A filiação do deputado estadual Elmar Nascimento ao DEM reuniu nomes de peso da política baiana em Campo Formoso, região Norte do Estado, no último fim de semana. Geddel Vieira Lima, presidente do PMDB na Bahia, foi acompanhado do deputado federal peemedebista Leur Lomanto Júnior. O prefeito de Salvador, ACM Neto, que fez a sua primeira viagem para o interior da Bahia depois de nove meses de mandato, também participou do evento.
Ainda faziam parte da comitiva o ex-governador Paulo Souto; o secretário de Urbanismo e Transporte de Salvador, José Carlos Aleluia; o presidente do Democratas, Paulo Azi; e o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo.
Juntos, eles confirmaram a formação de uma nova aliança da oposição baiana em busca de uma parceria sólida para as eleições do próximo ano. No evento, Geddel Vieira Lima confirmou sua candidatura a governador da Bahia.
“Esse bloco político reúne os que desejam, pensam e pleiteiam o processo de vitória em 2014. Eu quero e trabalho para ser o governador da Bahia, se meu nome tiver capacidade de unificar ainda mais essa aliança. No entanto, não serei empecilho para aprovar outro nome”, declarou.
Contra o PT
Segundo Geddel, a união não é simplesmente contra o governo do PT no estado, mas para enfrentar questões como falta de segurança pública, problemas na saúde com postos sem médicos e hospitais sem vagas e educação com escolas e sem professores. Segundo ele, o governo “abandonou o semiárido”, desativando programas sem nada fazer no lugar.
“Uma falta de respeito com a interiorização do desenvolvimento. Por exemplo: apesar da seca, abandonaram o plano estadual de recursos hídricos, que previa a conclusão de seis grandes barragens até 2014, mas o governo ficou os últimos seis anos sem construir nenhuma barragem. E, sem água, há uma perda de investimento na agricultura”, afirmou. (Foto/ divulgação)