Estudantes do IF Sertão-PE paralisam as aulas para homenagear colega vítima de câncer e criticam “falta de solidariedade” da reitoria

por Carlos Britto // 18 de setembro de 2013 às 19:00

HomenagemOs estudantes do curso de Computação do IF Sertão-PE não assistiram às aulas nesta quarta-feira (18). Eles decidiram homenagear um colega que faleceu ontem (17). Marcelo Vasconcelos Rodrigues (foto) foi vítima de leucemia. Em solidariedade ao companheiro de classe, os alunos decretaram luto oficial, mas não teriam recebido o apoio da reitoria.

É o que conta o estudante Emanuel Lucas, em e-mail enviado ao Blog. De acordo com ele, a reitoria não suspendeu as atividades porque nem todos os alunos conheciam Marcelo. A atitude da instituição foi duramente criticada pelos discentes. Para eles, a reitoria agiu com “frieza e falta de solidariedade”.

Vejam:

Perdemos um companheiro. Nosso amigo Marcelo Vasconcelos Rodrigues – do curso de Licenciatura em Computação, do IF Sertão-PE, campus Petrolina – faleceu após uma dura batalha contra a leucemia.

Buscamos com a direção geral o estabelecimento do luto oficial em homenagem à memória do Marcelo e em solidariedade aos familiares e amigos. Porém, friamente (de nossa perspectiva, amigos e colegas de Marcelo), a resposta foi: “Não podemos decretar luto oficial e suspender nossas atividades, pois nem todos conheciam ele. E tem que partir de vocês, de não assistirem às aulas e prestar homenagem ao companheiro.”

Acredito que não apenas nós, representantes estudantis, ficamos abalados com a perda de um amigo. Ficamos abalados com a perda de qualquer pessoa boa, companheira e amável, como nosso Marcelo era. Se não é uma pessoa que conhecemos, que imaginemos a dor de uma mãe ao perder um filho, no auge de sua juventude, ou alguém perdendo uma pessoa importante em sua vida. Imaginemos a dor e sejamos solidários com os que sentem essa dor.

À gestão do campus Petrolina (sem incluir profissionais que visivelmente buscaram ajudar nosso colega), temos uma resposta: Uma instituição que ajuda na formação de profissionais, de pessoas, não pode em essência ser alheia a essas pessoas. A frieza não pode ser característica pertencente numa gestão que cuida do futuro de outras pessoas.

Uma instituição – parte de uma sociedade, agente na transformação de uma sociedade e, principalmente, algo que serve à sociedade e às pessoas que a compõem – não pode, de forma alguma, ficar alheia à dor daqueles que servem. Ainda, ignorar a dor dos pais de alguém que pertencia a essa instituição. São momentos de indiferença como este que nos fazem sentir vergonha de se dizer parte de algo. Não farei parte de uma instituição que não se importará “com a dor de meus pais e amigos, caso eu parta”.

Uma coisa é certa: “Quando aqueles que são incumbidos de tais competências se omitem na realização suas tarefas, devemos arregaçar as mangas e fazer por eles”.

A partir disso, convocamos todos os colegas a paralisarem suas atividades nesta quarta-feira, dia 18 de setembro de 2013, em luto pelo nosso companheiro Marcelo Vasconcelos Rodrigues.

Toda a nossa solidariedade aos familiares e amigos de Marcelo, em nome de todos os estudantes do IF Sertão-PE, campus Petrolina.

Querido Marcelo, descanse em paz.

Conselho de Entidades de Base do IF Sertão-PE

Emanuel Lucas/ Estudante do 5º período do curso de licenciatura em Computação

Estudantes do IF Sertão-PE paralisam as aulas para homenagear colega vítima de câncer e criticam “falta de solidariedade” da reitoria

  1. Raquel disse:

    Também achei uma falta de respeito aos familiares desse jovem. Fiquei sabendo ontem quando já estava no IF Sertão sobre o ocorrido, a primeira coisa que questionei aos colegas foi o porque do Instituto não estar de luto, uma vez que Marcelo era estudante de Licenciatura em computação do IF Sertão. Há pouco tempo atrás, em outro Instituo, o IF de Vitória de Santo Antão, dois jovens estudantes morreram afogados, o próprio IF Vitória se colocou em luto oficial em consideração a esses jovens e suas famílias.
    E porque o IF Sertão não estabeleceu luto oficial a esse jovem, estudante, que morreu, mas lutou muito pela vida, jovem carismático, alegre, que deixa familiares e amigos tristes pela grande perda que tiveram, que foi esse jovem.

    Lamentável!!! :(

  2. Mariana disse:

    Quando um parente do Reitor Rildo faleceu, nós alunos, tivemos nossas aulas suspensas. E quase 95% desses alunos nunca nem tinham visto o Reitor na instituição…

    Descanse em Paz, Marcelo!

    1. Gláucia Andrade disse:

      Lembro bem dessa situação, ao ler o e- mail de Emanuel , foi a primeira coisa que me veio a cabeça!

      Descanse em paz, Marcelo.

  3. Anália disse:

    Isso é um absurdo uma falta de humanidade por parte da Direção do IFSertão-PE…

    1. maria disse:

      Cara amiga…. da direção não pois as ordens vem da grandiosa REITORIA e infelismente nosso diretor apenas tem que aderir as ordens, sou testemunha que a propria direção do if sertão tentou ajudar a familia de marcelo pra realizar o sepultamento dele aqui , mais a mesma não concordou , isso lembrando sem apoio nenhum da reitoria.

  4. Luana Carla disse:

    Lamentável isso , estava conversando com minha mãe hoje que no modelo quando ocorreu um fato parecido um amigo nosso faleceu na escola não teve aula e foi a escola toda.. Muito triste mesmo saber que não tiveram a solidariedade nem de declarar luto por uma pessoa tão linda como ele.

  5. Francisco Junior disse:

    …extrema falta de respeito e consideração à vida! parece que não somos nada…é por isso que o Brasil está do jeito que está…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários