Vereador de Ouricuri é denunciado pelo Fantástico por distribuir água imprópria a famílias rurais

por Carlos Britto // 02 de dezembro de 2013 às 06:20

carro-pipa abastecendoCausou grande repercussão a denúncia feita na noite de ontem (1) pelo ‘Fantástico’, da Rede Globo, acerca do abastecimento a famílias do semiárido nordestino feito com água imprópria para consumo humano por carros-pipas mantidos pelo Exército e governos estaduais em Pernambuco, Alagoas, Bahia e Piauí.

O caso que mais chamou atenção da equipe de reportagem foi registrado no município de Ouricuri (PE), Sertão do Araripe, e envolve um vereador da cidade.

Confiram o trecho do programa:

O desleixo maior foi em Ouricuri, Pernambuco. O lugar é como se fosse um cemitério de animais. E há um ponto clandestino de abastecimento de água.

Nossa equipe filmou quando um caminhão – a serviço do governo estadual – pegava água no açude. O motorista afirmou: “Pega desse açude aí?”.

“É. pra beber”.

Ao ser avisado que se trata de uma reportagem, o caminhoneiro disse que o veículo é do irmão dele: um vereador de Ouricuri.

Fantástico – Seu irmão entrega água para os eleitores?

– Para os eleitor.

Fantástico – O pessoal que vota nele, ele dá uma força?

– É, dá uma força.

Fantástico – A água está barrenta, não está?

– Mais ou menos. Não é muito barrenta, não.

O vereador Edilson Silva Oliveira aparece logo depois.

– Aqui não tem preferência, nem troca de voto.

– O senhor bebe essa água aí?

– Não. Isso é pras minhas plantas. Isso aí só serve para aguar plantas e pra animais beberem. Vai lá para o meu sítio.

Ele recebe, em média, R$5 mil por mês para levar água que deveria ser de boa qualidade aos moradores da região.

“O carro que transporta água para o gado é destinado só para o gado. Está infringindo a lei. Não pode”, diz um homem.

A Vigilância Sanitária constatou que a água está contaminada por fezes humanas e de animais. Tudo foi jogado numa praça. Depois disso, o vereador foi retirado do programa de distribuição de água.

Em algumas regiões do Nordeste, esta é a pior seca dos últimos 50 anos. (Foto/reprodução Fantástico)

Vereador de Ouricuri é denunciado pelo Fantástico por distribuir água imprópria a famílias rurais

  1. Luis Fernando disse:

    Espero que os que votaram nesse vereador tenham visto a reportagem. É absurdo se aproveitar de uma situação de seca dessas pra roubar. Isso pra mim é roubo. Lembrem-se destes atos nas próximas eleições, pois não é nem necessário que a justiça trabalhe. Basta que os cidadãos lembrem e não dêem seu voto para este vereador.

  2. RAYMUNDO disse:

    ISTO É UMA TENTATIVA DE HOMICIDIO.TEM QUE COLOCAR A PF NO CASO

  3. alonso disse:

    queria que a tv de petrolina fosse amanha ve a vistoria dos carro pipa e la ele ia ve carros com o tanque de combusticel muito antigo ai eles pintao pra ningem pesebe tem carro que o tanque e de produto perigoso

  4. jairo disse:

    oi e verdade tem mesmo so que ele e quem manda no quartel de petrolina la tem muitas denucias deles e ningem toma providencia pipa de combustivel motorista sem carteiras e tudo mais

  5. Rafael disse:

    Isso é uma verdadeira barbaridade, um atentado a vida humana e aos direitos humanos! Levar água contaminada para às pessoas carentes, que já sofrem sem a falta de água e a única que recebem vir imprópria para o consumo! O MP deveria investigar isto e punir os responsáveis! Quanto ao exército decepcionaram o povo brasileiro! A “mão amiga” de amiga não tem nada!

  6. Emmanuel disse:

    Eita imoralidade e o exercito é o responsável por tudo isso pois ele é quem coordena essa distribuição de água contaminada a população pobre e sofrida do NE … é um negócio milionário e uma falta de responsabilidade tremenda em tudo isso. A saúde dos nossos irmãos já tão sofridos está em jogo … água imprópria para tudo . O Brasil não aceita mais isso e a Policia Federal deve agir urgentemente . àgua que vem de cemiterios de animais, água de tanques de combustiveis velhos e maquiados para enganar o povo e mais águas ai que não servem para nada pois não tem fiscalização em nada e o povo ao invés de saúde podem ter é cancer e outras mazelas … Aonde estão as ongs e os outros ógãos do governo que podem ajudar nisso ???? UMA SACANAGEM EM DÓ MAIOR !!!!

  7. Santos disse:

    Absurdos igual a esse tem em varias cidades do sertão e ainda existe casos piores é só investigar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários