Os serviços de saúde em Afogados da Ingazeira (PE), no Sertão do Pajeú, receberam um reforço na última semana com a inauguração de duas unidades básicas de saúde (UBS). Os equipamentos irão funcionar no antigo Centro de Saúde Mandacaru, que não se encaixava em nenhum dos modelos organizativos de saúde proposto pelo Ministério da Saúde, e passam a servir a comunidade da área central da cidade através do modelo de atenção básica.
Segundo as informações da prefeitura, as UBS’s contarão com dois gabinetes odontológicos, sala para realização de teste do pezinho (para recém-nascidos), vacinação, exames preventivos, consultas e atendimentos domiciliares. Aproximadamente 6.500 famílias serão beneficiadas, moradores do centro de Afogados.
As equipes serão compostas por um médico, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, dois odontólogos, 14 agentes comunitários de saúde, dois auxiliares de consultório dentário, três recepcionistas e dois operadores do Sistema de Regulação para Marcação de Consultas e Exames (SISREG).