“Petrolina historicamente não se preparou para chuvas. Mas a prefeitura agora está preparada”. A afirmação foi do prefeito Julio Lossio, que reuniu a imprensa na manhã desta terça-feira (24) para avaliar as primeiras ações na cidade acerca de um plano de contingência com vistas a assistir famílias vítimas dos temporais em vários pontos da cidade.
Na ocasião Lossio disse considerar ‘normal” a morosidade em viabilizar um plano de macrodrenagem para Petrolina, no valor de R$ 1 milhão, firmado em convênio entre a prefeitura e o Ministério da Integração Nacional há dois anos.
“Precisava de uma foto aérea (da cidade), a empresa demorou a fazer e nós temos cobrado. Parece que esses projetos de macrodrenagem são demorados mesmo, levam certo tempo”, argumento o prefeito, informando que o projeto da macrodrenagem já foi licitado, contratado e está sendo executado.
No plano de contingência foram apresentados pelo gestor algumas áreas consideradas de risco – as ‘invasões’ dos bairros Pedro Raimundo, Antonio Cassimiro, Vale do Grande Rio, Rio Claro, Cosme e Damião, Rio Corrente e Rio Corrente, além do Cacheado, Jardim Petrópolis, Henrique leite, Parque Jatobá, São Gonçalo, Alto da Boa Vista, João de Deus, Dom Avelar, Vila Vitória, São José e Quati II.
Em todos a prefeitura vem atuando com ações emergenciais para minimizar os transtornos causados pelos temporais. No Cacheado, por exemplo, a Defesa Civil do município vem dando suporte a famílias que tiveram prejuízos. Já no Jatobá os trabalhos são através de motobombas, feitos em parceria com a 3ª Superintendência Regional da Codevasf, no sentido de escoar o excesso de água de uma lagoa, que sempre transborda com as chuvas por estar abaixo do nível do Rio São Francisco. Segundo Lossio, a prefeitura está analisando a construção de uma estação elevatória no local para resolver o problema.
Ação conjunta
O prefeito também citou a necessidade de criar áreas de captação de água nas lagoas do São Joaquim, Padre Cícero – além do Jatobá – com vistas a drenar a água para o rio. Mas ressaltou o que o município já fez para minimizar os transtornos. Citou os serviços de microdrenagem em pontos como a Avenida da Integração (próximo à regional do Incra) e a do Alto da Boa Vista, locais conhecidos de alagamentos e que agora suportam bem as chuvas.
Também lembrou, entre essas ações preventivas, a limpeza de canais, a distribuição de lonas plásticas e de 10 mil filtros de água potável à população de bairros mais afastados, e avaliou positivamente o esforço feito por sua equipe.
“No passado costumávamos ver escolas cheias de famílias desabrigadas. Hoje tivemos apenas cinco famílias que de fato precisaram deixar suas casas”, afirmou. O prefeito também frisou que os proprietários de construções irregulares, por onde as águas das chuvas passam, já estão sendo notificados sobre o projeto de macrodrenagem e serão transferidos para outros locais. O plano de contingência do município possui um núcleo-base coordenado pelos secretários Ricardo Rocha, Rogério Valença, Marcelo Cavalcanti, Jota santos e Maria Adnair Viana, mas Lossio ressaltou que as demais secretarias também dão suporte. Além disso a prefeitura conta também com a parceria do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Univasf, Corpo de Bombeiros, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Celpe, Compesa e 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMtz).
ha cinco como prefeito e vem falar agora quem tem ações prontas para amenizar os estragos que a chuva provoca. nossos politicos são verdadeiramente uma piada em especial esse gestor desprovido de capacidade gerencial,basta olhar quem o rodeia , julio petrolina teve grandes gestores e grandes secretarios,digo sem rancor não conheci um prefeito tão fraco e falastram como esse atual.
pq não colocou em pratica a muito tempo já q tem um plano?? rpz esse prefeito é uma grande piada…..não faz nada e ainda critica a gestão alheia…
Pq o ex-ministro não liberava a verba.
É normal. Quem estava à frente da pasta não liberava o dinheiro. Agora pode ser que saia.
ESTES FERNANDISTAS NÃO SE CONFORMAM MESMO. É UM DESESPERO DANADO. MAS ISSO VAI PASSAR. É SÓ SAIR O RESULTADO DA ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR, QUANDO ARMANDO FOR ELEITO. AÍ ELES FECHAM AS MALAS.
esse é um jogo de empurra fbc não libera a verba o prefeito não faz nada e o povo q se dane… continuem povo elegendo esse tipo de gente.. ow brasil sem jeito viu!!!
Normal. Quando se fala em atraso e morosidade lembro automaticamente do prefeito e sua “ágil” equipe.
Esse Dr.Julio Balão vem aqui falar de projetos!!!! É o Maio Prefeito incompetente que já conheci