O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco ajuizou ação civil pública contra o IFPE requerendo a anulação da última seleção do mestrado profissional em gestão ambiental da instituição de ensino. A procuradora da República, Monalisa Duarte, responsável pelo caso, também pede, liminarmente, a suspensão imediata das aulas do curso.
A ação decorre de diversas irregularidades comunicadas ao MPF com relação à seleção, como a identificação de candidatos nas provas, falta de publicidade das notas de várias etapas e o escasso tempo para correção das provas, incompatível com o número de candidatos, dentre outros problemas relacionados à organização e execução do concurso.
Conforme consta na ação, o IFPE teria desrespeitado o que era previsto em seu próprio edital, que proibia a identificação dos candidatos na prova escrita. Para o Ministério, a flexibilização das normas do edital pela comissão do concurso, ao longo do processo seletivo, ofende os princípios constitucionais que regem as seleções públicas, em especial o da impessoalidade, isonomia e publicidade. As informações são do MPF.
IFPE é diferente de IF Sertão Pernambucano