Exposição fotográfica ‘Importa pra você’ leva à Univasf sensibilidade e provocações sobre a paz

por Carlos Britto // 14 de setembro de 2013 às 21:19

Exposição FotográficaNão há paz sem a luta contínua contra a hostilidade e frustrações, sem o gesto ou a atitude que desperta o indivíduo da inércia cotidiana. É pensando em revelar, com preocupação estética, o contexto social e com o intuito de levantar provocações, que o grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco celebra o terceiro aniversário com a exposição “Importa Pra Você?”.

A mostra, que será aberta às 19h desta segunda-feira (16) na biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) do campus em Petrolina, é parte do acervo de imagens do grupo e um dos eventos que integram o “Peace One Day”, idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e lembrado em todo o mundo no dia 21 de setembro. A data é um convite para a sociedade honrar a cessação das hostilidades e impulsionar, por meio da educação e conscientização pública, as demandas relacionadas com a paz.

Além de uma referência ao Dia Mundial da Paz, a exposição faz uma alusão, também, ao Dia das Crianças, celebrado no próximo 12 de outubro. São olhares capturados pelas lentes de 30 jornadeiros que oferecem quadros fotográficos contagiados de sensibilidade, simbolismo e provocações que cercam a temática da paz no planeta.

Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco

Fundado pelo fotógrafo, engenheiro eletrônico e mestre em sistemas digitais, Marcus Ramos, o grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco é formado por entusiastas, desde jovens iniciantes a profissionais liberais, que de alguma forma se apaixonaram pela fotografia.

No grupo há também espaço para fotógrafos profissionais, mas a noção de fotografia enquanto hobby, sem caráter comercial, é o que prevalece. Com um toque de sensibilidade sobre elementos cotidianos, mas também capturando momentos marcantes da cultura, o grupo compartilha do interesse de apreciar uma das linguagens que mais encantam no mundo, a fotografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários