A união entre o Partido Progressista (PP) e o novo Partido Republicano da Ordem Social (Pros) na Câmara dos Deputados aconteceu ontem (7) e transformou o novo bloco na terceira maior bancada da Casa, com 63 parlamentares. O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) será o líder da bancada, já que o seu partido tem 20 integrantes a mais que o Pros.
O vice-líder do grupo é o alagoano Givaldo Carimbão (Pros). Segundo Eduardo da Fonte, o bloco programático apoiará o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), buscando discutir o que é mais importante para o país. “Nós apresentamos uma agenda programática com pontos convergentes entre os partidos para que a união possa ter mais força na Câmara”, explicou.
Dentro dos onze itens apresentados pelo bloco PP-Pros, entram a reforma política, a reforma tributária, a defesa da saúde, a política contra as drogas e a mobilidade urbana. Além das propostas em conjunto, o novo grupo terá dez minutos do tempo de liderança na Casa. A união superou a posição do PSDB, que ocupava o terceiro lugar em número de deputados. Em primeiro lugar vem a bancada do PT, com 88 parlamentares, e em segundo, a bancada do PMDB, com 76.
Estavam na reunião a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, representando a presidente Dilma; o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). (Fonte: Diário PE/foto:Valéria Venda/Câmara dos Deputados)