Revelada a surpresa que o arquiteto Cosme Cavalcanti tinha para anunciar no evento que marcou os 30 anos da Tenda, na noite de ontem (17), em Petrolina.
O município vai ganhar um grande parque de cultura, lazer e valorização, que vai unir a velha e a nova Petrolina. O projeto está sendo desenvolvido por Cosme, tendo como parceiro o artista plástico Jailson Marinho, um filho de Santa Maria da Boa Vista que há 16 anos mora na França.
O prefeito Júlio Lóssio, que se fez presente durante o evento, enalteceu o trabalho de Cosme e de sua esposa Carolina Cavalcanti em prol da cultura da região.
Parabéns Cosme, cultura lembra você, você lembra Petrolina e Afrânio.
Espero que não seja algo, tipo assim, Monumento da Besteira.
A TENDA, deveria disponibilizar um local em suas dependências para produzir Doce de Leite……………………..
É muito bom vê figuras da qualidade de Cosme Cavalcanti um compromissado com a sua terra e sua gente, mais ainda, com as gerações futuras que ão de deliciar e se encantar com esse projeto cultural para Petrolina. Parabéns.
Quanto ao Prefeito Julio Lossio espero que ele resgate a iniciativa de construir o TEATRO MUNICIPAL que Petrolina vergonhosamente não tem e até na época em que Aluisio Gomes era Secretario da Cultura na gestão de FBC, foi feita uma solenidade com os artistas locais para abraçar o local do evento, uma frustação total.
Se o atual prefeito quer colocar seu nome na história poderia construir um belo TEATRO MUNICIPAL.
Cumprimento a Cosme e sua equipe pelos 30 anos da TENDA. Além disso, temos de reconhecer o resultado de um esforço persistente de Cosme em prol da cultura regional. Parabéns.
Me enganei completamente, pensei que era uma fábrica de doce de leite lá na concha acústica . Mas de todo jeito parabéns pelo projeto, Petrolina está precisando de mais opções culturais.
Prezado Deomiro Santos,
O Teatro Municipal de Petrolina, teve verbas liberadas para a construção de R$ 1.800.000,00 – na época, dessa foram repassadas, efetivamente, R$ 450.000,00 ,logo se constitui no buraco mais caro já feito no mundo !
Antes de começar a construção a construtora (por sinal de um parente de uma “exelência” da cidade , pediu um aditamento(aumento no valor da obra) , alegando que NÃO SABIA QUE ALI NO LUGAR DE AREIA É UM IMENSO BLOCO DE PEDRA (desde da fundação dessa cidade que se sabe que o centro de Petrolina fica sobre uma grande pedra ,menos o engenheiro dessa construtora!) . O Ministério da Cultura não aceitou e parte da verba que a construtora recebeu não foi devolvida, logo depois abriu falência e o Teatro Municipal virou uma tragicomédia!
Nilo Coelho dizia que ” PETROLINA É A CIDADE ONDE O FUTURO SE FEZ PRESENTE!”. Além de uma bonito jogo de palavra era a traduçaõ perfeita de uma cidade progressista, na melhor acepção da palavra.
Hoje Petrolina é a cidade de um futuro que nunca chega.Futuro cheio de promessas: metrô, 10.000 casas, referência em saúde, Parque de Cultura…E o pior é que o retrocesso é cada vez mais visível: vide latadas de milicianos , travestidos de mototáxis ,em plena avenida Souza Filho.
Faço das palavras de estranho e de Delmiro Santos as minhas!
Amigos do blog
a melhor forma de esclarecimento é vir conferir aqui na TENDA o que está exposto: mais de 50 obras de arte de artista de Petrolina,Recife,Salvador,Fortaleza,Brasilia e Paris além de adquerir um exemplar autografado do Livro “o cangaceiro das flores” de Wilton de Souza ou” Romançal Paranambuco” de Marcos Cordeiro que não pode vir a Petrolina porque recebeu o prêmio Edmir Domingues da Academia Pernambucana de Letras.Quanto ao Parque de Cultura, é uma idéia nossa com o artísta boavistano Jaildo Marinho(que a TENDA exportou para a França há 16 anos).O projeto está exposto aqui e podemos mostrar o que exibimos no telão para os presentes na comemoração dos 30 anos da Tenda.O trabalho de arquitetura concebida à partir do vocabulário plástico da obra do artista Jaildo com concepcção nossa desenvolvida por uma equipe de arquitetos franceses,especialistas nesse tipo de obra.Já tem o aval do Vice-Presidente da República José de Alencar (Amigo pessoal de Jaildo), do Governo do Estado de Pernambuco, com aporte de recursos do PRODETUR na Secretaria de Turismo, tendo como avalista o Deputado Geraldo Coêlho e curador o arquiteto Fernando Guerra e finalmente do prefeito Júlio Lóssio e do sec. de desenvolvimento econômico turismo e eventos Domingos Sávio que já destinaram um terreno de 100 mil metros quadrados na Av.Clementino Coelho- Distrito Industrial de Petrolina.Acreditem pois esta é a PETROLINA DOS IMPOSSIVEIS.
Nada contra o Sr. Cosme Cavalcanti e acredito que suas intenções são boas. Uma pergunta e uma afirmação :
a) Pelo Plano DIretor da cidade, o Sr. é arquiteto e por dever de ofício deve saber , A ÁREA DO DISTRITO INDUSTRIAL NÃO SERIA APENAS PARA USO ESPECÍFICO DE INDÚSTRIAS ? A DOAÇÃO DESSA ÁREA SERIA LEGAL ?
b ) Dou a mão à palmatória SE ESSA OBRA SAIR ATÉ O FINAL DO GOVERNO LÓSSIO !
estranho, tenha coragem e identifique-se…depois vá sede do Distrito industrial e veja no mapa exposto na entrada que uma faixa que limita com a av. Clementino Coelho pertence à Prefeitura e pode ter uso diverso,pois não está dentro de nenhuma zona específica não conforme! sou arquiteto formado em !978 pela UFPE,com pós-graduação em Gestão Ambiental e acredito nas coisas que faço…não tenho filiação partidária,mas sou por Petrolina…
Parabéns, amigo Cosme,
Petrolina precisa de uma iniciativa desta há bastante tempo. Precisa também, na verdade, que os artistas da terra sejam pretigiados pelas autoridades locais e sejam reconhecidos pela sua criatividade e empenho. Cidade sem memória dá impressão de um povo sem história.
Mesmo daqui de Brasília me coloco à disposição para contribuir com a minha arte para o Parque da Cultura, sobre o qual gostaria de receber mais infomações.
JOTA MILDES
Meu caros leitores do blog. Permitam que me dirija em particular ao meu amigo Cosme.
Cosme, que bom que você ainda está aí e continua a lutar por Petrolina. Confesso que você está sendo mais forte do que eu, que há seis anos deixei minha Garanhuns e hoje resido no Tocantins. Como você sabe, nossas trajetórias têm algo em comum: fomos colegas de faculdade e batalhadores ferrenhos pelas coisas de nossas cidades. Fomos também parceiros, quando éramos Secretários de Turismo, eu de Garanhuns, você de Petrolina. Na época, como presidente da ASTUR, tive oportunidade de realizar com você uma grande reunião aí em Petrolina e testemunhar o seu grande esforço na busca pelo melhor para a nossa querida Petrolina. Mas, como eu disse, você tem sido mais forte do que eu, um bravo, resistindo até hoje na busca do ideal de dias melhores para a sua cidade. Eu não aguentei amigo!!! Pelo que li aqui no blog, a situação é semelhante. Por mais que façamos, sempre sobra lugar para a crítica daqueles que são “bons de conversa”, mas, péssimos na ação. Siga em frente amigo! TUDO VALE A PENA QUANDO A ALMA NÃO É PEQUENA!!! Sei que você continua lutando por Petrolina, como lutei por Garanhuns. Grande abraço e parabéns pelos 30 anos da TENDA.