A Câmara dos Deputados aprovou ontem (09), em primeiro turno, a proposta de emenda constitucional que cria 7.709 novas vagas de vereadores.
A emenda obteve 370 votos a favor, 32 contrários e duas abstenções. A proposta, que já passou pelo Senado, terá ainda de ser votada em segundo turno. Hoje o País tem 51.748 vereadores. O cálculo do número de novos vereadores foi feito pela consultoria legislativa da Câmara, com base na população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2009.
A vitória dos suplentes de vereador, que há mais de um ano lutam pelas novas vagas, ocorreu depois de intensa pressão. Parte deles passou a ocupar as dependências da Câmara de terça a quinta, desde que o Legislativo voltou do recesso.
Embora o texto da emenda diga que os seus efeitos passam a valer a partir da eleição de 2008, a posse não deverá ser automática. Cada Câmara Municipal que aumentou a população nos últimos quatro anos terá de dizer se as novas cadeiras poderão ser ocupadas pelos suplentes. E há, no Congresso, a certeza de que o assunto terminará no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo presidente, Carlos Ayres Britto, já disse que não dará a posse aos suplentes.
UMA VERDADEIRA FALTA DE RESPEITO COM O POVO BRASILEIROJÁ TEM VEREADOR DEMAIS,GERANDO UMA DESPESA ENORME PARA AS PREFEITURAS O QUE VEM A ATRAPALHAR O DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES POIS ESES VEREADORES SÓ SERVEM PARA ANGARIAR RECURSOS PARA SEUS PRÓPRIOS BOLSOS FAZENDO PRESSÃO NOS PREFEITOS NOS BASTIDORES.
VERGONHAAAAAAAAAAAAAAAA…VAI RESSUCITAR O ADALBERTO BRUNO E OUTROS MAIS QUE SÓ SABEM VIVER DE MANDATO DE VEREADOR E OUTRA COISA NAO SABE FAZER.
O país não precisa de mais vereadores! Isso é um absurdo!
Meu caro Carlos Britto, essa votação da PEC foi na verdade uma manobra politica dos deputados federais para enganar os suplentes de vereadores, o próprio presidente da câmara Michel Temer não queria colocar em votação porque ele sabe que é inconstitucional, mas por pressão dos lideres dos partidos acabou colocando e emneda foi aprovada em primeiro turno, só que mesmo sendo aprovada ela só passa a valer a partir das proximas eleições, porque para efeito de constitucionalidade o prazo é de um ano antes das eleições, por isso não tem efeito constitucional eo próprio ministro Aires brito do TSE ja disse que não vai empossar nem um vereador. portanto senhores suplentes voçes foram e estão sendo enganados por esses deputados. Quem viver verar!
É uma boa para 2012 temos que começar o jogo de vôley zero a zero. Enquanto isso os suplentes ficam treinado vôley com os assesores como forma preparatória…….
Tudo isso esta acontecendo porque os que aprovaram estão de olho nas eleições de 2010.Garantindo os seus votinhos.Eta cambada de…%#&!*
UM ABSURDO, UM RETROCESSO, POR ISSO QUE NÃO VOTO MAIS EM DEPUTADO ALGÚM, SÃO TUDO FARINHA DO MESMO SACO.
É amigo Carlos Britto, só no Brasil mesmo para o TSE mandar mais do que a Constituição Federal, deveria era fiscalizar os gasto dos Tribunais Regionais Eleitorais, e pode ter certeza mais uma vez eu digo só critica a PEC dos Vereadores quem já é Vereadores ou seus Assessores muitos vão perder a boquinha eu quero ver se vai continuar uma diária desta como a da Câmara de Vereadores de Petrolina como pode um Vereador receber uma super diária de R$ 800,00 (oitocentos reais) mais esta mamata vai acabar.
Pessoal devemos nos mobilizar para evitar uma cena trágica dessa, devemos saber também que o país não precisa de mais vereador, e sim de qualificação entre eles, onde deveriamos ter um critério de seleção para os nossos representantes, que deviam no mínimo ter um curso básico de Direito, poís ha de se verificar que são eles que criam nossas leis, pois bem esse páis tem que tomar vergonha na cara isso sim, ao invèz de ficar inchando as câmaras de “ANALFABETOS”.