Depois das reclamações acerca do atendimento do serviço 190, o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Henrique Senna, enviou um esclarecimento ao Blog reconhecendo que a quantidade de linhas não é suficiente para atender toda a região. Ele disse, no entanto, que a Secretaria de Defesa Social já tem um projeto para ampliar a central telefônica.
De acordo com Henrique Senna, quando o telefone chama por muito tempo significa que as outras linhas estão ocupadas. Por isso, o recomendável é que o usuário permaneça na linha e aguarde o atendimento.
Para minimizar o problema, algumas associações de moradores estão adquirindo um aparelho celular para as viaturas que circulam nos bairros. De acordo com o tenente-coronel, a iniciativa vem trazendo resultados positivos e agilizando o trabalho da PM nas comunidades.
Vejam o esclarecimento do comandante:
Prezados Carlos Britto e cidadãos petrolinenses,
Aproveito a abordagem do tema para esclarecer sobre esse assunto tão importante para nossa cidade. Tenho visitado as comunidades e falado em entrevistas acerca do assunto, uma vez que é notória a dificuldade com nossa central telefônica, pois bem, vamos então aos esclarecimentos:
1. Reconhecemos que serviço está aquém da demanda, são apenas duas linhas para uma cidade do tamanho de Petrolina, o que provoca um congestionamento em horário de pico, dificultando o acesso ao serviço;
2. Nossa central é programada para emitir o sinal de “chamando” mesmo quando as duas linhas estão ocupadas, pois é preferível que o solicitante espere na linha por alguns minutos e uma das linhas desocupe do que ao ouvir o sinal de “ocupado”, desligue e outra ligação entre, portanto o não atendimento com sinal de “chamando” não é descaso;
3. Outro grande complicador é o excessivo número de trotes que ocorrem diariamente e que prejudicam o atendimento a quem realmente precisa. Já estamos identificando os números dos responsáveis para o devido encaminhamento ao Ministério Público a fim de serem adotadas as providências legais;
4. Já existe um projeto na Secretaria de Defesa Social para ampliação da nossa central, aguardando aprovação;
5. Para minimizar a dificuldade estamos sugerindo, em nossos encontros comunitários, que as associações de bairros adquiram aparelho celular para ficarem nas respectivas viaturas para contato direto, caso não consigam acesso ao 190, com divulgação maciça dos números. Diversas comunidades já adquiriram e fizemos as entregas dos aparelhos pessoalmente em reuniões comunitárias. Tal iniciativa tem surtido o efeito desejado, agilizando o atendimento das ocorrências.
Aproveito para deixar dois números alternativos da central telefônica do 5º BPM: 087 8814-8508 (Oi) e 087 9678-6360 (Tim).
Atenciosamente,
Henrique Senna /Tenente-Coronel PM
Comandante do 5ºBPM
Isso é tapar o sol com a peneira… se com duas linhas funcionando, não atende a demanda, o que o faz achar que um mísero número de celular irá acabar com a demanda de ocorrências? o que se faz necessário realmente é o aumento (se esse for mesmo o que está ocorrendo com a central) de atendentes e linhas disponíveis para o atendimento do cidadão. Ensejando o que já foi dito, e se porventura o cidadão estiver sem créditos pra ligar? como que fica? com a palavra o Tenente-Coronel.
Como assim celular não adianta? Cada celular é uma linha a mais! Seria interessante a PMPE divulgar no site uma lista com os números de cada região.
Admiro esse Cmt. Sabe dialogar com a população. 2 linhas pra uma cidade inteira é um absurdo.
Esse comandante esteve recentemente numa rádio Am da cidade e disse que o povo podia ligar para o 190. Isso é um absurdo!! Mais um descaso de quem ganha pra cuidar do povo! Se ele sabia que esse 190 não funciona porque mandou o povo ligar? Ou ele não tem competência para responder sobre esse assunto ou fez descaso com o povo. O povo não aguenta mais isso!! Pagamos imposto demais e não temos retorno.
E era pra dizer que não pode? Se fizesse isso, vc estaria aqui reclamando do mesmo jeito.