Em mais uma cartada da reforma ministerial, iniciada em 2013, a presidente Dilma Rousseff deu posse a dois ministros. A cerimônia realizada em Brasília colocou Ricardo Berzoini à frente da secretaria de Relações Institucionais e Ideli Salvatti, na secretaria de Direitos Humanos.
Berzoini assume a vaga que era de Salvatti, com o objetivo de amenizar o desgaste do Governo Dilma com os aliados. Com a saída das Relações Institucionais, Ideli ocupa o lugar de Maria do Rosário, que deixou o ministério para concorrer às eleições.
Durante a cerimônia de posse dos dois ministros, Dilma pediu aos aliados que não se deixem motivar por interesses políticos. “Continuaremos atuando em profícua parceria com o Congresso. Tenho certeza de que nossos aliados saberão agir para impedir que motivações meramente eleitorais acabem por atropelar a clareza e esconder a verdade na busca de respostas e soluções para os grandes problemas nacionais”.
Deixando as Relações Institucionais em meio ao desgaste com PMDB e pedido de CPI da Petrobras, Ideli Salvatti solicitou continuidade dos projetos desenvolvidos na secretaria de Direitos Humanos.
“Espero que o diálogo com todos os movimentos da área de direitos humanos persista intensa e proveitosamente, é ouvindo demandas e debatendo as ações e políticas que continuaremos fortalecendo os direitos básicos de cidadania” comentou. (Fonte: Agência Brasil)