Em resposta às críticas da comunitária Cristina Araújo feitas ao Blog, a qual disse não ter conseguido atendimento em unidades de saúde de Petrolina, a assessoria de comunicação da UPA 24 horas/Imip reforçou os critérios que devem ser seguidos pelos pacientes ao procurarem as unidades.
Na nota, a direção justifica que a comunitária recebeu classificação de acordo com o seu quadro de saúde, mas não esperou ser chamada.
Confiram a nota, na íntegra:
A direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e a Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UpaE) esclarecem:
A UPA 24h/Imip realiza atendimentos seguindo o protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), designado pelo o Ministério da Saúde (MS). O processo é dinâmico e funciona de acordo com o grau de risco do usuário.
Ao chegar à UPA 24h, o paciente é acolhido pelos funcionários da recepção e encaminhado para a sala de Classificação de Risco, onde será classificado com pulseiras vermelhas e amarelas para casos mais graves e verde e azul para demais situações.
A Direção ressalta que senhora Cristina Araújo chegou a esta unidade de saúde, no último dia 23 de agosto, às 00h41, e seguindo o protocolo de ACCR, às 00h58 foi classificada com pulseira verde; o seu atendimento médico aconteceria após o atendimento dos pacientes que estavam classificados como vermelho e amarelo, mas usuária não esperou.
Na noite deste plantão a equipe atendeu 63 usuários e a escala de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estava completa.
Abaixo segue o esquema das cores baseado nos protocolos de Acolhimento com Classificação de Risco:
Cores –
Vermelho: Atendimento imediato, pois existe risco de morte.
Amarelo: Atendimento rápido, mas não existe risco imediato de morte.
Verde: Pacientes em condições agudas ou não agudas, atendido com prioridade sobre consulta simples.
Azul: Consulta de baixa complexidade.
Ascom/UPA 24h-Imip
Pulseiras: e lamentável ler isso e falta de respeito muito grande para controlar o fluxo de paciente. ordem: então qdos médicos são para atender? temos cinco cores então tem cinco médicos a disposição? loucura esse controle. eu não esperaria, a previsão baseado neste controle seria no dia seguinte, tem mais paciente no vermellho q demais cores.
Claro que poderia esperar ate dia seguinte se o caso nao fosse grave. O esquema das cores “Protocolo de Manchester” nao atribuiu um médico a cada cor/tipo de urgencia mas eles so se ocupam dos casos verdes depois de cuidarem das verdadeiras urgencias
AQUI EM ESPANHA FUNCIONA A URGENCIA FUNCIONA ASSIM .. PRA NAO COLAPSAR O SISTEMA…