmo.

    José Joacy Martins Junior

  6. junhinho disse:

    deve-se,ser apurados os fatos,pois quase todos os filhos dessem,que sao inocentes,pois ja lhe dei com muitos fatos desse tipo,cabem aos policiais o direito da ampla resposta,infelizmente nao andamos com nossos filhos nos bolsos,para afirmamos com certeza o que andam fazendo.do jeito de asenhora disse que seus filhos sao cidadao os policiais tambem sao ate que se prove o cotrario

    1. Pollyanna disse:

      Queria ver se fosse com os filhos deles. Não podemos generalizar, mas esses que cometeram tal atrocidade não são cidadãos nem humanos.

    2. iza rebeca disse:

      Que fatos? se ele estivesse fora da lei os policiais deveriam tê-lo conduzido a delegacia e feito um B.O e não ter ido embora após espanca-lo

  7. Indira disse:

    Tive o prazer de conhecer o agredido em questão e só tenho impressões positivas sobre ele. Sou educadora e sei reconhecer um jovem de boa índole. Portanto, não há desculpa alguma que possa ser dada a esse caso. Quero prestar minha solidariedade à família e torcer para que os agressores sejam punidos devidamente.

    Indira Oliveira

  8. Snoop disse:

    Se realmente aconteceu conforme descrito, os praças realmente devem ser punidos. Porém, dois pontos: embora não seja ilegal, pra quê o rapaz andava com laser no bolso? Embora não justifique a violência, será que não tinha usado para fazer algo antes?
    E também, não existe filho culpado aos olhos de mãe nenhuma…só sabem depois de todo mundo.

    1. Mônica disse:

      Que comentário mais absurdo oh snoop, era melhor ter ficado calado! Se vc acha q qualquer coisa justifica a agressão e falta de respeito por um ser humano, vc é tão ou mais imbecil q esses policiais! Provavelmente vc não tem filhos e nem família pelo visto! Boa sorte pra vc com esse seu modo de ver as coisas….Espero q um dia vc esteja no lugar da vítima, talvez assim vc pense de uma outra forma!!!!

  9. Snoop disse:

    Também achei desnecessário “deixar claro” que é engenheira e mora no bairro “por opção”.

    1. Franchi disse:

      vc com certeza n sabe o que diz garoto, esses vestem uma farda e se sentem os donos do mundo. Ela quis apena deixar claro que isso não acontecia só em classes desfavorecidas, ignóbeis.

      1. ricardo disse:

        Franchi, seu nome é sugestivo, por sinal gosta de usar palavras bonitas.
        Você deveria colocar a mãozinha na boca, antes de acusar alguém de marginal, será que vc já é um velho conhecido!
        Não concordo com a violência, porém não vou acusar os policiais sem saber o que aconteceu de fato.

    2. iza rebeca disse:

      só quem mora em bairros periféricos sabem como eles agem! por isso a citação. Ele é um adolescente não pode se divertir com laser ???e se fosse num bairro nobre?

      1. Snoop disse:

        Nada disso. A citação foi ela dizendo que só está lá porque quer. Não vamos distorcer. ;)
        E ele pode se “divertir” com laser sim (embora eu sinceramente não veja como), desde que não cause problema aos outros. Se fosse em um bairro nobre, estaria errado do mesmo jeito.

        1. iza rebeca disse:

          E usar laser é crime? e se fosse em um bairro nobre o tratamento com certeza seria outro é tanto quando ficaram sabendo que se tratava de filho engenheiros foram embora. Eles precisam mesmo é de uma reciclagem!!!e tbm não foi comprovado que ele casou mal a alguém com o laser e mesmo que estivesse causado não justifica a agressão.

        2. iza rebeca disse:

          não esquecendo! a citação é por que ela gosta de morar lá tem amigos e uma vida construída lá volto a dizer precisam de reciclagem pra aprenderem a tratar “gente”.

    3. Mônica disse:

      Em uma situação como essa, se fala o q for necessário para não morrer!!! Para de fazer comentários idiotas por gentileza!!!!!!!!!

  10. Rogério Espíndula disse:

    Todos nós sabemos que uma denúncia como essa tem tudo para não dá em nada, mas no atual momento que vivemos hoje com os jovens na rua pedindo e exigindo mais e mais melhorias para a população, mas cabe ao Ministério Público

  11. Fofo disse:

    Conheço Kayon, professor do município de Petrolina.Espero que o mesmo se defenda, pois isso foi grave.

