Casa de Mel vai melhorar logística de apicultores em Petrolina

por Carlos Britto // 07 de setembro de 2009 às 19:04

apiculturaAté o fim do ano, o setor de apicultura ganhará um reforço em Petrolina: a construção da Casa de Beneficiamento de Mel. A obra, que será patrocinada pela prefeitura e fiscalizada pelo Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), depende apenas da liberação do terreno pela 3ª SR Codevasf para ser construída. Segundo o setor fundiário da instituição, a resolução que autoriza liberação do território está em andamento em Brasília e deve ser aprovada em menos de 15 dias.

“Assim que o terreno estiver disponível, uma área de 11,4 hectares entre os núcleos 07 e 09 do Projeto Senador Nilo Coelho, a construção será iniciada com prazo de no máximo 120 dias para conclusão. Já temos o projeto aprovado pela prefeitura, Câmara de Vereadores, além de apoio financeiro do Banco do Brasil, capacitações do Sebrae, Senar e Itep, que será responsável pelo controle de qualidade do mel”, informou Valdir Ferreira, secretário da Associação dos Criadores de Mel de Abelha de Petrolina (Ascamp) e um dos criadores do projeto.

Com a Casa, será possível profissionalizar o segmento e escoar boa parte da produção para o próprio município, comercializando em supermercados e inserindo-a na merenda escolar das escolas públicas, beneficiando cerca de 36 mil alunos de Petrolina e região. “Estamos impedidos de dar passos maiores justamente por não termos essa estrutura”, declarou Ferreira.

Segundo Francisco Camilo, presidente da Ascamp, os apicultores de Petrolina já chegaram a produzir 70 toneladas em apenas um ano. “Em 2009, esse montante será bem menor porque muitos abandonaram a atividade pela falta de perspectivas de melhoras”, disse o apicultor. Hoje, a produção é escoada para Estados como Ceará, Piauí e Santa Catarina.

A Ascamp possui 23 associados, que extraem mel de cerca de duas mil colmeias espalhadas pelos projetos de irrigação desde 2006. “A maior parte dos apicultores negocia com fruticultores da região para criar abelhas nas suas terras. Em troca, geralmente damos 10% da produção e ainda polinizamos a área”, informou Francisco Camilo. 

Informações do Jornal do Commercio (foto: Google Imagens)

Casa de Mel vai melhorar logística de apicultores em Petrolina

  1. Osvaldo disse:

    Como está o problema da morte das abelhas que está sendo uma preocupação em todo o mundo ?
    Se for possivel produzir mais e melhor mel mercados existem, a produra mundial é forte e tem zonas do mundo com quebras de 30% de produção.
    Mas eu não concordo mesmo NADA com mel na merenda escolar, isso é péssimo para a saúde se consumido em excesso. Alguém que pense nisso por favor.

  2. Albertino Nobre - São Paulo - Capital disse:

    Os Apicultores precisam se preocuparem com o extermina da MANDAÇAIA ABELHA ORIGINARIA DO SERTÃO e que tem PROPRIEDADES medicinal não pode desaparecer desse jeito, sou um amante do mel de Mandaçáia.

  3. Tony disse:

    Olá, preciso fazer contato com apicultores, pois tenho algumas comeias e preciso fazer manutenção nelas e não sei onde encontrar cera alveolada.
    E-mail p contato. ap-tony@hotmail.com, por favor se alguém puder me ajudar agradeço desde então.

    Tony

  4. Reginaldo disse:

    Olá, entrando no setor de apcultura, gostaria de saber dos senhores produtores do ramo onde posso encontrar equipamentos ,colmeia e também assistência técnica, aqui na nossa região de Petrolina pé.
    Att: Reginaldo

  5. Alessandra disse:

    Quero muito saber o contato dos apicultores quero adquirir abelhas para comeca .algum que cormecializa abelhas para vender entre em contato pelo email ou pelo zap 988616952

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários