Grupo de jovens do Roçado luta por melhorias para comunidade e já ganha apoio

por Carlos Britto // 21 de novembro de 2013 às 08:20

grupo jovens roçado_640x360Uma iniciativa idealizada por estudantes da Escola José Fernandes Coelho, no Roçado, área ribeirinha de Petrolina, pretende conscientizar de cedo a comunidade a exercer seu direto de cidadania. Há duas semanas o grupo de jovens promoveu um encontro com algumas autoridades políticas do município para debater os problemas existentes no Roçado. Eles reivindicaram sobretudo a construção de equipamentos de lazer, a exemplo de praça e quadra poliesportiva. A maior preocupação dos estudantes é com os homicídios na localidade. Recentemente ocorreram três.

Um dos motivos está associado ao consumo de drogas, justamente porque não há no Roçado alternativas saudáveis para distraírem os moradores – sobretudo os mais novos. Representante dos ribeirinhos na Casa Plínio Amorim, o vereador Adalberto Filho ‘Betão’ compareceu ao encontro do grupo, juntamente com Manoel da Acosap e Ronaldo Cancão. Um representante do Executivo foi convidado, mas não pôde comparecer.

O resultado, no entanto, não tira o ânimo das estudantes Vitória Silva, 14 anos, e Agna Nascimento, 13. Integrantes do corpo diretor do grupo de jovens, elas avaliam de forma positiva o trabalho que vêm realizando. “Já temos 30 associados”, conta Valéria.

Agna reforça as palavras da colega ressaltando que o grupo já planeja um novo encontro no Roçado, agora para cobrar providências em relação à água tratada – que ainda é sonho de consumo no Roçado. Antes disso, um documento elaborado sobre a reunião anterior será enviado aos poderes constituídos do município. Elas querem, desta vez, uma presença maior das lideranças políticas de Petrolina.

Para o professor Anísio Cavalcanti, que leciona na escola, o trabalho do grupo revela o grau de comprometimento que as jovens já possuem para lutar por melhorias em sua comunidade. “É um trabalho consciente, que tenta trazer para o debate todos que têm responsabilidade com o Roçado”, avaliou.

Problemas

O vereador Betão também concorda. Segundo ele, essa é uma oportunidade que tem de mostrar à comunidade o seu papel de legislador. “Essas reivindicações fazem parte, e procuramos mostrar a eles que temos procurado fazer o nosso trabalho”, frisou. Betão disse ainda que outros problemas atingem o Roçado. Um deles, por exemplo já cobrou: a presença do carro do lixo pelo menos duas vezes na semana. “Vamos brigar ainda pela iluminação pública no corredor do Roçado, reforço na segurança pública e pela reativação do posto de saúde”, complementou.

Betão adiantou uma boa notícia: a quadra poliesportiva, que teve emenda do deputado federal Fernando Filho (atualmente prefeito diplomado de Petrolina), já tem área definida e não deve mais tardar a ser construída.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Como teria votos se o próprio Guilherme tem pouca representatividade. No mais, o vereador é de pouco trato. Ignorante na…