    1. cidadão indignado disse:

      tenho certeza que são culpados sim,pois aqui em petrolina passei por algo igual,é impressionante a forma como eles nos tratam,não respeitando as crianças,mulheres com palavras de baixo calão como prostituta,vagabunda,sendo que são mulheres casadas de respeito e acima de tudo cidadã que cumpre com seu dever,e hoje para mim todos os policiais são abutres fardados não prestamos queixa por que não dá em nada,e nós aguardamos sim a justiça divina pois essa não falha.

  12. Rogério Espíndula disse:

    Cabe ao MP, tomar todas as providências cabíveis e colocar atrás das grades esses TRANSVESTIDOS DE POLICIAIS.
    Ana Maria chame todos os colegas de escola dos seus filhos, todos vizinhos e moradores da Malhada da Areia e vamos pra Rua pedir justiça, com certeza a Mídia estará presente e não terá como o Comandante Geral da PM não ficar sabendo desse absurdo.

  13. realista disse:

    É bom mesmo q venha, e preferencialmente vc seja o primeiro da lista deles, pois vc deve ser so mais q vive infringindo leis.

  14. rambo disse:

    Não precisava isso,mas vamos ver o que realmente aconteceu,vamos ouvir as duas partes,as mães vão sempre proteger os seus filhos,mas ela sabe da índole do mesmo não é?! Snoop se fosse a GM VC tava descendo a madeira não é? Seu bos**

    1. Snoop disse:

      Tava mesmo, seu invejoso de policia frouxo!

  15. paulo salviano disse:

    um absurdo que vem acontecendo diareamente,policiais despreparados,que deveriam cumprir a lei .quando um jovem de 18 anos iria oferecer perigo a 3 policiais armados .que a justiça possam puni-los adequadamente com a perda da farda.verá como muitos que abusaram da autoridade e vive hj sem saber o que fazer da vida ou entra de vez para a marginalidade.

  16. Rodrigo disse:

    Alemão, não creio que as famílias desses policiais devam pagar pelos seus erros. Assim como acho correto e justo que vc pague pelos erros de seus pais e posteriormente que seus filhos paguem pelos seus erros. Cada um que assuma a responsabilidade pelos seus atos e que assim sim, justiça será feita. Infelizmente em toda corporação, órgão, empresa, enfim, existem aqueles que abusam do poder e acabam levando o nome de todos para a lama, mas sente-se na lama quem realmente deve está ou deve algo. Foi um ato de violência aparentemente “sem justificativas”. Se realmente este garoto fez alguma coisa que motivasse tal atitude destes policiais, eles foram infelizes ao agredir o mesmo. Quanto aos pais não só desse garotos, mas de tantos outros, inclusive os meus e os seus, eles sabem sim como criou/cria seus filhos, mas não sabem na real quem são seus filhos. No mais, veremos cenas do próximo capítulo!!!

    1. Rodrigo disse:

      CORRIGINDO: Alemão, não creio que as famílias desses policiais devam pagar pelos seus erros. Assim como não acho correto e justo que vc pague pelos erros de seus pais e posteriormente que seus filhos paguem pelos seus erros.

  17. Antonio f s s disse:

    Acho que e muito abuso e falta de vergonha eles deveriao proteger a sociedade e nao assustar,tem que pagar e caro por isso.

  18. Carlos Alberto Rodrigues disse:

    Temos que entender o Seguinte…so tem um jeito para esses transvertidos de Policiais…….queima a corporação….

  19. Lenilson Tolentino disse:

    SÃO MAL PREPARADOS ,MAL REMUNERADOS ,MAL QUISTOS, E ISSO NÃO É CULPA DELES E SIM DE UM GOVERNO COVARDE E UMA SOCIEDADE HIPÓCRITA.
    OS POLÍCIAS ESTÃO NAS RUAS PRA RESOLVEREM PROBLEMAS DOS OUTROS ARRISCANDO SUAS VIDAS,POR QUEM ATÉ NÃO CONHECEM E ISSO FAZEM PQ GOSTAM E OUTROS PQ PRECISAM.QUANDO TEM CONCURSO PRA PMBA A CONCORRÊNCIA É ENORME,MAS QUANDO ACONTECE UM FATO DESTE TIPO TODO MUNDO DESCE O PAU SÓ OUVINDO O LADO DA SUPOSTA VÍTIMA.ME DIZ PRA QUE SERVE UM LASER NO BOLSO DE UM HOMEM DE DEZOITO ANINHOS,SE ESTIVESSE COM UMA CRIANÇA DE DEZ ANOS EU IRIA ENTENDER QUE A MESMA ESTAVA BRINCANDO. O POLICIAL VIVE NO LIMITE .NÃO SUBESTIME -O

  20. TOLI disse:

    EI ,VC COBRE DO GOVERNADOR UM BOM PREPARO,UM SALÁRIO DIGNO PARA ARRISCAREM SUAS VIDAS E EDUQUE SEU FILHO…

  21. Wando Leite disse:

    Hoje em dia , nós não sabemos de quem nos defender, se é da policia ou de marginais. Não que seja o caso desse rapaz e sim por causa da violência em nosso país onde jovens são muitos violentos e que chegam a desacatar qualquer pessoa ou autoridade. Porem… também há policiais muito violentos, sabemos que para ser um policial ele passa por um recrutamento recebendo todas as instruções de como deve agir, mas isso é com marginais e com cidadãos não com um rapaz de apenas 18 anos de idade. Creio eu que os policiais erraram, mas, o que será que esse rapaz disse de tão grave que os policias espancaram dessa forma tão cruel ? Violência gente, só gera violência.Lembre-se que o rapaz, também é NETO de policial, como assim disse a mãe do mesmo. Vamos dá um basta não só na corrupção e sim também na violência.

  22. wellington luiz da silva disse:

    a corregedoria não vai fazer absolutamente nada , mas cabe da propria população se manifesta contra esses policiais covardes , eu acho que só assim vamos obter algum resultado.

  23. ALDA MONTEIRO disse:

    o pior e que ele não foi o primeiro e nem será o ultimo o pois esse tipo de abordagem as pessoas de bem e feito para que os verdadeiro marginais tenham fuga por que quem bem sabe onde esta o verdadeiro bandido é a policia por isso amiga não se cale se não os nossos jovens vão continuar a sofrer esse tipo de agressão por parte desses policias que se escondem atrás da farda e praticam as piores atrocidades e ficam sem punição

  24. MARIA DE FATIMA disse:

    achei, um absurdo isto quero dizer as autoridades, juizes de direito, e outras autoridades realmente de porte alto, que tomem providencia, com estes policiais de juazeiro, que veste uma farda e já sai se amostrando, batendo em todo mundo, pricipalmente em jovens, e adolecentes, o povo esta todos revoltados, com istopreçisou falar que era filho de agronimo, e senaõ fosse ele teria matado o pobre adolecente olha senhor agressor ,jesus esta vendo tudo, a escravidaõ acabou, ha anos.

  25. ricardo disse:

    não sei como posta esse video… mas vou ver se consigo posta-lo aqui! e vcs verão o momento em que o filhinho “cidadão de 18 anos” antes da abordagem… fumando um baseado com os colegas e brincando com o lezer… “pelo amor de deus pais! abram seus os olhos”. esperem e veram como será o fim dessa novela… vou tentar colocar o video… mas dar pra ver claramente a roda de viciados “lanchando”. trabalho na pc! e vi que a pm comenteu um erro , que ao meu ver , é grande! que foi não apresentar o dito “cidadão”, nem que so desse um tco mas deveriam ter apresentado… ai papai e mamae irião ficar se perguntando… onde foi que eu errei…

    1. joao sipeli disse:

      CADE O VIDEO?

  26. Danny disse:

    Cara parceira…

    Lamentavelmente esse tipo de abuso dos usam fardas para cometerem atos abomináveis esta cada vez faz frequente. e absolutamente nenhuma ou quase nenhuma providência cabível são tomadas pelos seus superiores, e ficamos de mãos atadas de ante de tanta violência partindo de quem deveria nos proteger de verdadeiro animais.
    fica a pergunta que se cala na voz dos que não possuem instruções, são eles os leigos que mais sofrem,
    Sucesso em seus resultados. Embora não acreditamos muito na punição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários