Municipalização de colégio em Juazeiro é improvável, diz coordenadora

por Carlos Britto // 17 de setembro de 2009 às 17:06

A cordenadora da Direc 15,  Célia Regina Carvalho enviou um artigo ao Blog esclarecendo sobre a municipalização do Colégio Agostinho Muniz . Confiram:

Comunidade vai protestar contra o quê?

Em tempos passados, no Estado da Bahia, governos estaduais e municipais administravam à base da rivalidade, competindo como se quisessem sabe   quem tinha maior força.

Com muita propriedade e conhecimento de causa, quem bem pode falar sobre esse obsoleto “modo de governar”, é o Deputado Federal Joseph Bandeira (PT) que, em seus dois mandatos de prefeito no município de Juazeiro, sentiu na própria pele, o quanto custa governar sem aliados políticos. No primeiro mandato não teve apoio federal e estadual, no segundo, tinha apenas federal.

Juazeiro sofreu durante décadas um atraso que até a presente data, marca o desenvolvimento do município em diversos setores. Muito distante desta prática estão os governos Lula e Jaques Wagner que trabalham, a partir da demanda e carência apresentadas pelos representantes municipais, a despeito de seus partidos políticos.

Partindo desse princípio, em maio do corrente ano, durante a Caravana da Educação, a DIREC 15 recebeu uma comitiva composta por oitenta técnicos da Secretaria Estadual da Educação, incluindo à época, o Secretário Adeum Hilário Sauer, superintendentes, diretores e coordenadores para ouvir e atender o que fosse solicitado pelos municípios circunscritos à Diretoria Regional.

Da parte do prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho que, esteve no gabinete do Diretor Regional Flamber Araújo, acompanhado por Plínio Amorim, Secretário de Educação e Roosevelt Duarte Mota, Chefe de Gabinete, foram feitas as seguintes solicitações: municipalização de três unidades escolares, cessão de uso de dois prédios construídos pelo Estado, além da construção de uma Unidade Escolar no Bairro do Tabuleiro.

Comprometido com as propostas apresentadas em campanha, de governar e trabalhar alinhado com os municípios, o Governador Jaques Wagner, por meio da Secretaria Estadual da Educação atendeu a todos os pleitos do prefeito Isaac Carvalho. No dia primeiro de setembro do ano em curso, foi publicado em Diário Oficial a municipalização das três escolas solicitadas: Nossa Senhora das Grotas, Luís Cursino e Companhia de Navegação.

Além disso, no dia de ontem (14.09), foi lançada a pedra fundamental para a construção de uma nova escola no Bairro do Tabuleiro e, sobre a cessão de uso de duas unidades escolares, ficou acertado no Reordenamento da Rede Física 2009/2010, a extinção da Escola Nosso Senhor dos Aflitos, no bairro de Piranga e, o Colégio Agostinho Muniz, atualmente sem estrutura física capaz de suportar a clientela que compreende o Ensino Fundamental de 5ª à 8ª série e o Ensino Médio, sendo finalizada a construção da nova escola, mudará de domicílio para o bairro do Tabuleiro.

Em suma, a Secretaria Municipal de Educação passa a administrar três unidades escolares do Ensino Fundamental 1ª à 4ª série, recebe dois outros prédios para atender como maior tranqüilidade a sua clientela e, o município ainda recebe uma nova Unidade Escolar no bairro do Tabuleiro.

Juntos, governos Estadual e Municipal, por meios de suas Secretarias de Educação, através dos seus gestores, respectivamente Flamber Araujo Pinheiro – Diretor Regional da DIREC 15 e Plínio Amorim – Secretário de Educação e Cultura em Juazeiro, trabalham por uma educação de qualidade, por uma “Escola Viva: Ação de Todos Nós”!

Que venham melhores condições educacionais para recebermos os nossos alunos da rede pública de ensino, desde a Formação Inicial e Continuada dos nossos professores, através da Plataforma Freire, até a aquisição de novos equipamentos, reforma e ampliação dos prédios públicos: extensão dos lares dos nossos alunos.

Municipalização de colégio em Juazeiro é improvável, diz coordenadora

  1. Fernando disse:

    Duas obervações:
    1. Lula não trata todos os municípios de forma igual. Repete a odiosa perseguição aos municípios de oposição. Municípois como o de Petrolina estão comendo o pão que o diabo amassou;
    2. afinal de contas … vai municipalizar ou não…

  2. Jailson Barbosa da silva disse:

    Amiga coordenadora V.Sr., se esqueceu que o dep. joseph, teve apoio do Governador Waldir Pires durante dois Anos e após veio o Nilo Boi e na segunda gestão ele teve um grande aliado que foi o grande Presidente do Brasil o Excelentissimo Sr. Lula da Silva, vamos elogiar o ex prefeito, mais também de mais não!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários