Com investimentos da ordem de R$ 6,1 milhões, os dez municípios do Sertão do Araripe estão sendo atendidos pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). Os recursos, pertencentes ao Tesouro Estadual, estão sendo distribuídos em 17 obras com perfis voltados à melhoria da qualidade de vida das populações urbanas e rurais.
Os recursos do FEM são geridos pela Secretaria de Planejamento e repassados às prefeituras que são responsáveis pela execução das obras. Os municípios contemplados são: Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.
Entre as obras eleitas como prioritárias e que tiveram projetos aprovados pelo Comitê Estadual de Apoio aos Municípios (CEAM) destacam-se a pavimentação de ruas em paralelepípedos graníticos, recuperação e construção de estradas vicinais, abatedouros, praças, creches, hospitais de pequeno porte, poços artesianos, iluminação pública, sistema de drenagem e esgotamento sanitário.
São priorizados os projetos apresentados pelas prefeituras nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, segurança, e desenvolvimento social. Da Zona da Mata ao Sertão, o Estado investiu aproximadamente de R$ 129,7 milhões em 437 planos de trabalho já aprovados.
Confiram as obras que contam com recursos do FEM no Sertão do Araripe, de acordo com a Secretaria de Planejamento de Pernambuco: