Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, celebrado na última terça-feira (3), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou um levantamento que aponta o índice de empregabilidade dessa categoria.
De acordo com os dados, Petrolina ficou entre as cidades pernambucanas que mais gerou empregos para pessoas com deficiências.
O índice de empregabilidade no município, em 2013, chegou a ser 10% superior em relação a outras cidades. De acordo com a secretária de Acessibilidade, Rosemary Andrade (foto), o resultado deve-se ao trabalho conjunto de diversas instituições, como o Banco Municipal de Empregos para pessoas com deficiência (Bamem), o Ministério do Trabalho e Emprego, INSS e a Agência do Trabalho.
Outro dado que chamou a atenção é que Petrolina tem o maior percentual, em Pernambuco, de empresas que cumpriram a Lei 8213/91, que obriga a contratação de pessoas com deficiência. As empresas pernambucanas deveriam empregar, este ano, 1389 deficientes. Desse total, Petrolina e as cidades vizinhas contrataram 187 pessoas com deficiência, representando 15% de todo o Estado. (Fonte: Ascom PMP)