Instrutores serão avaliados em ‘Enem da Autoescola’

por Carlos Britto // 15 de outubro de 2013 às 16:29

Um dia é do candidato, outro do examinador. Se depender da intenção do governo federal, os responsáveis por avaliar os futuros motoristas também vão enfrentar a sensação de ter seu desempenho testado. Na tentativa de melhorar a qualidade dos motoristas brasileiros e monitorar o desempenho de instrutores de autoescolas e examinadores dos Detrans, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, promete instituir até o fim do ano um provão, com a aprovação como requisito para o exercício das funções.

Em nota, o Ministério das Cidades informou que o projeto do Exame Nacional de Instrutores e Examinadores de Trânsito (Enit/Enet) está em fase final de elaboração e deve ser implementado antes de 2014. O provão será obrigatório para todos os instrutores e examinadores do país, que farão um curso a distância de 60 horas antes da avaliação. Para ser aprovado, o candidato precisa ter aproveitamento de 70%. Do contrário, explicou o ministério, ele terá que passar por uma requalificação no Detran de seu estado. (Fonte/foto: Diário de PE)

Instrutores serão avaliados em ‘Enem da Autoescola’

  1. Luis Fernando disse:

    O nivel dos motoristas habilitados caiu muito depois que os Detrans passaram a exigir a obrigatoriedade da auto-escola. Antigamente as auto-escolas ensinavam a dirigir aqueles que não tinham experiência com direção. Hoje, só ensinam a passar na prova. Antigamente, os exames eram realizados na rua, com um avaliador de cara feia dos seu lado. Hoje, a prova se resume a uma pista de 200 metros e só. O uso dos retrovisores deveria ser instintivo, mas isso não é avaliado corretamente fazendo baliza, e sim no trânsito.

    1. Roberta Kelly disse:

      Bom me desculpa caro Luiz o local da prova depende muito da região…pois aqui na zona Oeste de SP o Exame Pratico é feito sim na via publica, e outra vc acha que antigamente era bom? as pessoas nem faziam as aulas, pessoas sem condições nenhuma conseguia tirar uma carta categoria D !!!! Acho que o Senhor esta muito enganado no seu ponto de vista, eu trabalho em Auto Escola a maioria dos alunos saem com uma boa base, vc não pode simplesmente tirar a responsabilidade de cada um e jogar nas Auto Escolas, a conduta de uma pessoa no transito não depende do Instrutor e sim de consciência. Tudo requer pratica o problema que antigamente o fluxo de veículos era menor, hoje é imenso as pessoas que estão iniciando tem medo, tem receio quando se depara com o transito carregado, por sua vez os motorista mais experientes ja estão estressados, não tem paciência, não sabem dar a vez, simplesmente entram nos carros e acham que são os donos do mundo, isso não é porq o instrutor não soube ensina-lo e sim porq falta respeito, falta educação!!! O Detran de São Paulo esta fazendo um excelente trabalho que continue assim procurando sempre melhorar!!!!

  2. Kenilson araujo de lima disse:

    um Instrutor e Educador de Transito, ele não pode , e nem deve se limitar apenas ensinar a passar no Detran, tanto na prática como na teórica, se tratando principalmente da parte prática, acho um papel de extrema importância, quem autoriza se o futuro condutor estar pronto ou não é o Instrutor, e não o aluno. o que temos ter, é um instrutor comprometido em ensinar a dirigir , para se tornar um motorista independente. COMPROMETIMENTO COM UM TRANSITO MELHOR. isso sim faz toda diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários