Petrolina aparece no ranking dos 100 municípios mais pobres do país

por Carlos Britto // 25 de fevereiro de 2014 às 19:29

Petrolina_640x480Pernambuco é o estado brasileiro com mais municípios no G-100, lista que une as cem cidades com menor receita corrente per capita e que possua mais de 80 mil habitantes. Petrolina é o único município do Sertão que aparece no ranking, ocupando a 87º posição. As informações são do Blog do Jamildo.

O levantamento é feito anualmente pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será lançado amanhã (26). Em todo o país, 21,7 milhões de pessoas moram em cidades enquadradas no índice.

Da lista de cem municípios, 11 são pernambucanos, além de Petrolina: São Lourenço da Mata (10°); Abreu e Lima (14º); Paulista (16º); Santa Cruz do Capibaribe (18º); Vitória de Santo Antão (20º); Olinda (24º); Jaboatão dos Guararapes (39º); Garanhuns (57º); Igarassu (62º); Caruaru (63º) e Camaragibe (73º).

Essas cidades possuem uma dependência maior do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isso faz delas mais vulneráveis às medidas de desoneração propostas pelo Governo Federal, já que o FPM é composto pela arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Realidade

Os dados revelados pelo estudo mostram uma realidade cruel. Nesses municípios, a porcentagem da população que vive em extrema pobreza é o dobro do que nas demais cidades com mais de 80 mil habitantes. A arrecadação representa apenas 27,4% do que recolhe os municípios de mesmo porte.

Nos municípios pernambucanos que constam na lista, a taxa média de violência é de 37,8 homicídios para cada cem mil habitantes. O número é três vezes superior ao que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como uma epidemia de homicídios.

Petrolina aparece no ranking dos 100 municípios mais pobres do país

  1. Pedro Lino disse:

    A riqueza que algumas pessoas acham que existe em Petrolina tá só na cabeça.
    É só aparência, tai a realidade que todos deviam reconhecer.

  2. mané disse:

    enquanto isso tem gente lavando a theca na república tcheca.
    fim dos dias, zombaria a petrolina.
    bonito petrolina tú passando por dias de pobreza.
    tendo o prefeito que merece.
    aqui vai meu recado tens o prefeito que escolheu.
    é por isso que tem um idiota por aí que vai representar petrolina num encontro,
    do qual não poderia fugir. afinal de conta estamos entre os cem mais pobre.

  3. Bruno Cezar disse:

    Obrigado prefeito, continue assim, acabando com a cidade…

  4. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    PETROLINA MAQUIADA PELO PODER.E O POVO ACREDITANDO QUE ESTÁ TUDO A MIL MARAVILHAS.PETROLINA ERA FELIZ E NÃO SABIA,OU SAUDADE DOS VELHOS E BONS TEMPOS EM QUE O PREFEITO FERNANDO BEZERRA COELHO ARREGAÇAVA AS MANGAS E FAZIA GRANDES OBRAS.
    PETROLINA SEM FERNANDO NO COMANDO PARA NO TEMPO.ESTÁ AI A REALIDADE DOS DIAS DE HOJE SENDO EMPOBRECIDA,OU VERGONHA PARA QUEM ESTÁ NO PODER.

  5. ALGUÉM. disse:

    PARA MIM NÃO É NOVIDADE. COM O PREFEITO QUE O POVO VOTOU DE GRAÇA E É DE GRAÇA QUE ESTA ACABANDO COM PETROLINA. A MAIORIA ESTA TENDO O QUE MERECEM. ENQUANTO ISSO ESTIVER OCUPANDO O LUGAR DE PREFEITO NÓS ESTAMOS LAS…………….

  6. Pedro Henrique disse:

    Vou fazer de conta que acredito que Abreu e Lima, Paulista, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Igaraçu, Olinda, periferias e cidades-dormitório de Recife são mais ricas do que Petrolina. Cidade esta que é uma das que mais constrói imóveis, que mais arrecada ITBI e IPTU; que mais expande a venda de veículos no Estado, uma das que mais lança cindomínios verticais e horizontais do Nordeste. Quem, mesmo tendo o maior crescimento populacional de Pernambuco, tem uma das melhores renda per capta da região. Aí difícil de acreditar que Petrolina é um dos municípios mais pobres do Brasil. Basta andar pela cidade para ver que não é verdade. Basta ver que quem vem de fora se espanta com a beleza e o desenvolvimento de Petrolina.

