Os estudantes da rede municipal de Petrolina terão, a partir de agora, que se submeter anualmente a uma avaliação médica e física antes de praticarem atividades. A medida faz parte do projeto de lei 037/13, de autoria dos vereadores Ailton Guimarães, Dr.Pérsio Antunes e do presidente da Casa Plínio Amorim, Osório Siqueira – aprovado na sessão da última quinta-feira (12).
O projeto sofreu apenas uma emenda do vereador Elias Jardim, o qual solicitou da prefeitura o envio de uma unidade móvel da Secretaria de Saúde a escolas localizadas na zona rural do município para realizar o exame dos alunos.
A avaliação servirá, segundo os autores do projeto, para atestar se o aluno está apto para praticar atividades físicas ou esportivas que exijam um grande esforço. O exame, que é gratuito, será feito por um médico pediatra para estudantes até 12 anos. Os demais ficarão a cargo de um clínico geral.
Já os testes físicos ficarão sob responsabilidade de um profissional devidamente credenciado junto ao Conselho Regional de Educação Física (CRF). As despesas dos exames sairão de dotações próprias previstas no Orçamento.