Considerado peça fundamental nas negociações na Câmara dos Deputados e no Senado para aprovar o projeto de lei complementar que permitiu a mudança nas regras de criação de novos municípios pelo país, o deputado federal José Augusto Maia (PROS/PE) esteve em Izacolândia, zona rural de Petrolina, neste último final de semana.
Recepcionado por integrantes da comissão pro-emancipação do povoado, Maia participou de uma carreata pelas ruas de Izacolândia e recebeu muitas manifestações de agradecimento.
Prefeito por duas vezes do município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do estado, o parlamentar ressaltou que a partir de agora a responsabilidade é maior por parte dos moradores, uma vez que têm de solicitar da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um requerimento subscrito por 20% da população diretamente envolvida no processo emancipacionista. E convocou famílias e representantes de igrejas, grupos de jovens e de escolas a se unirem para consolidar o objetivo.
Maia justificou que, entre as vantagens da emancipação, estão a de que as pessoas serão mais bem assistidas, pois a lei obriga que os recursos oriundos de fundos constitucionais e de arrecadações municipais sejam aplicados na região que for denominada cidade.