    1. Maria disse:

      Sr. Pedro Henrique, o pior é que é verdade. A riqueza gerada nessa cidade não fica. Vai para o exterior, quando não se tem cacife para enviar para o exterior vai para o sul do País. Aqui se vive de fachada. Que a cidade é pobre isso é verdade e a cada dia mais pobre de tudo: de dinheiro, caráter, valores, educação, cultura, saúde…

      1. danilo disse:

        pura verdade maria as pessoas vivem muito de beleza e tall, pois todas as nossas riquezas sao exportadas para fora e nos ficamos so com os refugos
        dos refugos é a realidade q passamos.

    2. Pedro Lino disse:

      Por isso que petrolina tá nessa lista. Porque tem um monte de iludidos que se enche de orgulho e fecha os olhos pra realidade. Veja quantas matéria s tem aqui mesmo sobre esgotos, sujeiras e buracos. Isso é o que impressiona quem chegar aqui. Fique aí achando que problemas tem é outra s cidades. Deve ser um que nunca saiu de Petrolina pra saber o que é uma cidade bonita.

    3. José disse:

      Concordo. Afirmar que estamos entre as 100 mais pobres só pode ser piada, ou não conhece a cidade!

    4. Martins disse:

      Quem mora em Petrolina sabe que o custo de vida é um dos mais altos do nosso país não adianta ter beleza e desenvolvimento na nossa cidade e essa beleza fica só para pessoas que vem visitar Petrolina.

    5. FRANCISCO disse:

      É DE RENDA PER CAPITA QUE SE TÁ FALANDO!!!!! AQUI SÓ TEM AGRICULTURA E COMERCIO.É SÓ ANDAR NAS LOJAS PRA VER QUE NÃO TEM CONSUMO OS SALARIOS SÃO UMA PIADA.

  7. Rafael disse:

    Isto é uma vergonha não só para petrolina, mas também para o estado, cadê o governador nota 1.000 que faz tudo por pernambuco e ainda quer ser presidente? 11 cidades na lista das mais pobres do país? pernambuco não é um estado riquíssimo com os altos impostos cobrados no estado? para onde vai tanto dinheiro que não é investido em obras sociais?

    1. Rafael disse:

      Outra coisa, cadê o tal pacto pela vida? só existe na propaganda do governo de pernambuco que passa na TV e no rádio? pq os níveis de homicídios nestes 11 municípios que aparecem na lista estão três vezes maior que o número considerado como epidemia para a OMS?

      Pelo que vejo o pacto pela vida não está funcionando em nada! é só ver esta pesquisa para confirmar o que a propaganda de Dudu não mostra!

    2. Joseffa disse:

      sempre falei que o tal do Rafael além de ter ouvido antes por outras pessoas é o gestor desta terra…o maquiavélico! alguém tem dúvida? sempre com comentários claros…ou ele ou a mulher dele! Tira essa cara de que não lê o blog de Carlos Britto!!! sai dessa jacaré! vai viajar?
      ou já foi para praga? volta não viu?
      fica lá na Praga pois é o teu lugar!….

  8. Rogério Espíndula disse:

    Não acredito nessa pesquisa, pois como pode Petrolina está tão mal colocada e sendo considerada “cidade pobre” e com a construção civil a mil por hora, fruticultura idem, vinícolas em dias de glória, tem algo errado nessa pesquisa ou será que tudo que vemos acontecer aqui é ilusão de ótica? Acho que o cidadão petrolinense merece maior explicação sobre essa pesquisa, não só imprensa mas também dos políticos.

    1. Luis Fernando disse:

      Vinícola? Aonde? As vinícolas da região ficam localizadas em Casa Nova, Lagoa grande e Santa Maria. Não há nenhuma em Petrolina.

    2. paulo disse:

      NÃO TEM VINICULAS NO MUNICIPIO DE PETROLINA.E SIM LAGOA GRANDE,CASA NOVA… ALIAS PETROLINA ENTRA NO RANKING DA AGRICULTURA POR CONTA DE TODA REGIÃO QUE PRODUZ E ESSA PRODUÇÃO É CREDITADA A PETROLINA ESTA CIDADE SEMPRE VIVEU DE VERBAS FEDERAIS GRAÇAS AO ESFORÇO DE QUEM GOVERNOU NO PASSADO EM TRAZER OBRAS PRA FAZER ELA PARECER UMA CIDADE RICA
      MAS ISSO É APENAS UMA MAQUIAGEM, NOS NÃO TEMOS RENDA. PRA TUDO ISSO. E PELO JEITO VAMOS FICAR MUITO TEMPO COM O QUE JÁ TEMOS
      COISA NOVA…

  9. ALDO disse:

    MINHA TERRA AGONIZA POR DIAS MELHORES, O PREFEITO PASSEANDO NA EUROPA, ALGUNS VEREADORES TENTANDO ENGANAR O POVO QUE VIVEMOS NA CIDADE DE ALICE. PETROLINA HOJE PASSA POR TODA ESTA SITUAÇÃO GRAÇAS AOS QUE VOTARAM NESTE PREFEITO, MAIS HOJE TODOS NÓS SOFREMOS, A GESTÃO DESASTROSA DO DR.JULIO.
    VOCE QUE AMA PETROLINA, QUE NASCEU AQUI, ACORDE , PARA O DESCASO QUE ELE TRATA NOSSA CIDADE, ISTO NUNCA TINHA ACONTECIDO ANTES, NÃO ESTOU AQUI DIZENDO QUE A OU B FOI BOM, ESTOU DIZENDO QUE ELE É O PIOR PREFEITO QUE JÁ TIVEMOS. PETROLINA JÁ ESTEVE ENTRE AS 20 CIDADES FUTURISTAS DO BRASIL, HOJE ESTÁ ENTRE AS 100 MAIS POBRES.
    COM ISSO OS INVESTIDORES SOMEM, DESAPARECEM, QUEM VAI QUERER INVESTIR EM QUEM NÃO TRAZ RETORNO? OS PETROLINENSES PRECISAM ACORDAR PRA REALIDADE, NOSSA CIDADE ESTÁ DEFINHANDO.

  10. Laura disse:

    Significada que a concentraçào de renda estå nas mãos de poucos; na falta de geração de empregos,a cidade parou por oito anos, era de se esperar a pobreza aumentar e enquantos poucos ficam muito ricos, principalmente os…

  11. desacreditado disse:

    A pesquisa demonstra que o nosso Governador é governo da Capital, pois, vejam que estamos falando de praticamente todas as principais cidades do Estado. O prefeito de Petrolina é péssimo, mas não vamos ser cegos politicamente e tirar dessa conta o nosso Governador e Fernando que foi ministro de Estado e em nada contribuiu para região, isso por uma briga política com o Prefeito e tudo isso só quem perde é a população, que Júlio, Eduardo e Fernando estão pouco se lixando. É por isso e com tristeza, que digo: Não acredito mais em politica e politico, seja ele quem for. campanha “VOTO NULO”

  12. Soraya Nunes disse:

    Vejo esta notícia sem surpresa alguma. Petrolina é sim uma cidade desenvolvida e de muito potencial. No entanto Petrolina é uma cidade onde a desigualdade é claramente visível. Não podemos deixar de perceber isso. O desenvolvimento de Petrolina apenas é aproveitados por pouquíssimas pessoas. A grande maioria da população de Petrolina convive com esgoto na porta de sua casa, com falta de água, falta de moradia, precariedade de um transporte público muito caro. As empresas que se instalam aqui querem subsídios, vantagens, mas pagam salários baixos. Os latifundiários da fruticultura pagam pouco para uma mão-de-obra que é especializada, pois os trabalhadores rurais executam suas atividades a partir de saberes específicos, não é qualquer um que pode trabalhar com poda, seleção de frutas, embalagem. Ou seja, estas pessoas trabalham muito ganham pouco e apenas adquirem doenças. Petrolina é uma cidade onde não se conta com um serviço médico de qualidade nem no SUS nem no setor privado. Acho que esta pesquisa foi muito boa pra abrir os nossos olhos para os nossos verdadeiros problemas. Assim como em Pernambuco onde toda riqueza está concentrada nas mãos de latifundiários da cana, da fruticultura, além do setor imobiliário que cresce sem regulação e submete as pessoas aos seus critérios covardes. São uma série de fatores que contribuem para a pobreza do estado de Pernambuco e não fico nem um pouco admirada com isso. O governador Eduardo Campos governou para os ricos, para os latifundiários, para os empreiteiros, construtores de shopping que desrespeitam as leis, para os grandes… Um governo deste só pode gerar pobreza. Isso é uma vergonha!

  13. PETROLINENSE disse:

    Reportagem que leva diretamente, para o lado político. Não se diz na reportagem que Petrolina está à frente de Caruaru, Camaragibe, Olinda, e outros da Região metropolitana.

    Não leva em conta nada além da arrecadação municipal, sem citar os investimentos privados, o setor de serviços e comércio.

    Agora, se Petrolina é pobre, imagina as cidades ao redor dela.

  14. Eduardo Tadayoshi Omaki disse:

    Há comentários desencontrados e mal embasados aqui. Convém discernimento. A informação é sobre Petrolina entre as 100 cidades brasileiras com MENOR RECEITA CORRENTE PER CAPITA.

    Receita corrente é o somatório das receitas tributárias de um Governo, referentes a contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias e de serviços. E per capita é o valor dela dividido pela população do município.

