Depois da Bahia, agora são os condutores em Pernambuco que estão recebendo e-mails falsos sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o Detran do Estado, desde a última semana de novembro, a ouvidoria do órgão recebe ligações da população falando do falso e-mail.
Através do seu site, o Detran informou que a mensagem não é do órgão e que só faz esse tipo de comunicado através dos Correios, em correspondências nominais endereçadas à residência dos usuários. Além disso, a consulta do número de pontos na CNH é feita pelo site, na área de “Serviços On-line”.
De acordo com o Detran, o e-mail contém um anexo. O órgão orienta que a população não abra, pois o arquivo pode ser um vírus. O nome do documento é “Extrato multas – 799346219”, com a seguinte mensagem:
“Por motivo de perda de 21 pontos ou mais no prazo de 12 meses, conforme extrato de multa em anexo, informamos que sua Carteira Nacional de Habilitação se encontra suspensa em nosso sistema. Pedimos ao Sr (ª) que compareça ao endereço da agência do Detran em anexo para efetuar a entrega de sua carteira de motorista no prazo de 10 dias a contar do recebimento dessa notificação”.