Artigo: Que esperança pode ter o cidadão?

por Carlos Britto // 22 de novembro de 2013 às 21:30

FF2Depois de, na noite dessa quarta-feira (20), serem diplomados como prefeito e vice-prefeito de Petrolina, o ainda deputado federal Fernando Filho (PSB) e o advogado Gennedy Patriota (PTB) teriam, assim que tomarem posse dos cargos municipais , um enorme desafio a enfrentar: colocar em equilíbrio a realidade de um município que está entre os quatro maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do estado, mas encontra-se entre os piores indicadores sociais e de investimento de Pernambuco, segundo o IFGV – Índice Firjan de Gestão Fiscal.

Governada pelo então prefeito Julio Lóssio(PMDB) durante os quase cinco últimos anos – gestor que acaba de receber resposta negativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto ao pedido para voltar ao cargo, depois de ser cassado pelo TRE por crime eleitoral – Petrolina sempre foi considerada a ‘Califórnia’ do sertão nordestino. Ostentando o 3º PIB agropecuário do país, o cidadão petrolinense, no entanto, viu, nos últimos anos, Petrolina entrar em colapso, a ponto de encontrar-se, neste momento, entre as 15 piores cidades pernambucanas em dívida pública – no índice de zero a 1, Petrolina aparece com apenas 0,368 (classificada como gestão crítica da dívida pública do município, segundo o Sistema Firjan.

E a matemática é simples: como a quarta maior economia de Pernambuco está entre as 15 piores em desequilíbrio das contas públicas?

Esse é só um dos graves desafios dos novos prefeito e vice que estarão assumindo a gestão do município.

Enumerar os dramas vividos por Petrolina neste momento não é difícil, sobretudo porque a população é testemunha-padrão do que os números frios revelam. E, naturalmente, os novos gestores estarão expostos à ansiedade que essa população vem acumulando ao longo desses anos. 

A saúde pública em Petrolina, por exemplo, aparece entre as piores do estado de Pernambuco, de acordo com o IFGV – Petrolina ocupa o lugar 140 entre os 177 municípios pernambucanos (ver tabela abaixo) . Como tem sido gerido o dinheiro público da Saúde na cidade? O município já recebeu mais de R$ 43 milhões (de acordo com a CGU) este ano, só em convênios federais, mas há um colapso na Saúde petrolinense, mesmo com a intervenção do estado. Tais números refletem no caos diário dos cidadãos – embora o discurso da gestão municipal nunca tenha assumido essa realidade.

Além de administrar a ansiedade que a população de Petrolina vive agora, ante tanto descaso, Fernando Filho e Gennedy Patriota terão muito a fazer.,Primeiro, precisam extirpar o câncer da má gestão que vem sendo realizada na cidade.

O Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF) apontou, em março deste ano, que Petrolina aparece entre os 65% dos municípios do Nordeste que não têm gerido bem as receitas , que não têm investido na qualidade de vida dos cidadãos. Os dados apontam que 2006 e 2008 foram os anos de pico de investimento na cidade. Depois disso, os índices ficaram entre crítico e insuficiente. Vê-se, portanto, que gerir bem as riquezas do município e apagar os rastros de descaso e de incapacidade deixados pelo governo Lóssio são essenciais agora.

E que esperanças podem ter os cidadãos petrolinenses neste momento de transformação política? Que haja, também, transformação socioeconômica.

Funcionários públicos (sobretudo da educação e da saúde) desmotivados e desvalorizados, Cultura sepultada, compulsivas vendas de bens públicos da cidade (quase que o estádio Paulo Coelho e o Matadouro já se foram também) sem a clareza do uso do dinheiro da transação, desvios de finalidades e suspeitas de mau uso de verbas públicas, mobilidade urbana inexistente, contexto urbano em pane, com trânsito caótico e transporte público sob comando de contratos discutíveis, ruas sujas, esburacadas como jamais se tinha visto, Educação de números camuflados, setores da prefeitura sob indicação de indisponibilidade de bens pelo Ministério Público Federal, por suspeitas de corrupção em licitações ligados à festa junina realizada pelo prefeito…

A lista de mazelas é muito longa. Mas a coragem de trabalhar tem que ser maior que tudo isso. No sentido financeiro, o novo governo precisa resguardar-se e convocar uma auditoria junto ao Tribunal de Contas do Estado, a fim de implantar transparência na gestão pública de Petrolina, colocando à luz o que tem estado sob a obscuridade de quem parece ter muito a esconder.

 Não há como recuperar a confiança da população, depois do trauma vivido pela falta de transparência, se não se instaurar clareza agora. É intenso o desafio. Petrolina precisa renascer das cinzas. Precisa voltar a pulsar e orgulhar o cidadão que aqui vive.

E, como é um povo de grande esperança e de grande força também, ajudará a cidade a sair dos escombros.

Vera Medeiros/Blog Folha

PS: A matéria foi escrita antes da decisão de reconduzir o prefeito Júlio Lóssio de volta a Prefeitura de Petrolina

Artigo: Que esperança pode ter o cidadão?

  1. Jair Lima disse:

    Só um ou uma anéncefalo para acreditar que uma cidade que disponibiliza apenas uma ambulância como investimento em saúde pode ter uma saúde pública melhor do que Petrolina. Para o bom intérprete, não bastam os números para se chegar a uma conclusão sobre um fato, necessário se faz entender a metodologia.

  2. Pedro Henrique disse:

    Só ingênuos acreditam que Petrolina encontra-se em 140º na saúde no Estado de Pernambuco. Qual município deste Estado tem 3 grandes hospitais públicos: UPA-e, EX-HUT e HDM; 4 grandes hospitais particulares: HGU, HIC, Neurocárdio; Memorial; 22 AME’s, fora dezenas clínicas? Toda essa falácia se desmancha quando se sabe que Petrolina avança ano a ano no PIB, já ultrapassamos Caruaru e estamos perto de ultrapassar Olinda. Como o município vai mal se milhares de lojas, shoppings, empresas e empreendimentos se instalam na cidade? Como vamos mal se Petrolina é campeão de geração de empregos com carteira assinada, 54 mil, o dobro de Juazeiro, 27 mil? Se vamos mal por que a frota de veículos não para de crescer? Como vamos mal se a população de Petrolina é a cidade que mais cresce no Nordeste? Entre dados reais e índices desprovidos da realidade, fico com o primeiro.

    1. Claudius Lima disse:

      É porque este PS não conhece a realidade de cidades como Cabo, Caruarú, Paulista e outras que vem recebendo obras estruturadores e que oferecem milhares de empregos (são fábricas de carros, vidros, baterias, pneus, informática, bebidas e muitas outras). Qual a fábrica implantada aqui a não ser a corrupção e da vergonha? Petrolina lamentavelmente parou no tempo e no espaço. Quem é daqui como eu sou, é que sabe o quanto nossa cidade deixou de ser grandiosa, a cidade que sempre nos orgulhou e agora vive mergulhada em escandalos, rejeição de contas e o carro chefe – super faturamento. Esse crescimento a que vc se refere deve ser levado para o chiqueiro onde vc nasceu.O que queremos é uma cidade livre de corrupção, com prefeito e secretários competentes e trabalhadores, comprometidos e com amor à cidade, que não pensem só em super faturar São João.

      1. um alguem disse:

        não sou contra nem a favor do governo Lóssio, + Petrolina não recebe frabricas por omissão do governo do estado, se o governo de Eduardo Campos pensa um pouco nos ELEITORES de Petrolina, traria + indústrias para a cidade e não ficaria tentando “puxar” as que querem vir pra cá para a RMR (Região Metropolitana de Recife), se viesse indústria para cá niguem segurava agente (Petrolinenses e sertanejo em geral)

    2. maria josefa filha disse:

      Fala quem sabe. Valeu. Isto é o que eu vejo também. E agora esperem aí mais três anos quem sabe dar certo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ainda vamos analisar o indicado de Dr.Júlio.kkkkkkkkkkkkkkk

  3. quanta tristeza disse:

    Todas palavras que eu usar aqui não vão conseguir expressar a imensa tristeza que estou sentindo aqui com essa decisão dessa ministra de voltar atrás no que ela já havia declarado “abuso de poder”, o mais triste ainda é saber que esse, se é que podemos chamar de prefeito, mas cassado é claro, está voltando ao cenário de nossa prefeitura para acabar de destruir a nossa cidade. Eu não entendo, como ainda existem aqueles que não conseguem enxergar o mal que esse gestor fez a Petrolina. Mas continuo com a fé de que DEUS pelo o bem da população vai iluminar a cabeça das autoridades para que no julgamento do pleno da suprema corte eleitoral do país eles expulsem de uma vez essa tormenta de nossa cidade e com ele todos os seus secretariados para que a gente nunca mais lembre desta gestão que foi a pior de todas que já vi em minha vida. Que venha logo, pois quem rir por último rir melhor.

    1. ane disse:

      Ta triste vai ajudar um morador de rua, vai visitar um doente e velhinho abandonado, uma criança numa Instituição carente, um dependente químico, um presidiário, para tu saber o que é tristeza. tem gente que não tem o que fazer mesmo viu.

  4. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    ESPERANÇA NÃO HA MAIS,QUEM PRECISA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS EM PETROLINA FICA A VER O SOL NASCER QUADRADO.OS QUE DEFENDEM O TODO PODEROSO DE ALGUMA COISA É RECOMPENSADO.PODE VER QUE SÃO AS MESMAS CARAS COMEMORANDO A DERROTA DO POVO DE PETROLINA E AINDA TEM SIMPLES MORTAIS QUE DEFENDEM ESSE MOÇO.SABE QUANDO ELE SERÁ CASSADO,NUNCA PORQUE ELE TEM OS PODEROSOS DO LADO DELE,ELES É QUEM DECIDEM O QUE É MELHOR PRA ELES E NÃO PARA POPULAÇÃO,JÁ PENSANDO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.ELE PODE COMEMORAR PORQUE A LEI ESTÁ DO LADO DELE,MESMO ELE AFRONTANDO OS HOMENS DA LEI:

    VEJAMOS:O QUE DIZ OS HOMENS DA LEI QUANDO FOI POSTADO ISSO NO FACEBOOK.
    16 de novembro via celular
    Um dia, quando os governantes não mais indicarem ministros e desembargadores, quando tribunais de controle não tiverem mais o dedo político patrimonialista nas suas indicações.Neste dia, de fato, poderemos pensar em um país mais justo.

    O QUE DIZ A LEI das eleições,QUANDO OS VIDEOS POSTADOS NAS REDES SOCIAIS SÃO VERDADEIROS COMÍCIOS.
    Digo pra todo mundo escutar,que recebam o dinheiro que eles vierem lhe oferecer mais votem no 15,porque o 15 é que não é de cabresto.
    Digo e não guardo segredo.
    tinha alguns empresários que estavam acustumados a mandar em prefeito e eu quero dizer e não guardo segredo,eu quero chegar a prefeitura de novo com o voto do povo,com o voto de empresários não precisa se preocupar não.vereador ……………. uma vez me disse se esse prefeito trouxer as escrituras vai ter o meu voto.

  5. Gerson disse:

    Armaria Britto isso é verdade!!! E assim Fernando Filho e Gennedy Patriota foram dormir prefeito e vice e acordaram sem cidade nenhuma pra governar… A justiça será feita.

  6. Patrick disse:

    Foi uma vitória da democracia, gostando ou não, a vontade dos votos deve ser respeitada! Errado é querer casar com uma mulher que não gosta de você, no caso, era o que a coligação do PSB queria, casar com uma cidade que não a escolheu como prefeito..

  7. Paulo disse:

    Uma coisa posso falar, vamos respeitar a justiça, agora, a decisão do eleitor foi outra, somando os votos de Júlio e Odacy +ou- 100 mil votos, FBC Filho =ou-40, então deixa bem claro que Petrolina não deseja ele como prefeito.

  8. ALBERTO DE RAJADA disse:

    FERNANDO PAI E FILHO GONZAGA PATRIOTA E RANILSON QUE SO PREOCUPA CASSAS PREFEITO QUE DEU LAVAGEM DE VOTO NO SEU CANDIDATO A PREFEITO….. TRAZER MEDICO, TRATOR, PATRÓOU MAQUINA DE FURAR POÇO… ESSE CANDIDATO E SEUS POLITICOS ELETOREIROS FIZERAM NO ANO DE 2012 POR QUE NÃO CONTINOU LIPANDO ESTRADAS FURANDO POÇOS DANDO TRATOR SILADEIRA AS ASSOCIAÇÃO CAIXA D´AGUA PARA POVO. FORAM PROCESSAR POR QUE JULIO DEU O DOCUMENTO DE POSSE DE UM TERRENO, QUE VOCÊS GANHAVA ELEIÇOES TODAS AS VEZ COLOCANDO TRATOR PARA MEDOTRAR OS MORADORES. POR QUE VOCÊS NÃO DOU ESSE TERRENO LOGO C/ DOCUMENTOS. FERNANDINHO FAR TERMINAR SEU CARGO DE DEPUTADO QUE VOTEI PARA DEPUTADO.

  9. Bráulio Wanderley disse:

    Brilhante análise da amiga e companheira da Educação Vera Medeiros.

  10. Chico disse:

    Petrolina esta é triste com o retorno do cassado – Da gestão do atraso, da perda de oportunidades, da alocação de verbas de áreas essenciais como a educação para realizar um são João de milhões enquanto a zona rural e município padece com a falta de água, da ineficiência, do desmanchar o que esta feito (pavimentação da orla 2), enquanto tantos bairros precisam de pavimentação, Petrolina do lixo acumulado, do achismo e descaso com o trânsito, da falta de iluminação…. e também do analfabetismo político de muito de seus habitantes que não enxergam esta situação, não podem estes de forma alguma ter o mínimo de bom senso.

    Um homem que deixa a zona rural na situação de seca e calamidade que se encontra, retira dinheiro de áreas prioritárias par promover festas desmedidas e com indícios de desvios. demonstra o mais triste descaso para com o próximo….deveria lavar a boca para citar o nome de Deus.

    Acorda Petrolina!

  11. ANA CRISTINA disse:

    TRISTEZA É O SENTIMENTO QUE INVADE OS HOMENS DE BEM DE PETROLINA. SABEMOS QUE DEVE TER HAVIDO MANOBRA POLÍTICA. MAS, MAIS FORTE QUE DEUS, NIMGUEM! CONFIO QUE JUSTIÇA SERÁ FEITA E QUE JULIO, QUECONTINUA CASSADO, SAIRÁ O MAIS BREVE POSSIVEL. EU ACREDITO EM DEUS! FORÇA E CORAGEM FERNADINHO E GENEDE E NÃO BAIXEM A GUARDE! DEUS É O MEU REFUGIO E A MINHA FOR

  12. maria silva rodrigues disse:

    São hipócritas aqueles que pensam que com seus comentários enganam o povo Petrolina sempre viveu o dilema do “mandonismo”, das práticas expúrias do abuso do poder econÔmico,político e centralismo, a diferença é que muitos eram subservientes ao poder, o que incomoda é o não coelho na prefeitura, eles acham que só eles são competentes e pode mandar, l´´ossio está pagando caro por isso, cadê o prefeito de Dormentes que foi flagrado comprando votos? porque ainda não foi cassado, ah perdão ele é do PSB

  13. Antonio disse:

    Se Petrolina está esse lixo todo, é umas das piores cidade do Brasil como deixa claro essa blogueira, porque então que ela veio trabalhar e morar em Petrolina?, porque não ficou lá em Juazeiro?, porque que o curso dela é aqui em Petrolina?. Uma cidade com os piores índices possíveis, porque cresce tanto? Quantas pessoas( como vc) vem morar e trabalhar em Petrolina? muito estranho não acha? Pense um pouco ou então compare com Juazeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Como teria votos se o próprio Guilherme tem pouca representatividade. No mais, o vereador é de pouco trato. Ignorante na…