No mês dedicado à conscientização sobre o combate ao câncer de mama, a Prefeitura de Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, fez sua parte e promoveu várias atividades dedicadas à causa. Durante toda esta semana, uma série de ações voltadas às comemorações do ‘Outubro Rosa’ levaram informações e serviços de saúde à população.
Na cidade, uma parceria entre as secretarias de saúde e da mulher procurou sensibilizar o público feminino através de distribuição de laços rosa e panfletos informativos. Mas, além de conscientização, as mulheres de Cabrobó também puderam realizar nas unidades de saúde do município exames de prevenção ao câncer de colo de útero, exames de prevenção do câncer de mama e encaminhamento para realização de mamografia.
A secretária municipal da Mulher, Irenice Nunes, lembra que a mamografia ajuda o médico a diagnosticar várias alterações da mama, inclusive, o câncer numa fase inicial. “Esse tipo de exame permite o diagnóstico de alguns tipos de câncer de mama de 1 a 2 anos antes do médico ou do paciente poder senti-lo no autoexame, então é fundamental que todas as mulheres estejam conscientes da importância da prevenção”, finalizou.
Todas as ações desenvolvidas pela prefeitura acontecem com o intuito de alertar as mulheres sobre a importância dos exames clínicos e de mama para o combate ao câncer que diagnosticado em seu estágio inicial pode ser curado.
Outras cidades
Em outras cidades do Sertão do estado, a exemplo de Dormentes (também no São Francisco) e Araripina, a mobilização foi parecida. Em ambas, a população foi às ruas em passeata de conscientização sobre o combate à doença. o movimento contou inclusive, com a participação de lideranças políticas. Em Dormentes, a vereadora Rosarinho, e em Araripina o prefeito Alexandre Arraes.
Rosarinho é uma gata.