A superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Bahia irá recuperar e limpar 73 aguadas em 22 assentamentos onde vivem 3.495 famílias. Para isso, foi aberto processo licitatório na modalidade Pregão Eletrônico, que terá resultado divulgado no dia 3 de dezembro. O investimento estimado desse serviço é de R$ 2,8 milhões.
As propostas foram abertas dia 21 de novembro e as ações, divididas em quatro lotes. Os assentamentos beneficiados estão situados em 16 municípios baianos decretados em situação de emergência devido à estiagem, em 2012. O objetivo da ação é de que as aguadas possam acumular água no período das chuvas para o consumo das criações.
As obras devem ficar prontas em seis meses, a partir da data de assinatura dos contratos e emissão da ordem de serviço. As áreas de reforma agrária beneficiadas estão nos territórios de identidade do Portão do Sertão, Sisal, Semiárido Nordeste II, Sertão do São Francisco, Vale do Jiquiriça, Piemonte do Paraguaçu, Vitória da Conquista e Bacia do Jacuípe. Os municípios de Juazeiro, Sobradinho, Sento-Sé e Casa Nova estão na lista dos contemplados, conforme assessoria da superintendência regional do Incra. (Foto/ilustração)