Cooperativa denunciada pelo Fantástico presta serviços em Casa Nova. Secretário esclarece que pagamentos foram suspensos

por Carlos Britto // 13 de dezembro de 2013 às 13:34

DSC_0763Uma denúncia apresentada pelo Fantástico, da Rede Globo, na edição do último domingo (8), revelou mais um escândalo na saúde pública: a ação de cooperativas que estariam cobrando propina para administrar a contratação de médicos para os municípios. Entre as empresas denunciadas está a Cooperativa de Profissionais de Saúde do Estado da Bahia (Cooperlife), que mantém contrato com a Prefeitura de Casa Nova, no norte baiano.

A denúncia chama atenção, uma vez que os recursos repassados pelo governo entram direto nas contas das prefeituras, mas a maioria delas prefere usar essa verba na contratação de cooperativas médicas – que cobram propina pelo serviço – o que representa desperdício de dinheiro público.

Durante visita ao Blog, o vereador Vanderlin Carvalho (PCdoB) revelou o envolvimento da Prefeitura de Casa Nova com a Cooperlife. Os documentos apresentados pelo vereador mostram que só em agosto de 2013 a prefeitura repassou R$ 524.433,44 à cooperativa, a qual não tem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e, portanto, não teria autorização para funcionar.

Vanderlin conta que só tomou conhecimento das irregularidades após assistir às denúncias na TV. “Assim que eu ouvi aquele nome (Cooperlife), eu me lembrei que esta era a cooperativa que prestava serviço à prefeitura. Então fui investigar e fiquei estarrecido quando vi aqueles valores pagos em agosto. É muito dinheiro, sem contar que a saúde em Casa Nova está um caos” afirmou o vereador.

Segundo ele, a partir de agora as denúncias serão encaminhadas à justiça. “Já chamei atenção deste fato na Tribuna da Câmara e agora estou com esta documentação para encaminhá-la ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do estado”, disse o vereador.

Medidas BENEGNO

Procurado pela reportagem do Blog, o secretário de Saúde de Casa Nova, Benigno Seixas, disse que a prefeitura está tomando todas as medias administrativas. Ele garantiu que a administração já encaminhou ofício à Cooperlife, na qual pede explicações sobre as irregularidades.

Quando soubemos da denúncia, nossa primeira atitude foi enviar ofício pedindo esclarecimentos à Cooperlife. Quer dizer, nós já notificamos esta cooperativa e vamos tomar todas as medidas cabíveis”, explicou Benigno. O secretário informou ainda que os pagamentos à cooperativa já foram suspensos até que se apurem todas as denúncias.

Cooperativa denunciada pelo Fantástico presta serviços em Casa Nova. Secretário esclarece que pagamentos foram suspensos

  1. Marcio disse:

    Depois de participar das irregularidades secretario e prefeito e facil dizer que cancelou.vcs tem que responder no MP e na Policia Federal, pois 10% do valor pago servia como propina pros gestores. Nao e surpresa visto o caos que o municipio se encontra nao so na Saude mais em todas as areas. Governo destruindo o futuro!

  2. Fernando Barbosa disse:

    Sem desmerecer o papel fiscalizador da imprensa, mas, pergunto: como é possível que um vereador, cuja função é, principalmente, fiscalizar os atos do Executivo, tão somente após uma reportagem televisiva tenha se dado conta que a Prefeitura contratou uma cooperativa sem registro no CRM e que, somente no mês de agosto recebem mais de 540 mil reais do poder público municipal?

  3. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    PERGUNTAR NÃO OFENDE PORQUE É QUE ESSE FANTÁSTICO NÃO PASSA POR PETROLINA?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários