Comandante do 5° BPM refuta falhas na operação policial que resultou em morte de sargento

por Carlos Britto // 17 de dezembro de 2013 às 20:36

Comandante SennaDiante da repercussão acerca da trágica morte do Sargento Jaílson, lotado no 5° BPM, ocorrida na noite de ontem (16) na zona rural de Petrolina, durante uma operação policial, o comandante da corporação, tenente-coronel Henrique Senna, fez um comentário ao Blog questionando algumas observações de leitores sobre uma suposta deficiência do trabalho da Polícia que culminou com o fato.

Confiram:

Para efeito de esclarecimento, passo a registrar algumas observações importantes:

1. O bloqueio é móvel, diferente de alguns que vemos em outros locais em que há uma estrutura de alvenaria ou um trailer, portanto a informação de que sempre se transitou e não teve sinalização adequada não procede;

2. A operação estava bem sinalizada com cones refletivos, a oitenta metros de distância do local, para que qualquer condutor visualizasse com bastante antecedência;

3. A viatura estava com os sinalizadores ligados e, em uma via sem qualquer tipo de iluminação, tais sinalizadores têm seu brilho potencializado possibilitando que sejam vistos a, no mínimo, um quilômetro de distância;

4. Todos esses pontos foram devidamente registrados pela perícia do Instituto de Criminalística do Estado.

Portanto não procedem os questionamentos quanto à deficiência na visibilidade da operação.

O que realmente fica em toda a família policial militar do Estado e, em especial, do 5º BPM, é uma dor tremenda pela perda de um grande profissional e companheiro, além de um excelente pai de família.

Henrique Senna/Comandante-5°BPM

Comandante do 5° BPM refuta falhas na operação policial que resultou em morte de sargento

  1. bruno disse:

    Julgar é facial um acidente desse.
    Posso na br 407 toda semana e na maioria das vezes é a noite!E na maioria das vezes encontro com o bloqueio na estrada,e sempre é como uma surpresa o bloqueio sempre em lugar estratégico que quando vemos estamos já ensina.

    1. NINA disse:

      Concordo com vc Bruno, eles geralmente ficam escondido ,quando aponta um carro próximo ao bloqueio e eles aparecem do nada .. Isso é erradíssimo cansei de ver em pleno o dia aqui no distrito um pouco antes da casa de show viatura escondida e eles aparecendo de supetão agora que parou mais era direto. Vamos fazer segurança agora abordar dessa maneira eu não acho justo . QUE ELE DESCANSE EM PAZ.

      1. ROSI disse:

        NINA o que não é justo é vc, que não entende NADA e digo mais NADA de segurança, está “falando” que abordagem não é para ser feita de “supetão”,pois para coibir o delito os policiais durantes as abordagens devem estar em locais seguros e estratégicos, pois quem comete o crime se ver o policiamento foge.

    2. joaquim BR disse:

      É bem assim mesmo , esses bloqueios da PM não tem sinalização passo tambem com frenquencia naquele trecho nunca vi nenhum cone na pista a viatura sempre fica em lugar estrategico , ali é uma BR o que a PM tava fazendo lá a noite ??? sempre vejo uma viatura fazendo bltiz lá naquele trecho e nunca vejo falar que pegaram alguma coisa nesses bloqueios pq ???? é uma blitz que o comando sabe ??? o comando ta errado em dizer que o bloqueio tinha sinalização pq não tinha vai fica a versão da PM contra o do motorista que é mais frago na situação.
      Fica a pergunta????
      e pq a maioria das vezes so param caminhão.

      1. RAfael disse:

        no dia que tu for assaltado naquela br ai tu chama, a PRF,

        1. carla jamilly disse:

          essa morte deixo todos triste …. :(

      2. ROSI disse:

        joaquim BR vc anda desinformado, pois as ações realizadas nas BRs e em outros lugares são ORDENS do Governador EDUARDO CAMPOS. E acho que vc anda vendo ilusões, pois a PRF não faz bloqueio nessa BR, e caso a PM não tome nenhuma atitude os bandidos irão te assaltar e vc ficará a ver navios esperando a PRF para fazer a ocorrência. E respondendo sua última pergunta, todo tipo de veículo é abordado e quem mais é assaltado nas BRs são os caminhoneiros, e quando o intermitente não está ligado é pq está quebrado, pois nos policias trabalhamos em uma sucatas chamadas de viaturas, e como a maioria da população tipo vc joaquim BR fala mal da PM, mas quando precisa chama por DEUS e depois a POLÍCIA.
        QUE DEUS CONFORTE A FAMÍLIA DO SARGENTO

    3. ROSI disse:

      Bruno o que ocorreu foi um acidente, pois uma vida se foi, um pai de família. Bloqueios são realizados em locais estratégicos para coibir, principalmente assaltos na BR, e no dia que vc for assaltado pergunte ao bandido, caso a polícia fique a vista se ele (bandido) será preso, ficarei esperando sua resposta.

  2. o certão disse:

    Os bloqueio são necessários a policia tem que combater coibir o crime mais, é preciso fazer com muito cuidado e segurança, não pode esquecer que ali alem de policial existe homens pai de familia se espondo na escuridão da noite ao relento, um cone a metros no meio da BR uma viatura com sinais luminosos sera suficiente para evitar morte de policial no pleno exercício do seu dever?

  3. alexandreobama disse:

    Todos nòs motorista, temos que está sempre atento nas estradas, o policial estava trabalhando para conseguir o flagrante, desarmando, combatento o crime,para que a as pessoas tenha o direito de ir e de vim ,nesse mundo. todos nós sabemos do bem e do mau. e este policial estava fazendo o seu papel de trabalhador na área de segurança, se a policia colocar uma viatura com as sinaleiras alertando que ha policiamento na estrada, é mesmo que avisar o dono da casa que ele será roubado´, isto não existe.Eu como motorista tenho que está atento no volante, quer queira ou não. Não estou dizendo que a culpa é do motorista não, a culpa na realidade é do adiministrador da BR que tem como obrigação de dizer esta br a velocidade é de tantos KM e assim por diante, curva a esquerda, declivio e aclivio e assim que devemos pensar, se voçê, não pode com o pote não bote arrudia.Perdemos um cobatente, Um sargento alegre que tinha muitos amigos, tanto em Petrolina como na cidade de Juazeiro. Meus sentimentos a familia. Barack Obama Petrolina.

  4. joao petrolina disse:

    olha comandante pode ate ser que essa seja a recomendacao mais quem trafega nas estradas e na cidade sabe que e pegado de supresa pela as blitz pois se nao for assim que efeito vai ter as blitz os cones concordo com o senhor sempre tem mais os giroflex ou as luzes luminosas das viaturas quase sempre desligada na rua mesmo temos e medo pois fican nas esquinas atraz de muro ou dentro dos matos quando sai e de vez isso e bom para a populacao pois vem obtendo ezito nas abordagem mais pelo outro lado perigoso podemos nos assustar e acontecer algo que noa foi o caso pq ai foi em uma pista mais essas abordagem nas rua tem que ser revista os modos operantes principalmente por parte da rocan e das motos do transito que fica com o farou apagado e sai de vez em cima de quem passa.

    1. Marcos Torres disse:

      Caro João; sem falar quando nos abordão pedem documentação e quando confirmão que estamos certos, ainda pedem o velho GUARANA. e uma vergonha.

  5. SANDRO disse:

    Muitos policiais são sérios, mais existe blitz muito suspeita q a policia realiza na cidade. Já passei por algumas blitz na estrada da banana e os policias colocam o carro no escuro com os sinalizadores desligado, dando a entender ao cidadão q a intenção é outra coisa.

  6. Boavistana disse:

    E muito difícil falar do acontecimento, acho que ninguém tem culpa do q aconteceu, sei que perdemos um papai de família. quero disse para este comandante para ele fica na BR também, pq estes policiais são muitos sofridos os senhores comandantes cobra de mas deles. TEN Henrique fique so um dia para ver se e bom, tenha dor deste policias que sofre tanto.

    1. Marcos Torres disse:

      Boavistana, eu tenho uma pequena empresa de transportes e procuro andar certo, obedecendo o nosso codigo de transito, memos assim na maioria das vezes quando sou parado nessas blitz fantasmas, estes tais policiais sofridos que vc mensiona, todos pendem dinheiro ou o velho Guarana; e quando achão alguma inrregularidade, o guarana fica muito caro; essa e a realidade triste mais é.

  7. indiguinado disse:

    fiquei sabendo comandante que o veiculo que estava sendo abordado pelos policiais estava com os farois acesos, o correto não seria o motorista ser orientado a apagá-los? com os farois acesos o motorista do caminhão não teve sua visão prejudicada e por conta disso não vendo o Sargento Jailton e causando o atropelamento e morte do mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários