Reformar o sistema eleitoral e fortalecer a democracia direta e participativa. Estes são os objetivos do plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, que será lançado na próxima quinta-feira (20), às 15h, na Câmara de Vereadores de Petrolina.
A iniciativa, organizada por mais de 20 entidades da região, visa a pressionar o Congresso Nacional por mudanças no sistema político. Entre os dias 1º e 7 de setembro deste ano, o povo brasileiro será consultado com a pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”
Desde 2000, os movimentos sociais começaram a organizar Plebiscitos Populares sobre temas diversos como a dívida externa, entrada do Brasil na Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e privatização da Vale do Rio Doce. As informações são da assessoria.
Minha sugestão é forçar a mudança no sistema de remuneração aos vereadores, deputados e senadores e juízes. Tirar deles a prerrogativa de legislar sobre o tema em causa própria. O salário deles serem reajustados pelos Ministérios envolvidos da área econômica e pelo índice que reajusta o salário mínimo nacional, com esse índice é que se reajustaria os salários do Legislativo, Executivo e Judiciário.