O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20), será o ponto alto das comemorações do Novembro Negro em Juazeiro. Durante o dia, oficinas serão realizadas em escolas do município e, a partir das 17h, a programação acontecerá na Lagoa do Calú, com apresentações, debates e shows musicais.
Nesta terça-feira (18), equipes das Secretarias de Desenvolvimento e Igualdade Social (Sedis) e a de Cultura e Juventude (SCJ) realizaram, no Colégio Modelo, a palestra “Extermínio da Juventude Negra”. De acordo com a secretária da Sedis, Célia Regina, a iniciativa pretende discutir, junto à população, a importância de políticas públicas acerca da promoção da igualdade racial.
Na programação de amanhã, às 19h30, haverá um debate musical com o tema “Discriminação da Mulher Negra”, com um show de Rogério Pilé e convidadas. O encerramento será às 21h, com a apresentação da Banda Giramente.
O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em todo o Brasil em 20 de novembro e surgiu na segunda metade dos anos 70, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo. O dia homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no país. (Foto/divulgação)