Policiais da Caatinga reforçam segurança em Salvador

por Carlos Britto // 17 de setembro de 2009 às 07:54

Policiais da caatinga

Uniformes e viaturas camuflados para dificultar a visualização, fuzis 762 e 556 de longo alcance, armas de calibre .40 (pistolas e metralhadoras), além de treinamentos rigorosos. Desde o feriado de Sete de Setembro, quando Salvador foi tomada pela onda de violência, soldados do Comando de Policiamento Especializado da Caatinga reforçam a segurança na capital.

Criada em 2001, a polícia da Caatinga é uma das tropas de elite da corporação no interior do estado. Os policiais militares que a compõem são tidos como os mais preparados para o combate ao narcotráfico, quadrilhas especializadas em assaltos a bancos e carros-fortes.

Com idades entre 25 e 35 anos, os oficiais candidatos à vaga na unidade passam por treinamentos de sobrevivência, cuja duração varia entre 15 e 20 dias, no 72º Batalhão do Exército Brasileiro, em Petrolina (PE) ou no 3º Batalhão da PM, no Núcleo de Instrução de Operações e Preparação na Área de Caatinga (Niopac), em Juazeiro (BA). “Se não estiver preparado, vai em um dia e volta no outro”, disse o major José Anselmo Moreira Bispo, coordenador da Caatinga.

O uniforme camuflado é semelhante ao usado por militares americanos na Operação Tempestade no Deserto, na Guerra do Golfo, no começo da década de 90.

Mas a atuação do grupo é controversa. Em algumas comunidades pobres de Salvador, a unidade é apontada como uma das mais violentas. A fama levou à popularização do jargão: “Pai faz, mãe cria e Caatinga mata”. “É claro que fazemos abordagens mais duras devido à área de atuação, mas isso tudo é mito”, desmitifica o major.

Informações e foto: Correio da Bahia

Policiais da Caatinga reforçam segurança em Salvador

  1. pitaco disse:

    É isso ai, está certissimo, se não aguenta pede pra sair.

  2. Dagoberto disse:

    Parabéns ao Major Anselmo, que com muita competencia e determinação está ajudando a acabar com a violência na capital Baiana.

  3. Fabiano Silva disse:

    Como é bom saber que em nossa cidade (JUAZEIRO), temos a CEPAC como referencia ESTADUAL, pois os combatentes de CAATINGA são preparados pra situações estremas, eté fazem parte da FORÇA NACIONAL que reentimente vinheram receber treinamanto no 3º BPMJ.
    Me orgulho em saber que nossa cidade é referencia em treinamento policial, e é comandada por pessoas integras que querem ver a nossa segurança. Parabens Major ANSELMO, parabens Tenente Coronel GILSON SANTIAGO. SERVIR E PROTEGER SEMPRE.

  4. valquiria santos souza disse:

    é muito bom ver ainda nos tempos de hoje homens lutando pela segurança dos cidadões,mesmos ganhando tão pouco.Parabéns Major pelo desempenho.Parabéns a todos que faz a família CEPAC

  5. Siane Araújo disse:

    Que bom saber que ainda existem Homens comprometidos com o que é leal e a dignidade, porque na verdade não é entre vc eo outro é entre vc e Deus,,, um abraço a todos que fazem o exercito brasileiro. Tenente coronel vc já esteve em Brejo Santo? tenho a impressão que sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários