MST apreende carro da Codevasf e avisa que vai voltar para o Salitre

por Carlos Britto // 04 de setembro de 2009 às 22:27

carropreso-040909Integrantes do MST, do acampamento Vale da Conquista, localizado na entrada da cidade de Sobradinho (BA), que foram retirados em 2008 do Projeto Salitre, apreenderam na manhã desta sexta feira (04) uma caminhonete da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) para pressionar pelo cumprimento do acordo firmado e não cumprido nestes dois anos e cinco meses.

Afirmam que não havendo uma solução negociada que garanta o cumprimento do acordo até segunda feira (07), irão voltar a ocupar a área de onde saíram em 2008, dentro do grande projeto Salitre.

Welton Pires, da direção estadual do MST, e Naiara Santos, responsável pelo acampamento, dizem que “a paciência acabou. Por que nós temos de cumprir o acordo e a empresa não?”, afirmam, mostrando a situação do acampamento e a área circunvizinha, onde é impossível plantar “até um pé de coentro”.

“O que o governo quis foi apresentar um projeto bonito, feito para publicidade e nos retirou de uma área onde a gente produzia e não tinha nenhuma dependência do governo” , diz Welton.

O acordo firmado, envolvendo a Casa Civil da Presidência da República e do Governo da Bahia, o presidente da Codevasf, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Incra, secretário de Combate à Pobreza da Bahia, a Secretaria Geral da República, prefeito e representantes nacionais do MST, previa aportes de recursos para aquisição de terras no município de Sobradinho, construção de casas, infraestrutura hídrica, um projeto de desenvolvimento sustentável e outras medidas capazes de viabilizar a permanência dos trabalhadores e sua sustentabilidade.

“O acordo foi firmado em 18 de abril de 2008 e nós cumprimos a nossa parte. Desocupamos a área onde produzíamos para sustento no prazo acertado e nos instalaram aqui, sem nenhuma condição. Aqui não tem água e nem energia e dependemos das cestas básicas que chegam de dois em dois meses”, desabafa Naiara.

Fonte: Diárioonline

MST apreende carro da Codevasf e avisa que vai voltar para o Salitre

  1. Jorginho Sampaio disse:

    O MST se tornou uma facção criminosa..! promovem quebra quebra, arruaça, tomam carros de assalto e ninguém faz nada.. ficam impunes. Charles Leão neles.

  2. Watergate disse:

    Apreende-se quando se tem direito.
    Nesse caso é ROUBO mesmo.
    Esses vagabundos fazem bem o que querem.

  3. joel silva disse:

    Hmmmm… Fossem os “produtores” irrigantes do P.S.N.C. com uma atitude dessas em busca de seus direitos nunca respeitados, já teriam chamado até a força nacional, e a pêia seria grande. Mas são os sem terra, e eles contribuem muito para a economia local com a sua produção agrícola, e com certeza vão consseguir o que querem, alguém tem alguma dúvida…….Brasil…

  4. Carlo Odair - Maninho disse:

    Apropriação indébita é crime, e se os condutores estiverem no carro podem até responder por sequestro ou cárcere privado…
    Maneira bem constitucional do MST reclamar seus direitos…

  5. paulo sergio nascimento disse:

    Companheiros!!
    Acompanhei de perto a solução demagogica dada pelo Ministério da integração,na pessoa do ministro Gedel Vieira Lima,que queria tão somente resolver os interesses do grande capital (agronegócio),não importando as questões sociais das famílias dos assentados.
    A solução apresentada de leva-los para Sobradinho foi um engodo,onde nenhum compromisso foi atendido na sua plenitude.Casa civil da presidência republica,codevasf, estão deixando centenas de famílias passar fome e sede.
    Estou com o companheiro Welton,VOLTAR AO VALE DO SALITRE,onde todos produziam,sem ter necessidade de pedir nada à ninguém.
    Isso é resultado da arrogância de GEDEL e o descaso de um tal diretor da CODEVASF de nome Wagner e um certo Pedro dos Anzois da casa civil.

  6. Indagando o obvio disse:

    Gostaria que alguem, que tivesse conhecimento do assunto, me postasse aqui nos comentários alguma melhoria ou pelo menos algum projeto bem sucedido do MST, produzindo alimentos, gerando empregos, contribuindo para educação dos seus integrantes ou da sociedade. Gostaria que me mostressem alguma preocupação com o meio ambiente, projetos de sustentabilidade para que eu me convencesse que os produtores rural são os responsaveis por tudo de ruim e todas as acusações que esses movimentos e o governo na figura de seus minitros e deputados falam….Por favor me respondam.!!!!

  7. nanuca disse:

    O governo precisa resolver a questão da terra com mais eficácia, avaliando melhor quem deve e quem não deve ser assentado. Existe muito penetra. Aliás a maioria são oportunista e preguiçosos. Não querem trabalhar, andam atrás de mamata. Também pudera, a mídia vive mostrando os corruptos roubando o dinheiro do povo para ficarem, simplesmente, cada vez mais rico. Esperar o que? Os exemplos que vem dos tres poderes são de bandidagem de todo tipo. Pessoas que tiveram acesso à educação e à renda alta vivem roubando desbragadamente. Tem que baixar o pau primeiro nos bandidos de gravata e em seguida cuidar do pé no chão.

  8. Daniel Cavalcante disse:

    Ja estao retornando ao Salitre tarde, de onde era para nem ter saido, nao vejo nada de bom desse povo aqui na cidade…

    Nao vejo nada de benefico da parte deles, aquela invençao de projeto so serviu para sujar a entrada da cidade que ja naoé linda…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários