Farmácias da rede pública de Pernambuco e da Bahia serão informatizadas até junho de 2014

por Carlos Britto // 07 de novembro de 2013 às 08:00

Suetônio Ministério da SaúdeRepresentantes do Ministério da Saúde estão no Sertão do São Francisco para iniciar um levantamento das farmácias da rede pública de saúde. Todas elas deverão ser informatizadas até junho do próximo ano. A iniciativa faz parte do programa QualiSUS – Rede, um projeto firmado com o Banco Mundial, com a finalidade de contribuir para a organização de redes regionalizadas de atenção à saúde no Brasil.

Segundo o supervisor técnico do Ministério da Saúde, Suetônio Queiroz (foto), toda a rede interestadual Pernambuco/Bahia será contemplada com a informatização das farmácias. “Unidades básicas de saúde, o CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), a Farmácia de Pernambuco Componente Especializado do Sertão do São Francisco, além das centrais de abastecimento farmacêutico, passarão por um processo de informatização. Muitos municípios receberão recursos para comprar equipamentos, pagar profissionais especializados e internet”, explicou.

A pesquisa começará por Petrolina, a partir da segunda quinzena deste mês. O levantamento deverá identificar as necessidades da assistência farmacêutica em toda a rede. “O Ministério da Saúde contratou uma consultora para realizar a pesquisa de campo, que vai entrevistar secretários e todos os profissionais que estão envolvidos na assistência farmacêutica, desde a atenção básica até os hospitais. Na segunda parte da pesquisa, os entrevistados serão os próprios usuários”, informou Queiroz.

Benefícios

A expectativa é de que a informatização das farmácias qualifique o serviço e colabore para o uso racional dos medicamentos. “Com a implantação do QualiSUS, os profissionais já poderão ver a prescrição do médico antes mesmo do paciente chegar à unidade, a comunicação será em tempo real. Os médicos também irão saber se determinado medicamento está disponível ou não no estoque antes de receitá-lo. Nós não temos isso hoje, o que dificulta a assistência na rede de saúde”, destacou.

Para a gestora da Farmácia de Pernambuco Componente Especializado do Sertão do São Francisco, Rosalva Perazzo, a iniciativa irá facilitar a vida dos usuários. A farmácia disponibiliza gratuitamente remédios de uso contínuo e de alto custo, usados para o tratamento de doenças crônicas e raras.

“Nós já temos a estrutura informatizada, estamos em um nível avançado em relação à assistência farmacêutica. No entanto, o QualiSUS irá integrar todas as unidades, possibilitando que estados e municípios se programem e a população tenha o remédio em mãos no momento em que precisar”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários