Éramos assim…

por Carlos Britto // 08 de novembro de 2013 às 22:27

1441446_180782402111887_1372715885_nNo ‘Éramos Assim…’ de hoje uma foto para emocionar: padre Bartolomeu. Ele foi pároco na igreja do bairro Atrás da Banca por muitos anos. Quem nãos levou uns ‘cascudos’ de padre Bartolomeu não teve infância em Petrolina.

Ele nos deixou aos 104 anos, no ano passado, no Recife.

Trabalhou com afinco na área social, era um pai para os mais carentes em Petrolina. Foi o autor da letra e música do hino de Nossa Senhora Rainha dos Anjos. Na foto também o nosso Leãozinho, ainda com cara de garoto.

Éramos assim…

  1. Carlos Laerte disse:

    Britto. Informe, por favor, o sobrenome do Pe. Bartolomeu.

  2. pedro e lina disse:

    correto brito
    a idade que partiu estava esperando
    o perdão dos cascudo que deu
    e das moças de saia que mandava voltar.
    Deus tenha num bom lugar.

  3. Antonio Leite da Silva disse:

    Saudoso padre Bartolomeu! Já o leão ao lado, como se sabe, não envelhece! Continua presente nos momentos de Petrolina.

  4. Anete Ferraz disse:

    “Eramos Assim”, um quadro que estava faltando, princialmente pra quem não aderiu ao face que está trazendo a memória do passado para o presente “em tempo real” Muito bom, e para usar uma expressão que gosto muito “perfeito”.

    Revisitar a história e rever seus protogonistas que marcaram época é, no mínimo, nos permitir fazer viagens sem sair de casa, afagar saudades de fatos e de um tempo que não se repetirá igual porque são marcas de um tempo que já se foi.

    O “Eramos Assim”, traz de volta a história ,e dá de presente a nossa memória. .Amei. Saudades do nosso querido padre e a alegria de rever a juventude do nosso queridíssimo Leãozinho.

  5. malan calazans nunes disse:

    A este homem devemos a remoção da invasão Vila Papelão nas proximidades do parque Brasil no nível abaixo do cais em frente ao Rio. Foi com sabedoria, humildade e perseverança que este sacerdote convenceu aqueles moradores dos benefícios que teriam com a nova área residencial,dotada de água e luz e etc Tudo ocorreu em paz.

  6. Nascido no Dom Malan disse:

    Moças de saia ou de blusa de alças não comungavam e a Igreja era lotada,infelizmente derrubaram o antigo Templo.Saudades daquele tempo.

  7. Cicero Leite disse:

    Hoje não moro em Petrolina,mas conheci o Padre Bartolomeu. Lembro-me que na década de 60,a Diocese daquela localidade doou para cada sacerdote a ela vinculada, um Fusquinha e o Padre Bartolomeu recusou comentando o seguinte: Não preciso de carro,pois se eu pretendo ir em qualquer lugar paro o primeiro que surgir na minha frente e falo: Me leva em tal endereço.

    Um grande abraço Carlos Brito! Foi muito boa essa homenagem prestada ao Padre que Petrolina jamais o esquecerá.

  8. Jeronimo Neto em São Luis-MA disse:

    Realmente é de emocionar. Parabenizo o blog pelo quadro “éramos assim…” pois mantém via a memória de nossa cidade.

  9. Possidio Mousinho disse:

    Na minha infancia tive o prazer de conhecer o nosso saudoso Pe.Bartolomeu,Uma pessoa humana e caridosa, Alem de Padre era Professor de Filosofia…

  10. João Paulo Coelho disse:

    Por trás de Pe Bartolomeu me parece Dr Alexandre Mota Carlos
    Brito.

  11. Maria Auxiliadora Pereria disse:

    Parabéns pela iniciativa.
    Pe Bartolomeu foi, também, nosso confessor, no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Residir mts anos fora de Juazeiro. Minha caçula foi batizada por ele, na igrejinha atrás da banca, onde era pároco. Grande pastor!!! Leãozinho, nosso leão de chácara, responsável por nossa ida para o Colégio Auxiliadora e vinda para casa, no ônibus da Joalina. Caso houvesse alguma bagunça, feito que raramente não acontecia, retornava o ônibus para o Colégio e nossos pais eram avisados para ir buscar-nos. Saudade desse tempo.

  12. Zerc Viceniti disse:

    Conheci o padre Bartolomeu muito bem! Foi meu prof. de Latim na FFPP. Assisti várias missas dele. Um ser humano muito inteligente. Que Deus o tenha junto de si.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários