Acervo particular do ex-governador Miguel Arraes será tombado nesta segunda-feira

por Carlos Britto // 15 de dezembro de 2013 às 14:30

Acervo Arraes_640x360A Secretaria de Cultura de Pernambuco iniciará nesta segunda-feira (16), às 8h, o processo de tombamento do acervo particular do ex-governador Miguel Arraes. A cerimônia que oficializa o processo contará com as presenças do governador Eduardo Campos, dos secretários Marcelo Canuto (Cultura) e Tadeu Alencar (Casa Civil), entre outras autoridades e familiares. A solenidade ocorrerá no Instituto Miguel Arraes, na Rua do Chacon, Poça da Panela, onde o ex-governador residia.

Com 270 mil itens, entre livros, cartas, discursos, recortes de jornais, fotografias do acervo particular, imagens em VHS, DVD’s, projetos, teses e monografias, o acervo começou a ser formado a partir da década de 1930. Nessa época Arraes ingressou no serviço público e passou a arquivar uma infinidade de documentos, entre eles 3,5 mil cartas recebidas e enviadas a familiares, líderes políticos, religiosos e intelectuais, a exemplo de Luís Carlos Prestes, Fidel Castro, João Goulart e o Papa João Paulo VI, Caetano Veloso, Geraldo Vandré e Carlos Drummond de Andrade. Todas foram escritas durante o exílio, que perdurou por 14 anos, entre 1965 e 1979.

Do período em que passou exilado na Argélia e na França, o acervo conta com aproximadamente 86 mil itens guardados durante anos em Paris e repatriado há dez anos. Esses documentos são inéditos e contêm detalhes históricos de um período pouco documentado, incluindo pontos de vista dos perseguidos pelo Regime Militar.

O Instituto Miguel Arraes foi criado logo após a morte do ex-governador, em 13 de agosto de 2005, pela viúva do ex-governador, Magdalena Arraes, familiares e colaboradores. A partir do início do processo de tombamento todo o acervo passa a ter garantida sua preservação. Hoje, boa parte dos documentos encontra-se em processo de digitalização, o que assegurará a preservação. (Fonte/foto: SEI-PE)

Acervo particular do ex-governador Miguel Arraes será tombado nesta segunda-feira

  1. Reginaldo Rodrigues da Silva disse:

    N a minha visão ex Governador de Pernambuco Miguel Arraes merece ser referendado, pios percebia no socialismo não só uma forma de organização de Estado, mas uma maneira de ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários