A paralisação por tempo indeterminado dos funcionários dos Correios em Pernambuco e outros estados dificulta, mas não impede que as contas sejam pagas em dia. Segundo o Procon-PE, as pessoas devem solicitar a segunda via do boleto de débito, que pode ser enviada por e-mail.
“Hoje qualquer empresa pode enviar o número do código de barras por e-mail e até por mensagem de celular”, diz a gerente de fiscalização do Procon-PE, Solange Ramalho. Mas é importante que o cliente procure a empresa antes do vencimento da fatura, para evitar cobrança de juros.
Caso o consumidor não tenha acesso à internet e não possua e-mail, ele deve procurar a empresa credora para se informar sobre outras maneiras de pagar as contas. “Se não houver uma loja física que o cliente possa fazer o pagamento diretamente ou qualquer outra opção, ele deve procurar o Procon para evitar que sejam cobrados juros pelo atraso da fatura”, orienta Solange. Nesse caso, o consumidor não pode ser lesado pelo não recebimento das correspondências.
Além das contas, a paralisação também afeta o envio e recebimento de encomendas. Por isso, caso o consumidor sofra danos materiais pelo atraso da entrega, também deve procurar o Procon. “Atendemos apenas casos onde há danos materiais. Se o consumidor se sentir moralmente lesado ele deve procurar a justiça”, orienta a gerente.
Além da Região Metropolitana do Recife (RMR), há unidades do Procon em diversas cidades do Sertão do Estado. Em Petrolina, o órgão funciona na Facape, das 8h às 11h30. O telefone é o (87) 3866-3200 ou 0800-2821512. (Fonte: NE-10)