Pernambuco prepara Plano de Convivência com o Semiárido

por Carlos Britto // 10 de dezembro de 2013 às 07:00

plano semiárido PE_640x380“Precisamos conhecer ainda mais o seminário pernambucano, para encontrar soluções inteligentes que possam tornar saudável a convivência com a seca”. Essas foram as palavras do governador Eduardo Campos, na última segunda-feira (9), durante abertura da Conferência Estadual de Convivência com o Semiárido, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco. O projeto, que já realizou cinco encontro regionais, vai criar um plano para execução de ações e obras com vistas a minimizar os efeitos da seca.

Para o governador, o resultado desses debates vai proporcionar a estruturação das políticas públicas e, consequentemente, das ações desenvolvidas para a região do semiárido, que é composta por 122 municípios e abriga 41% da população pernambucana. O governador ainda ressaltou que o direcionamento também deve minimizar as desigualdades e fortalecer a agricultura familiar. “A intenção é elevar a qualidade da vida no campo e tornar a economia competitiva”, completou.

A coordenadora-executiva da Articulação no Semiárido Brasileiro (Asa), Neilda Pereira, lembrou que durante muitos anos os governos tentaram implementar políticas de combate ao seminário e nunca visando a convivência. “Temos que oferecer condições para que o agricultor permaneça no campo e livre de ações emergenciais”, disse a coordenadora. “Para tornar o agricultor familiar mais competitivo, temos que discutir dois pontos: a logística e a pesquisa. É preciso encontrar uma solução mais acessível para escoar esses produtos e só um aprofundamento técnico pode nos oferecer um suporte”, colocou o governador Eduardo Campos.

Pioneirismo

A conferência, que é uma iniciativa pioneira no País, reuniu representantes da sociedade civil, dos conselhos municipais, sindicatos, associações e comunidades. A série de discussões segue até esta terça-feira (10), no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), no bairro da Boa Vista. As informações são da Secretaria de Imprensa do Estado. (Foto/divulgação)

Pernambuco prepara Plano de Convivência com o Semiárido

  1. POPO disse:

    TEMOS QUE VOTAR NULO, NULO E O MELHOR……

  2. JULIO CESAR disse:

    CONFERÊNCIA PIONEIRA NO PAIS??? QUE COISA MAIS RIDÍCULA, AQUI NA VIZINHA CIDADE DE JUAZEIRO E MESMO AQUI EM PERNAMBUCO AS POLÍTICAS DE CONVIVÊNCIA COM A SECA SÃO, HÁ ANOS, CONSTANTEMENTE DISCUTIDAS, IMPLEMENTADAS E AVALIADAS POR ALGUNS POUCOS GOVERNOS DEMOCRÁTICOS E POPULARES, MAS, PRINCIPALMENTE, POR ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS COMO O IRPAA, ADAC E TANTAS OUTRAS INSTITUIÇÕES, INCLUSIVE EM PARCERIA COM MUITAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO A EXEMPLO DAS ONG’S CAATINGA E CHAPADA, SÓ PARA ILUSTRAR. NÃO DEVEMOS ESQUECER DA EMBRAPA SEMIÁRIDO E DA UNEB COM SEUS PESQUISADORES. NO CAMPUS III/UNEB, EM JUAZEIRO,TEMOS PRODUÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA TANTO NO DTCS AGRONOMIA/DIREITO) COMO NO DCH (PEDAGOGIA E COMUNICAÇÃO), ESTE DEPARTAMENTO TEVE APROVADO O SEU MESTRADO EM “EDUCAÇÃO, CULTURA E TERRITÓRIOS SEMIÁRIDOS” COM 02 LINHAS DE PESQUISA, JÁ HOUVE INCLUSIVE A SELEÇÃO.
    AGORA, EM SE TRATANDO DESSE GOVERNO, OU MELHOR, DO IMPERADOR/DITADOR EDUARDO CAMPOS, AÍ, SIM, ESSE NUNCA FEZ NADA PELO SEMIÁRIDO, E O PIOR OUVIU O GALO CANTAR E NÃO SABE ONDE, POR ISSO FICA FALANDO ABERRAÇÕES QUE NOS ENVERGONHAM. NA VERDADE, EM RELAÇÃO AS POLÍTICAS ESTRUTURADORAS, ELE É UM FRACASSO, BASTA ANALISAR O CAOS INSTALADO NA COMPESA, EM TODO ESTADO DE PERNAMBUCO, SE CONTINUAR DESSE JEITO VAI PASSAR VEXAME E NÃO É POUCO, NÃO.

    SÓ PARA LEMBRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários