Em Uauá, no Norte da Bahia, a APLB/Sindicato deu início a uma campanha por ‘eleições diretas já’ para diretores escolares do município.
Na sessão ordinária do último dia 4 na Câmara de Vereadores, o coordenador da APLB local, Francisco Prolepses, solicitou o apoio dos representantes da Casa Legislativa para fazer valer a lei federal 9.394/ 96 e as leis municipais 431 (Estatuto do Magistério) e 432 (Plano de Cargos, Carreira e Salários), de 20 de dezembro de 2010.
Lembrando que as escolas estão organizadas para efetivar as eleições, principalmente no que tange aos conselhos, Francisco enfatizou que essa é uma meta antiga do sindicato. Ele ressaltou ainda que o antigo plano de carreira (Lei 110/98) já suscitava a eleição para diretor nas escolas municipais, nos artigos 8º e 44º, lembrando que depois das leis atuais do magistério, o sindicato vem sempre requerendo o processo.
“Nós enviamos um ofício à Secretaria de Educação avisando sobre o início da campanha (eleições diretas já). Estamos esperando um chamado para o diálogo. Porém, a diretoria sindical decidiu investir na informação junto à comunidade. Vamos executar plano de ação que direciona as atenções diretamente para a comunidade escolar. Não podemos falar em gestão democrática se privamos a comunidade de participar, diretamente, da escolha do administrador da escola a qual seu filho está inserido”, avaliou. (fotos/divulgação)