    Ela é um indicador parcial de riqueza, o que indicaria que Petrolina é ‘pobre’, mas pode ter outros fatores:

    – Valor baixo de Receita Corrente em uma região aparentemente rica pode indicar alta sonegação ou anomalias e ineficiências do sistema de recolhimento de impostos;

    – Baixos indicadores per capita em uma região rica pode significar que a riqueza está concentrada na mão de pouquíssimas pessoas em uma cidade com muitos habitantes muito pobres (que, suponho, é o caso de Petrolina)

    Há várias outras possibilidades. Citei só duas mais prováveis. De todo modo é conveniente se repensar o município…

  15. Rafael disse:

    Para mim tem algo de errado nesta pesquisa: sabemos dos problemas sociais da cidade, porém petrolina é um das que mais cresce no nordeste! vejam os números! O mercado imobiliário é um dos mais aquecidos do nordeste! Pesquisas anteriores mostram que um grande número de pessoas saíram da classe baixa e ascenderam para a classe média! Se realmente petrolina é pobre imagine as que estão ao nosso redor e dependem de petrolina para tudo, inclusive uma consulta médica em uma AME ou UPA!

    1. Joseffa disse:

      Porra nehuma de crescimento! tão é roubando as terras da cidade…! nem patrimônio temos mais! por isso somos pobres seu Rafael, seu prefeito…! tu tá surrupiando! cadÊ os vereadores? sei não viu? pobres sim e por sua culpa seu prefeito.!
      Nunca tivemos num ranke tão ruim….
      seu …! vai te embora satanás , sai de retro>>>>>

  16. Rodrigues disse:

    O que o Blogueiro esqueceu de relatar, é que Pernambuco é o estado com maior número de cidades neste ranking, dentre elas, Olinda Jaboatão , Caruaru, Abreu e Lima, entre outras. É assim que o Ilustre Campos quer ser Presidente , não cuida nem dos seus ………

  17. alves disse:

    Estar ai a realidade, realidade essa que a mídia local faz questão de ocultar. Petrolina a cidade do impossível.

  18. jhon disse:

    este ano eleição novamente vote em julio de graça petrolina daqui a 3 anos esta a pior do pais vao vote por beijo abraço falso e tudo mais eu acho e pouco tomara que ele venda a propria petrolina o povo que voto nele os mais pobre merece e pra um hospital e nao se atendido nao tem vergonha vota por dinheiro a maioria uma pena que muitos pagam

  19. Jair Lima disse:

    Se toda cidade pobre do Brasil fosse igual a Petrolina, nosso país seria de excelência. Só um idiota politiqueiro ou um revoltado contra a cidade para acreditar piamente na expressão “100 cidades mais pobres do Brasil”. Se acreditam mesmo nessa reportagem, o que estão fazendo em Petrolina!? mais do que os números, temos que analisar a metodologia.

  20. Daniel Medina disse:

    Pernambuco um curral eleitoral

    Gente pobre e metida a rica. Acaba nisso.

  21. sanfranciscano_pnz@hotmail.com disse:

    É fácil manipular dados, tanto para o bem como para o mal. Prefiro acreditar no que vejo: Petrolina uma cidade de uma história bonita, com um passado de pessoas que sempre pensaram, e planejaram, numa cidade que ia ser polo regional, um presente grandioso e um futuro promissor. Quem dera que nossa cidade fosse uma das mais pobres do Brasil, assim sendo, teríamos milhares de cidades ricas espalhadas por esse país. Querem ver miséria, conheçam o Brasil inteiro antes de falarem bobagens. A verdade é que Petrolina está se situada entre as mais desenvolvidas, e não ao contrário.

  22. eduardo disse:

    Como é que não fica pobre? com um cartel de postos de gasolina que cobram um dos combustíveis mais caros do país. Com a alimentação com preço de nas alturas. Com a agricultura irrigada que manda os frutos da melhor qualidade para fora e nos agracia com os mesmo frutos que são dados aos porcos…

  23. gilmar disse:

    Quando a maioria dos ilustres Edifícios não declaram os impostos dos valores reais para a Receita Federal, o município entra no meio dos mais pobres do país.

  24. nina disse:

    EITA PETROLINA RICA DE POBREZA!!!!!!!!

  25. Rubens disse:

    Petrolina , teu nome é Petrobrás. Tem rombo por todos os lados. Agora digam que eu estou errado. Ai que saudades do Nilo Coelho ! êsse sim amava Petrolina !

  26. Aureliano Irineu Neto disse:

    Fiquei surpreendido com tal reportagem. Imaginava o contrário. Lamentável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários