Alagoinhas (BA) – Segunda maior cervejaria do país e a única grande empresa com capital 100% nacional do setor, o Grupo Petrópolis, que tem como carro-chefe a Itaipava, passará a abastecer o Nordeste a partir deste município, localizado na Região Metropolitana da Bahia, a cerca de 110 quilômetros de Salvador.
A inauguração da fábrica aconteceu na tarde desta sexta-feira (22) e foi comemorada à altura dos investimentos – em torno de R$ 600 milhões num período de cinco anos, que podem chegar a R$ 1,1 bilhão a partir da distribuição dos produtos do grupo. Várias autoridades, entre elas o governador Jaques Wagner e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a senadora Lídice da Mata e alguns secretários do governo do estado prestigiaram o evento, que foi comandado pelo apresentador de TV e publicitário Roberto Justus.
Momentos antes da solenidade, o diretor de mercado do Grupo Petrópolis, Douglas Costa, apresentou números da unidade fabril de Alagoinhas numa coletiva de imprensa (da qual este Blog participou).
Segundo Costa, a fábrica tem capacidade para produzir 6 milhões de hectolitros/ano e deve gerar 600 empregos diretos e 3 mil indiretos, além de outros 3 mil com o escoamento da produção. A unidade abastecerá os mercados da Bahia, Alagoas e Sergipe. Mas, nesse primeiro instante, três municípios pernambucanos – Petrolina (no Sertão), Caruaru (no Agreste) e Jaboatão dos Guararapes (na Região Metropolitana do Recife) – também receberão os produtos de Alagoinhas até que a outra unidade do grupo em Itapissuma, na Região Metropolitana, seja inaugurada. A previsão é de que isso aconteça em cinco meses. “A estimativa é de que existam mais de 300 mil pontos de venda no Nordeste. É muita cerveja e precisamos produzir muito mais. Até o ano de 2020 pretendemos cobrir todo o território nacional”, informou.
Tendo como um dos destaques a tecnologia (adquirida da alemã Krones AG), já que é considerada a mais moderna da América Latina, a unidade no município baiano chega rodeada de otimismo dos seus diretores em alavancar as vendas no Nordeste. Mas não é só com isso que o Grupo Petrópolis se preocupa. A fábrica da Itaipava também vai investir em outras áreas. Uma deles é a ambiental, já que usará 50% menos água e reciclará 98% dos resíduos. “Vamos interagir com a comunidade local através de programas sociais nas escolas”, revelou o diretor, acrescentando que o investimento em Alagoinhas, num momento em que o país atravessa um período de turbulências, e uma “aposta” do grupo na recuperação da economia brasileira, que já dá sinais positivos.
Lula
Convidado ilustre do evento, o ex-presidente Lula chegou ao local acompanhado do governador Jaques Wagner. Ambos receberam palavras carinhosas do presidente do grupo Petrópolis, Walter Farias, o qual destacou que sem os incentivos dos governos federal e estadual seria quase impossível viabilizar o investimento. Empolgado, o prefeito de Alagoinhas, Paulo César, também ressaltou o papel das lideranças políticas do estado e não mediu palavras para elogiar Lula. Chegou inclusive a quebrar o protocolo, chamando o ex-presidente ao palco.
Em seu discurso, Lula lembrou os investimentos nos oito anos de seu governo que ajudaram a tirar o país da estagnação. Lembrou ainda que os empresários brasileiros “nunca ganharam tanto dinheiro”em sua gestão e enalteceu os esforços do presidente do Grupo Petrópolis. “Precisamos acabar com essa síndrome de ‘vira-latas’, achando que tudo o que é bom vem de fora. O Nordeste vai beber a melhor cerveja produzida neste país”, ressaltou.
O governador Jaques Wagner não perdeu a oportunidade de comentar os investimentos no setor industrial conquistados pelo estado. Segundo o gestor, no mês passado a Bahia teve um crescimento dez vezes maior no setor que o país. E de julho de 2012 a julho de 2013, o desempenho foi ainda mais eficiente: 30 vezes maior (0,2% do Brasil ante 5,9% do estado). Em seguida, rasgou elogios a Walter. “Você mostra a seus funcionários que é possível sair de um distribuidor de bebidas a um grande empresário nacional”, disse.
Após a solenidade, o Walter acompanhou Lula, o gover nador e o prefeito para conhecerem as instalações da fábrica, chegando inclusive a brindarem com cerveja que ainda estava sendo engarrafada (foto).
Além da Itaipava o grupo tem outras marcas conhecidas, entre elas o energético TNT. O lutador de MMA, Cigano, e a ex-jogadora de basquete Hortência também foram convidados para evento. O Grupo Petrópolis é patrocinador oficial de Cigano e da Liga de Basquete Feminina, atualmente presidida por Hortência.
Pra que marketing melhor: “Lula bebendo Itaipava!”
Nota mil, a ltaipava premium é o bicho.
em breve central de distribuição em JUAZEIRO… \o/