Desde o mês de janeiro a administração municipal vem mudando o aspecto estrutural e de funcionamento do Mercado do Produtor em Juazeiro. Para o gerente-geral, Josival Barbosa, alguns ajustes precisam ser realizados para atender as necessidades de usuários e permissionários. Uma das primeiras metas é a de se fazer o trabalho de recuperação do piso do pátio.
“Toda época de chuva, ou com o passar do tempo, o piso do pátio se deteriora, inclusive com a circulação de caminhões pesados. Nos próximos dois dias começarão os trabalhos de construção do sistema de drenagem e recuperação do pátio. Desde o mês de agosto algumas intervenções foram realizadas, a exemplo da recuperação das grades e da melhora do aspecto físico com reforma e pintura. Todos os trabalhos serão efetuados com recursos próprios”, informa Josival.
Um outro problema antigo, que a direção do Mercado enfrenta, é com relação à questão de limpeza. “Assim que assumimos a direção em janeiro, encontramos oito pessoas trabalhando com cinco caixas coletoras. Era uma equipe que não tinha a mínima condição de atender às necessidades. Fomos obrigados a aumentar o efetivo para dezoito pessoas, aumentamos o número de caixas coletoras para onze, incluindo duzentos tambores”.
A direção recebeu, recentemente, recomendações do Ministério Público Estadual para que se adequasse às normas de limpeza estabelecida pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com a recente inauguração do matadouro, o mercado terá que seguir os mesmos padrões de higiene. “Encaminhamos para o Ministério Público informações referente às medidas que estão sendo adotadas diante dos padrões exigidos”.
“São mais de 400 carroceiros que tiram o sustento de famílias trabalhando aqui e não poderíamos tomar uma decisão sem encontrar outros meios adequados para que possam manter o sustento. Estaremos desenvolvendo projeto em parceria com a o Banco do Banco, através do projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), que tem como um dos principais objetivos financiar a aquisição de carrinhos padronizados para que possam continuar trabalhando”, enfatiza.
O Ministério Púbico e a Vigilância Sanitária já disseram: ou tiram as carroças ou fecha o Mercado!, aha e por falar em Mercado, cadê o novo Ceasa e Juazeiro que iam construir???? vou perguntar mais ainda, cadê a ponte, os acessos com 5 viadutos, 5 rotatórias…??? pelo que eu soube, pelo menos esse acesso ai miuo, a verba foi cortada com os cortes do FPM, agora cadê bancada baiana? cadê os deputados? não confundam acesso, com a conclusão da ponte até encostar na orla, pois esta está garantida, mas como relatei antes, as verbas dos acessos foram cortadas!!! abram o olho!! acho que as autoridades irão se sentir pressionadas a der uma resposta a comunidade, não terão verba para os acessos e vão fazer uma rampinha igual as ja existentes, só pra calar a bocada população e fugir da pressão. Ê Juazeiro,alegria de pobre dura pouco! por falar nisso cadê a Praça da Juventude???? já ouvi comentários de que não será construída mais no local antes indicado, proximo as estações de Piranga. já vi que só tem conversa!
ja era tempo!
INFELIZMENTE MUITA GENTE NÃO TEM IDEIA DA GRANDEZA QUE TEM O MERCADO PRODUTOR DE JUAZEIRO QUE CHEGA A MOVIMENTAR 800.000.000 MILHÕES DE REAIS POR ANO,EM MUITOS LUGARES OS MERCADOS FUNCIONAM 24 HORAS, ISSO NÃO ACONTECE EM JUAZEIRO ,O MERCADO DE JUAZEIRO TEM CAPACIDADE PARA FUNCIONAR 24 HORAS SO PRECISA DE ALGUNS AJUSTES PRINCIPALMENTE NA ILUMINAÇÃO QUE É HORRIVEL,OUTRA COISA OS CARROCEIROS PRECISAM PASSAR POR UM CURSO PARA SABER LHE DAR MELHOR COM O TRANSITO PRINCIPALMENTE ALI QUE FICA A BEIRA DE UMA BR- FEDERAL,SERIA INTERESSANTE TAMBÉM QUE AS CARROÇAS FOSSEM PINTADAS COM CORES LUMINOSAS QUE A NOITE REFLETISSEM,JA NA PARTE INTERNA SERIA INTERESSANTE DEICHAR UM SO MÃO PARA TRANSITAR LA DENTRO DO MERCADO UMA SAIDA E UMA ENTRADA IRIA CONTROLAR MELHOR QUEM SAI E QUEM ENTRA E NÃO IRIA FICAR CONGESTIONADO DE CAMINHÕES INDO E VINDO PARA TUDO QUE É LUGAR.
Bom ver que Juazeiro está crescendo com boas noticias!