Réus do Mensalão são absolvidos e Dirceu vai para regime semiaberto

por Carlos Britto // 27 de fevereiro de 2014 às 14:01

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (27) absolver oito réus condenados por formação de quadrilha na Ação Penal 470, o processo do Mensalão. Entre os beneficiados pela decisão estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-deputado José Genoino, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o publicitário Marcos Valério. O placar a favor da absolvição está em 6 a 1. Os votos de quatro ministros ainda serão proferidos.

O placar favorável aos condenados foi formado com o voto da ministra Rosa Weber, que reafirmou a posição na definição das penas, em 2012. A ministra reiterou que as provas não demonstraram que houve um vínculo associativo entre os condenados de forma estável, fato de caracteriza uma quadrilha. Segundo ela, é necessário que a união dos integrantes seja feita especificamente para a prática de crimes. “Continuo convencida de que não se configurou o crime de quadrilha”, disse a ministra.

Com a decisão, as penas atuais ficam mantidas porque as condenações por formação de quadrilha não foram executadas. Os réus aguardavam o julgamento dos recursos. Se recursos tivessem sido rejeitados, os condenados que estão em regime semiaberto passariam para o fechado.

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu cumpre pena de sete anos e onze meses de prisão em regime semiaberto, o ex-deputado José Genoino cumpre quatro anos e oito meses e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, seis anos e oito meses. O publicitário Marcos Valério foi condenado a 40 anos. Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, ex-sócios dele, cumprem mais de 25 anos em regime fechado.

Na sessão, os ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia absolveram os condenados por entenderem que não houve o crime de quadrilha. Somente o ministro Luiz Fux votou pela condenação. (Fonte/foto: Agência Brasil)

Réus do Mensalão são absolvidos e Dirceu vai para regime semiaberto

  1. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    ISSO AQUI É BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL.

  2. Jair Lima disse:

    O que importa é o Brasil vencer a copa do mundo. Enquanto a esculhabação toma de conta do país, o povo gritou gol.

  3. verlania disse:

    POBRE BRASIL!!!!!!!!!!!!

  4. kedma disse:

    Tudo ladrão!!!

  5. Rafael disse:

    PQP! esta justiça brasileira realmente é um cocô! Devíam libertar Nem e Fernandinho beira-mar, o casal Nardoni e muitos outros bandidos aí para a bagaceira ficar completa! Pq não ressuscitam o Hitler e o Osama para participar da festa também?

  6. POPO disse:

    Jose Dirceu agora vai montar um outro quartel general dentro de um Hotel pra surrupiar o erario Publico e manter Dilma na Presidencia, Ele mesmo afastado das atividades Politicas ele vem sendo um Lobista em Brasilia a Terra dos larapios de todo o Brasil….. ISSO È BRASIL DOS LADROÊS DO ERARIO PUBLICO….

  7. POPO disse:

    Generalizando mesmo ( SE GRITAR PEGA LADRÂO EM BRASILIA NÂO FICA NEM ALGUNS MINISTRO DO SUPREMO) VERGONHA ESSES MINISTROS QUE VOTOU CONTRA O PROPRIO SUPREMO TRIBUNAL MAIOR DE JUSTIÇA….

  8. POPO disse:

    FORMAÇÂO DE QUADRILHA SÒ PRA LADRÂO POBRE,PRETO & PUTA & LADRÂO DE GALINHA………..

  9. POPO disse:

    AGORA PRA QUADRILHA DO PT NÂO TEM LEI…….

  10. Sertaneja disse:

    FORA PT, PT, PT,PT,PT,PT. VERGONHA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários