Mais uma recente operação da Polícia Militar em Petrolina, por meio do 5° Batalhão, apreendeu diversas aves silvestres no Ouro Preto, zona oeste da cidade. As espécies foram encontradas expostas na feira livre do bairro, em condições precárias de sobrevivência.
Dois vendedores responsáveis pelas aves conseguiram fugir.
Na ação, coordenada por dois PMs, foram resgatadas 27 aves – entre um cabeça vermelha, um cancan, um pássaro preto e uma golinha.
De lá as espécies foram conduzidas para o Centro de Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), onde receberam tratamento para serem reintroduzidas à natureza.
Vale lembrar que o comércio de animais silvestres é crime previsto em lei (n° 3.179 de 21 de setembro de 1999). O órgão responsável pela autorização ou não de criadouros é o Ibama. (Foto/divulgação)
Certo, esta cumprindo a lei! porem ali perto existe boca de fumo, roubos e esse dois PMs preocupados com as aves?! e ainda não conseguiram prender o “proprietários das aves”, é brincadeira.
Não é novidade nenhuma o comércio de animais silvestre nas feiras de Petrolina. Se houver fiscalização rigorosa, toda semana será noticiado apreensão de animais aqui no blog. Seria interessante apreender animais também nas residências. Como? As agentes de saúde quando estiverem em visitas nas residências anotariam aonde têm esses animais e informariam as autoridades. Munidos de um “mandado” judicial a polícia agiria para o bem da natureza. Uma ideia para ser analisada.
Se há boca de fuma aqui ou ali, o fato de comercializar/criar aves silvestre que é um crime, não pode ser passado despercebido, já vi inclusive ser comercializada na feira da areia branca, pintor de saíra, que é ave na lista dos com risco de extinção ser vendido na feira, tem que intensificar a fiscalização! Animais silvestres não podem ser comercializados nem criados sem autorização do IBAMA.
Tem que prender quem cria aves , tudo um bando de mala . Parabéns aos pms .