Justiça Federal manda Eduardo Campos afastar secretário de Saúde por relação com o Imip

por Carlos Britto // 26 de novembro de 2013 às 17:09

Figueira Sec Saúde PEO juiz da 1ª Vara Federal, Roberto Wanderley, determinou o afastamento imediato do secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Figueira (foto), em resposta a uma ação popular impetrada pelos médicos Liliane Peritore e Antônio Jordão (ex-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco).

No processo, os profissionais alegaram que Figueira não poderia assumir a função, já que presidiu o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) – que possui diversos contratos com o Governo do Estado -, mantendo até hoje “íntima relação” com a entidade.

Além de decidir pelo afastamento, o magistrado determinou a reabertura do Centro de Transplantes de Medula Óssea (CTMO) do Hemope, fechado desde o dia 1º de dezembro de 2011, quando o governador Eduardo Campos (PSB) decidiu transferir para um hospital do setor privado pacientes sub a tutela do Estado que precisavam do transplante.

“O fato do secretário nomeado dispor de laços com a instituição em relação a qual tem o vínculo temporariamente suspenso, mesmo em tese, retira toda a isenção na escolha dos hospitais e serviços a serem contratados/conveniados por parte da Secretaria de Estado da Saúde, por ele ora comandada”, destacou o juiz, na sentença. (Fonte: JC Online)

Justiça Federal manda Eduardo Campos afastar secretário de Saúde por relação com o Imip

  1. lorena s s faizão disse:

    ATÉ QUE ENFIM UMA DECISÃO JUSTA ,PORQUE O IMIP COM O APOIO DO SECRETÁRIO ESTADUAL TÁ MANDANDO NA SAÚDE DOS PERNAMBUCANOS SEM DIREITO DE ESCOLHA.

  2. Jair Lima disse:

    Uma coisa é ser amigo do rei; outra, adversário.

    1. Rafael disse:

      Use um termo mais nordestino para definir o Sr. Eduardo campos, use coroné!

  3. João José disse:

    Depois de quase 8 anos, só agora acontece isso? Isso comprova que em nosso estado não há oposição.

  4. SINDSAÚDE disse:

    NÓS SERVIDORES DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE , LOTADOS NA VIII REGIONAL DE SAÚDE E FILIADOS AO SINDSAÚDE FICAMOS FELIZES COM ESTA DECISÃO POIS VIVEMOS NA LUTA CONTRA ESTA ARBITRARIEDADE DO SENHOR GOVERNADOR EM ENTREGAR A SAÚDE ´ DO ESTADO NA MÃO DE UM EMPRESÁRIO QUE SÓ VISA LUCRO E NÃO Á ASSISTÊNCIA DA POPULAÇÃO.
    PARABÉNS!

  5. dani disse:

    Realmente este empresário só visa lucro,fui demitida trabalhei na Upa e depois eles falam que somos prestadores de serviços,e não pagam os salários atrasados.

  6. Dreda disse:

    Absurdas as arbitrariedades que vinham ocorrendo no Estado. Nossa própria UPA foi entregue sem licitação ao Imip, que recebe um caminhão de dinheiro para administrá-la, sempre com aquele papinho de instituição filantrópica. Enquanto isso concurso público que é bom, nada…

  7. Pedro Ygor disse:

    O Pior é que esta desgraça do IMIP também contaminou o governo do estado da Bahia e presta uma péssima administração no Hospital Regional de Juazeiro, acho que estes caras nas campanhas devem contribuir bastante com doações milionárias aos partidos que o apadrinham.

  8. Jair Lima disse:

    Discordo de quem é contra o modelo. Esse sistema implantado pelo Governo do Estado de Pernambuco é o ideal, pelo menos até que surja outro. O que não pode é um secretário ser o dono do órgão que administra todos os hospitais públicos do Estado. Mas, reconheçamos que houve uma melhora satisfatória.

  9. Denilson Oliveira disse:

    deixou a secretaria mais levou três hospitais e varias upas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários