Marcado para acontecer de 28 a 30 de novembro no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro, o 2º Congresso Imip de Saúde Integral trará como um dos temas, este ano, a importância do diagnóstico de morte encefálica. Quem irá ministrar um curso sobre o tema é a neurocirurgiã do Hospital Pelópidas Silveira/Imip, Dra.Carolina Martins.
O curso pré-Congresso, disponível para os participantes do Congresso, será realizado no dia 28 de novembro. Segundo a palestrante, a morte encefálica é o diagnóstico mais importante em que um profissional de saúde pode estar envolvido. “O conhecimento acerca da morte encefálica tem desdobramentos para a disponibilidade de leitos de tratamento intensivo e também para a doação de órgãos e tecidos. Nesse curso os participantes terão plena oportunidade de dissipar dúvidas e adquirir conhecimentos específicos que deem suporte a uma prática embasada”, explica Dra. Carolina Martins.
Vale destacar que atualmente a região se destaca pela atuação da Organização de Procura de Órgãos de Petrolina (OPO), em funcionamento no Hospital Dom Malan/Imip, que atua buscando a melhoria do processo de doação/transplante, o aumento do número de notificações de morte encefálica, da efetivação de doadores e, consequentemente, do número de captações de órgãos.
Algumas unidades de saúde da cidade já realizam a captação de órgão. Ainda sobre o tema, Dr. Carolina explica que durante o curso a equipe do Hospital Pelópidas Silveira/Imip detalhará os aspectos ético-legais e clínicos desse diagnóstico, salientando o papel de cada membro da equipe multiprofissional de saúde no processo. As informações são da assessoria do evento.